sexta-feira, 31 de março de 2017

Os filmes de Hayao Miyazaki


Para além de apreciar o trabalho de Walt Disney e da Pixar, existe outro mago do cinema de animação que eu venero: Hayao Miyazaki. Os filmes, os personagens e os mundos que ele cria, meu deus, são coisas que não se vê noutras animações. A animação tradicional que ele cria, detalhada, sem limites e próximo da realidade, ele é um dos ícones de animação, que nem mesmo o pessoal e fás da Pixar e da Disney ousaram desafiar a talento de génio dele.

Eu irei dar uma breve opinião sobre os filmes dele. Convém lembrar que vou faze-los na ordem em que foram lançados, porque vi os filmes nesta ordem:

- A Viagem de Chihiro.
- Ponyo à Beira Mar.
- O Castelo Andante.
- O Meu Vizinho Totoro.
- A Princesa Mononoke.
- Kiki, a Aprendiz de Feiticeira.
- Laputa – O Castelo do Céu.
- Porco Rosso – O Porquinho Apaixonado.
- Nausicaa do Vale do Vento.
- As Asas do Vento.

Estas opiniões podem conter Spoilers dos filmes. Para evitar estragar a surpresa, meti em letras brancas todas as minhas opiniões por debaixo dos posters dos filmes. Eu sei que os filmes são antigos e há pessoas que viram os filmes e conhecem-nos de trás para frente, mas pode haver algum novo fá que esteja interessado em ver os filmes dele.

Aviso para os novos fás: os filmes de Miyazaki (tal como todos os outros do estúdio de animação dele, Studio Ghibli) são filmes de animação que ou são para todas as idades, ou são para maiores de 12 ou 16 anos. Dos filmes de Miyazaki que são para crianças, “O Meu Vizinho Totoro”, “Kiki - A Aprendiz de Feiticeira” e “Ponyo à Beira Mar” são para crianças. “A Princesa Mononoke” é para maiores de 16 anos e todos os outros são para maiores de 12.

Nota: O único que não vi ainda dele foi o 1 º da sua carreira cinematográfica, “O Castelo de Cagliostro” (1979). Também não vi os dos outros realizadores do Studio Ghibli, como Isao Takahata. Mas se calhar, irei ver, quem sabe.

Nausicaa do Vale do Vento (1984).



O primeiro filme dele baseado num mangá escrito por ele próprio, “Nausicaa do Vale do Vento” demonstra aquilo que Miyazaki gosta muito de mostrar nos seus filmes: Protagonistas femininas fortes e independentes, vilões com qualidades redentoras, os temas de anti-guerra e tecnologia vs. ambiente. Eu vi este filme e fiquei preso à história da Nausicaa, que tenta impedir a guerra que a Kushana iria lançar contra o Fukai, por pensar que o lugar era perigoso. Além disso, a cena em que os Ohmu ressuscitam Nausicaa, está fantástica.

Laputa – O Castelo do Céu (1986).



Quando estava a ver este filme, eu não parava de me lembrar na cidade da Atlântida, mais precisamente do clássico da Disney, “Atlântida – O Continente Perdido” (2001), por causa de ser uma cidade perdida com tecnologia à frente do seu tempo, tal como Laputa. O filme em si está fantástico e eu fiquei surpreendido quando descobri que o vilão Muska era um parente distante da Sheeta. E eu a pensar que ele era apenas alguém focado só em usar o poder da cidade. Gostei muito da mudança de lado da Ma Dola e da sua família/tripulação de piratas aéreos, de perseguidores dos protagonistas para aliados (apesar de ser estranhos os filhos dela querem namorar com a Sheeta, que tem idade para ser filha deles). Além disso, Pazu e Sheeta, adoro aquele casal (eu ainda tenho mais 3 casais preferidos. Preparem-se) por ser composto por crianças, coisa que não se vê nos clássicos da Disney (excepto “O Livro da Selva”, 1967).

O Meu Vizinho Totoro (1988).



Quando vi este filme, já tinha visto “Ponyo á Beira Mar”, o que me fez pensar de como Miyazaki também faz algo dirigido para os mais novos. O filme é fantástico. Captura a magia da infância, não é entediante para os mais velhos e tem um final muito feliz e comovente. Aconselho vivamente este filme aos mais novos.

Kiki, a Aprendiz de Feiticeira (1989).


Neste filme, Kiki acaba por ser uma protagonista interessante, porque ela passa pelos mesmo dilemas que qualquer criança que acabou de fazer 13 anos passa. Além disso, aquela resposta do Jiji quando a Kiki lhe diz que fez uma nova amiga que é pintora e que lhe vai fazer pinturas dela, meu deus,. Mas enfim, ao menos não é inapropriado para os mais novos.

Porco Rosso – O Porquinho Apaixonado (1992).


O filme é interessante e ensina a desfrutarmos a vida ao máximo, apesar de não se ver muita da fantasia que vemos dos outros filmes de Miyazaki, excepto a maldição de Marco (quem é que o amaldiçoou-o?). Mas não fiquei muito fá do facto de ter sido uma miúda de 17 anos a quebrar a maldição do Marco, um homem com idade para ser pai dela. Mas é melhor assim, porque para quê questionar um génio como Miyazaki?

A Princesa Mononoke (1997).


Violento e sombrio, mas fascinante, este filme acaba por nos mostrar uma forte mensagem sobre a Natureza. San consegue ser uma protagonista feminina bastante forte e ela e Ashitaka são o meu 2 º casal preferido de Miyazaki, por serem um inverso de Tarzan e Jane, mais precisamente do clássico da Disney “Tarzan” (1999), e de Mogli e Shanti, de “O Livro da Selva” (1967).

A Viagem de Chihiro (2001).


Este filme introduziu-me ao universo fantástico de Miyazaki, com uma protagonista que passa por uma evolução incrível, de mimada para independente. Chihiro e Haku são o meu 3 º casal preferido de Miyazaki, pela mesma razão de Pazu e Sheeta de “Laputa – O Castelo do Céu”.

O Castelo Andante (2004).


Parece um conto de fadas bastante diferente do que conhecemos de “A Bela e o Monstro” (1991) e “A Princesa e o Sapo” (2009), ambos clássicos da Disney, porque neste caso, ambos a rapariga e o rapaz são os amaldiçoados e é ela que quebra a sua própria maldição e também do seu amado.

Ponyo à Beira Mar (2008).


Quando vi este filme, queria saber se Miyazaki também consegue fazer filmes dirigidos para os mais novos, e consegue mesmo. Lembra o clássico da Disney “A Pequena Sereia” (1989), e Ponyo e Sosuke, além de adoráveis, são o meu 4 º casal preferido de Miyazaki, pela mesma razão de Pazu e Sheeta de “Laputa – O Castelo do Céu” e Chihiro e Haku de “A Viagem de Chihiro” (mas mesmo como 5 anos de idade, puxa). Fugimoto acaba por ser um personagem bastante interessante, e gostei da evolução dele no filme. Também aconselho este para os mais novos.

As Asas do Vento (2013).


Na altura, era para ser o ultimo filme do realizador japonês, antes de ter anunciado 3 anos depois que iria voltar a fazer mais um (Fixe!). Este é completamente diferente de todos os outros que ele fez porque não tem fantasia (excepto a imaginação do protagonista Jiro) e não acaba com o típico final feliz que ele nos habituou nos filmes anteriores, mas deu-nos aquela sensação que temos de seguir em frente na vida por mais que tenha acontecido algo de mal.

Já viram algum destes filmes? Quais são as memórias que tem dele ou deles? Contem nos comentários.

quarta-feira, 29 de março de 2017

Analise ao Trailer - Teaser Trailer de "It"

Os únicos filmes baseados em livros do autor Stephen King que vi foram "Misery - O Capitulo Final" (1990) e "À Espera de um Milagre" (1999). Mas também conheço outras adaptações para cinema dos livros dele: "The Shining" (1980) (que o próprio autor detesta), "Stand by Me" (1986), "Os Condenados de Shawnshank" (1994). E também para mini-series de televisão: "The Shining" (1997) e "The Stand" (1994). O meu professor de Imagem/Video e Guionismo falou-me , para além de "Storm of the Century" (1999) criada por Stephen King, sobre a mini-serie "It - Uma Obra-Prima de Medo" (1990). Pelo que ele me falou, é sobre um grupo de crianças que enfrenta um espírito demoníaco sob a forma dum palhaço. E o livro que o inspirou vai ter uma nova adaptação, mas para cinema, na qual saiu o 1 º trailer hoje. Vamos voltar a ver:



Na cena de abertura da serie que o meu professor mostrou numas aulas, vê-se que o protagonista tem uma relação, digamos, mal-humorada com o irmão mais novo. Mas nesta versão, vemos que o protagonista já é simpático para ele. O visual do Pennywise, nesta versão, parece que representa o que as crianças com medo de palhaços, devem ver neles. Uma coisa que o meu professor disse, e é verdade, é que o visual do palhaço não consegue enganar as vitimas. Toda a gente vê pelo visual (e para piorar, na personalidade) que ele não é de confiança, diferente do visual dele na mini-serie que já enganava as vitimas. Vamos ver como vai ser nesta versão.

E esta foi a minha analise o Teaser Trailer de "It". Quais são as vossas expectativas quanto à nova versão? Não se esqueçam de comentar e de ver outras analise minhas aos trailers.
E aconselho-vos a ver este texto que o meu professor publicou no seu blog sobre o problema com os filmes de terror de hoje em dia. Até à Próxima!

Estreias da Semana - 30 de Março

100 metros (2016)
M/14 Anos



Baseado na incrível história de um espanhol com Esclorose Múltipla que tentou realizar uma prova de resistência Iron-Man consistindo em 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida.
Antes, fora-lhe dito que não conseguiria sequer andar 100 metros.

A Criada (2016)
M/18 Anos



Na Coreia na década de 1930, durante o período da ocupação japonesa, Sookee é contratada para servir como criada de Hideko, uma herdeira japonesa que vive isolada numa enorme propriedade rural com o seu dominador tio, Kouzuki.
Mas a criada guarda um segredo. Na verdade é uma ladra recrutada por um impostor que se faz passar por conde japonês. A sua missão é ajudá-lo a seduzir a senhora, convencê-la a casar com ele em segredo, roubar-lhe a fortuna e trancá-la num manicómio.
O plano parece decorrer sem sobressaltos até ao ponto em que Sookee e Hideko descobrem emoções inesperadas...

Ghost in the Shell: Agente do Futuro
M/18 Anos



Num futuro próximo, enquanto a linha entre humanidade e tecnologia é cada vez menos clara, Major (Scarlett Johansson) torna-se na primeira da sua espécie: salva de um terrível acidente é transformada num híbrido de ser vivo e máquina e nomeada para liderar a força de combate ao crime Secção 9 que se dedica a perseguir e eliminar os criminosos mais perigosos do mundo.
Quando a ameaça do terrorismo passa a incluir a capacidade de invadir e controlar as mentes e as memórias das pessoas, é Major a mais qualificada para enfrentar a ameaça. Enquanto se prepara para enfrentar o novo inimigo, descobre que lhe mentiram: a sua vida não foi salva, foi roubada.
A partir desse momento, nada irá impedir Major de recuperar o seu passado, e descobrir os responsáveis.
Filme baseado na aclamada manga japonesa de Masamune Shirow.

Negação (2016)
M/12 Anos



O relato cinematográfico da batalha legal entre a historiadora Deborah E. Lipstadts (Rachel Weisz) e David Irving (Timothy Spall), que a processou após ela o ter acusado de negar o Holocausto.
Como, segundo a legislação inglesa, o ónus da prova pertence aos acusados, coube a Lipstadt e à sua equipa de advogados, liderada por Richard Rampton (Tom Wilkinson) estabelecer para lá de qualquer dúvida que o Holocausto aconteceu realmente.

Smurfs: A Aldeia Perdida
M/6 Anos



Um misterioso mapa leva Smurfina e os seus melhores amigos Sabichão, Trapalhão e Valentão, numa excitante e emocionante aventura pela Floresta Proibida, repleta de criaturas mágicas. O seu objetivo é encontrar uma misteriosa aldeia perdida antes que o feiticeiro Gargamel o faça.
Uma viagem, repleta de ação e perigo, onde os Smurfs irão descobrir o maior segredo da sua história!

Vale de Amor (2015)
M/12 Anos

VALE DE AMOR, um filme de GUILLAUME NICLOUX from Leopardo Filmes on Vimeo.

Dois atores famosos reúnem-se após a morte do filho e recebem uma carta que lhes pede para visitarem cinco locais no Vale da Morte.

terça-feira, 28 de março de 2017

Analise ao trailer - Trailer 2 de "Homem-Aranha: Regresso ao Casa"

Vai estrear mais um reboot do nosso amigo da vizinhança e cabeça de teia, Homem-Aranha. Ainda me lembro de em criança, ver os desenhos animados e o filme de 2002 dirigido por Sam Raimi com Tobey Mcguire (era para maiores de 12 mas via aquilo em miúdo sem ficar traumatizado). Gostava tanto do Homem-Aranha que acabei de me fartar dele. Eu percebo que ele é o herói mais popular da Marvel juntamente com os X-Men, Hulk e Quarteto Fantástico, antes dos miúdos conhecerem os outros super-heróis da Marvel. Também porque desde que começaram estes universos cinemáticos, estou na duvida se devo e voltar a ver. Enfim... Saiu um trailer do novo reboot que faz parte do universo cinemático Marvel (Finalmente que decidiram pó-lo no universo cinemático Marvel!). Vamos voltar a ver:



Volto a repetir o que disse no trailer de "Mulher-Maravilha": Não ponham o anuncio do trailer antes do trailer no mesmo video. Sem ofensa, mas é estúpido. Voltando ao trailer: o Peter Parker, nesta versão, tem um fato auto-ajustável? Incrível. Acho que neste filme vamos ver mais da relação profissional do Peter com o Tony Stark, o Homem de Ferro? (Ainda não vi "Capitão América - Guerra Civil", mas sei o que acontece). Quem é o amigo do Peter? Uma coisa é obvia: Não é o Harry Osborn. Será que escolheram o Michael Keaton para fazer de Abutre, como uma brincadeira de actor por ele ter feito do protagonista de "Birdman - Ou a Inesperada Virtude da Ignorância" (2014)?

 Esta foi a minha analise ao trailer 2 de "Homem-Aranha: Regresso a Casa". Quais são as vossa expectativas quanto ao filme? Não se esqueçam de comentar e de ver outras analises minhas aos trailers. Até à Próxima!

Analise ao Trailer - 1 º trailer de "Ferdinando"

Já ouvi falar do Ferdinando num curta antigo feito pela Disney que uma vez passou no Disney Channel, quando era miúdo. Até era engraçado e nunca li o livro. Saiu o 1 º trailer do filme de animação feito pela Blue Sky Studios (Que ainda continuam com as sequelas de "A Idade do Gelo". Lembrem-se do que falei no ano passado, depois de ver "A Idade do Gelo - O Big Bang"?) baseado no livro. Vamos ver outra vez:



Eu sempre fui, sou e sempre serei contra as touradas. E basicamente pelo que se vê no trailer, este filme vai-nos ensinar que nunca se deve obrigar alguém a ser o que não é por causa dos estereótipos que se inventou acerca da imagem dessa pessoa (que é uma coisa que eu odeio imenso, especialmente quando tenho alguma coisa preferida do cinema). Imagino como vai ser a amizade dele com aquela menina. Acho que vai ser um filme à Pixar (vai-nos fazer rir e chorar).

Esta foi a minha analise ao 1 º trailer do filme "Ferdinando". Já conheciam o livro e/ou viram a curta? O que esperam deste filme? Não se esqueçam de comentar e ver outras analises aos trailer minhas. Até à Próxima!

sábado, 25 de março de 2017

Passeio pela Pixar

Como sabem, eu sou um grande fá da Pixar. Eu adoro este estúdio pelo facto de terem criado a animação por computador (eu ainda aprecio animação tradicional), fazerem-nos rir ou rir e chorar com os seus filmes (tanto longas como curtas), e também pelo facto de serem o único estúdio de cinema (e de animação) que faz sequelas pelo modo criativo em vez de ser pelo dinheiro (dai varias das sequelas de filmes do estúdio que nós amamos só estreiam mais de 10 anos após o original ter estreado e resultam bem) e sabem quando se deve parar com os seus franchises (eles vão acabar com as sequelas depois de 2019) ao contrario de outros estúdios de cinema norte-americanos. Como vêem na minha descrição de perfil, eu gostava muito de trabalhar nesse grande estúdio de animação.

Este video do canal de youtube da Disney em que o youtuber e animador da Pixar, Nick Pitera, faz um passeio pela Pixar, mostra o quanto eu (e metade dos fás de animação) gostava de entrar naquele estúdio, nem que fosse só para visita-lo. O video pode mostrar só alguns sítios, mas é o suficiente para sabermos do interior daquele estúdio.



Já vos apetece entrar lá? Escrevam nos comentários.

Analise ao Trailer - 1 º Trailer de "Liga da Justiça"

A Liga da Justiça. Os Vingadores do universo DC Comics. Lembro-me de ver a serie de animação disso, apesar do grupo ser diferente na serie, porque varia de versão a versão. Saiu o 1 º trailer do filme do grupo de super-heróis, que faz parte do universo cinemático DC Comics (Fiz a minha analise ao 1 º trailer de "Mulher-Maravilha"). Vamos ver:



Do que me lembro da serie, o Bruce e a Mulher-Maravilha (não me lembro da identidade secreta dela) tem uma relação próxima de amizade (não é namoro que eu já pesquisei sobre as BDs da DC). Este Aquaman é bastante diferente das outras versões (também porque havia series de humor como "Family Guy" e "The Big Bang Theory" que gozavam com as outras versões da personagem, que só trabalhava no mar, mas este está melhor). Gostei da inclusão do Cyborg dos Teen Titans, porque, na BD, ele já pertenceu ao grupo. E lembro-me de ver no ultimo episódio da serie da Liga da Justiça, o Barry Allen (Flash) espantado ao saber que o super-herói Batman é o milionário Bruce Wayne, e parece que mantiveram mais ou menos essa reacção no trailer (que obviamente vai aparecer no filme). Será que o Super-Homem vai aparecer também? Ele também é importante para o grupo. Parece que vão manter a versão da serie "Flash", do Arrowverse, em que o pai do Barry Allen foi preso por um crime que não cometeu (mas qual será o crime desta versão?).

Esta foi a minha analise ao 1 º trailer de "Liga da Justiça". Quais são as vossas expectativas quanto ao filme? E não se esqueçam de ver outras analises minhas aos trailers, Até à Próxima!

quarta-feira, 22 de março de 2017

Estreias da Semana - 23 de Março

Eusébio - História de Uma Lenda (2016)
M/12 Anos



Relato da vida de Eusébio da Silva Ferreira pelo seu lado mais íntimo e humano. Desde os tempos de menino, que sonhava ser jogador da bola, até ser consagrado como o melhor jogador do mundo, o "Pantera Negra" revelas, na primeira pessoa, os momentos gloriosos da sua carreira ao serviço da seleção e do seu clube do coração, o Sport Lisboa e Benfica.

Médico de Província (2016)
M/12 Anos



Todas as pessoas na zona rural onde exerce podem contar com Jean-Pierre, o médico que os ausculta, cura e tranquiliza, dia e noite, sete dias por semana.
Agora, Jean-Pierre está doente e Natalie, uma jovem médica, vem do hospital para ajudá-lo. Mas será que ela se vai adaptar a esta nova vida e ser capaz de substituir o homem que acreditava ser insubstituível?

Ornamento e Crime (2015)
M/14 Anos

ORNAMENTO E CRIME (TRAILER) from Bandoaparte on Vimeo.

Um detective privado e sua companheira envolvem-se em esquemas de extorsão. Mas numa sociedade dominada pela máfia da construção, a parada pode ser alta demais. Vereadores, empreiteiros e femmes fatales dificilmente poderão ser vencidos nesta mesa de jogo.

Patrulha de Doidos
M/14 Anos



Jon Baker (Shepard) e Frank "Ponch" Poncherello (Peña) entraram na polícia de trânsito da Califórnia por razões diferentes.
Baker é um antigo motard a tentar endireitar a vida e o casamento. Poncherello é um agente Federal infiltrado numa investigação a um roubo de muitos milhões de dólares que, tudo indica, foi realizado por alguém da própria polícia.
O novato e o veterano vão trabalhar juntos, mas acabam por chocar, literalmente, nas suas diferenças. No entanto, a experiência de Baker como motard, combinada com o conhecimento que Ponch tem do que se passa nas ruas, talvez façam a dupla funcionar.

Power Rangers
M/12 Anos



Cinco jovens estudantes apercebem-se de que a sua pequena cidade de Angel Grove está à beira de ser obliterada por uma ameaça alienígena. Escolhidos pelo destino, descobrem rapidamente que são os únicos que podem salvar o planeta. Para tal, terão de superar os seus problemas da vida real e unirem-se como os Power Rangers antes que seja tarde demais.

Um Homem Chamado Ove (2015)
M/12 Anos

Um Homem Chamado Ove from Alambique Filmes on Vimeo.

Ove tem 59 anos e é o rabugento do quarteirão. Há alguns anos, foi deposto como administrador do condomínio, mas continua a cuidar do bairro com punho de ferro.
Um dia, a grávida Parvaneh e a sua família mudam-se para a casa geminada frente a Ove e, acidentalmente, derrubam-lhe a caixa de correio, um ato aparentemente inocente que desencadeia uma mudança inesperada na vida do solitário viúvo.

Vida Inteligente
M/14 Anos



Os seis tripulantes a bordo da Estação Espacial Internacional recolhem uma sonda que contém amostras da superfície marciana. Numa amostra, descobrem as primeiras provas de vida extraterrestre.

domingo, 19 de março de 2017

A Bela e o Monstro (2017) - Critica sem Spoilers


Olá, Pessoal! Ontem fui ver o remake do filme da Disney "A Bela e o Monstro" e vou deixar-vos a minha opinião.

Do ponto de vista narrativo, apesar da história seguir o filme animado de 1991, tem alterações na história e nas canções, criadas para evitar e explicar alguns mistérios que os fás perguntavam sobre o filme animado (Eu nunca perguntei sobre isso), como por exemplo a história de fundo do casal protagonista.

Do ponto de vista de visual, lembra um bocado "Maléfica" (2014) quando há cenas com uma atmosfera sombria e "Cinderela" (2015) quando há cenas com uma atmosfera leve.

O elenco em si está muito bem escolhido: Emma Watson (A Hermione Granger da saga "Harry Potter") como Bela, Dan Stevens como o Monstro/Príncipe, Luke Evans como Gaston, Kevin Kline como Maurice, etc... Eles conseguem recriar os personagens que nós amamos do filme animado (Vi a versão original, mas acredito que a versão portuguesa também deve estar excelente pelo que vi nos trailers em português e na ante visão exclusiva da Sic).

No final, consegue ser mais um remake bem sucedido da Disney, e consegue agradar tanto adultos como crianças.

quinta-feira, 16 de março de 2017

Analise ao Trailer - Teaser Trailer de "Coco"

Ontem, saiu o primeiro trailer do próximo filme da Pixar (para além de "Carros 3") que vai estrear este ano "Coco". Vamos ver outra vez:



Não sou muito fá de musica romântica mexicana, mas gostei de saber que o Miguel (que é o rapaz) é mais um sonhador no que gosta de fazer, tal como o Remy do "Ratatui" (2007). Também vemos que no trailer que ele quer descobrir o passado da família que anda a proibir o sonho dele, se virem a sinopse. Normalmente, quando vejo filmes que envolvem ver o mundo dos mortos, é sempre filmes que não são para todas as idades, mas gostei de como a Pixar está a mostra-lo sem ser sombrio e inapropriado para as crianças. Mas Portugal podia arranjar um tradução melhor para português do nome do filme. No Brasil, mudaram para "Viva - A Vida é Uma Festa" e podiam ter feito aqui. É que, aqui, a palavra Coco pode ser alvo de muitas piadas, digamos, nojentas (vocês sabem o que quero dizer).

Esta foi a minha analise ao teaser trailer de "Coco". Estão ansiosos pelo filme? Digam nos comentários o que acharam do trailer e do que esperam. E não se esqueçam de ver outras analises minhas aos trailers, Até à Próxima!

quarta-feira, 15 de março de 2017

Analise ao Trailer - Trailer 2 de "Gru - O Maldisposto 3"

No 1 º trailer (original e dobrado) de "Gru - O Maldisposto 3", conhecemos o vilão Balthazar Bratt. Neste 2 º trailer, conhecemos Dru, o irmão gémeo de Gru. Vamos ver:



Oh, a Agnes é tão bondosa, por ajudar a família. Eu fiquei comovido. Parece-me que o Dru segue a moda dos anos 70, por causa daquele cabelo e daquele retrato à "Princesa Leia" do Star Wars, tal como o Balthazar segue a moda dos anos 80. Parece que não é só o Dr Nefario que queria voltar á vida de vilão, mas os Mínimos parecem que querem voltar. Se o Dr. Nefario deu mais valor a família do que voltar aos velhos tempos, porque não os Mínimos?

Esta foi a minha analise ao 2 º trailer de "Gru - O Maldisposto 3". O que esperam do novo filme? Não se esqueçam de comentar e de ver outras analises minhas aos trailers. Até à Próxima!

Estreias da Semana – 16 de Março

A Bela e o Monstro
M/6 Anos



Adaptação em imagem real do clássico de animação, moderniza as personagens clássicas para um público contemporâneo, mantendo-se fiel à música original e atualizando a banda sonora com novas canções.
Esta é a história de Bela, uma jovem brilhante, bonita e independente, aprisionada por um Monstro no seu castelo. Apesar dos receios iniciais, torna-se amiga das personagens encantadas que nele vivem e consegue reconhecer a alma e coração do verdadeiro Príncipe que vive encerrado por detrás do terrível exterior do Monstro.
Emma Watson é Bela e Dan Stevens interpreta o Monstro. Luke Evans surge como Gaston, o bonito mas pouco inteligente aldeão que quer conquistar Bela; Kevin Kline é Maurice, o excêntrico e amável pai de Bela; e Josh Gad é Le Fou, o ajudante de Gaston.
O pessoal do castelo é interpretado por Ewan McGregor, como o candelabro Lumière; Gugu Mbatha-Raw como Espanador; Audra McDonald faz de Armário; Ian McKellen surge como o Relógio; Nathan Mack é a chávena Chip; e Emma Thompson aparece na forma do bule, a Senhora Samovar.

A Estrada 47 (2014)
M/14 Anos



Durante a Segunda Guerra Mundial um grupo de sapadores da Força Expedicionária Brasileira entra em pânico no sopé do Monte Castelo. Os soldados tentam descer a montanha, mas acabam por se perder uns do outros.
Quando conseguem reencontrar-se, precisam decidir se retornam para o batalhão e correm o risco de enfrentar um Tribunal Marcial por abandono de posto, ou voltam para a posição da noite anterior e se arriscam a enfrentar um ataque surpresa do inimigo.
Após tensa discussão decidem desarmar o campo de minas mais perigoso de Itália. No caminho, encontram dois outros desertores; um soldado italiano cheio de remorsos que tenta juntar-se à Resistência e um oficial alemão cansado da guerra.
Com a inesperada ajuda dos ex-inimigos, o grupo tenta cumprir a missão que até então fora considerada impossível.

A Idade das Sombras (2016)
M/12 Anos



Agentes da resistência coreana, embarcam numa missão secreta para contrabandear explosivos que permitam atacar o exército japonês, e um talentoso agente da polícia japonesa, natural da Coreia, enfrenta um dilema entre a realidade e o desejo de ajudar uma causa maior.

Aquarius (2016)
M/16 Anos
Clara, uma viúva de 65 anos, crítica de música reformada, nasceu numa família rica e tradicional no Recife, Brasil. Ela é a última residente do Aquarius, um edifício construído nos anos 40, na zona cara junto ao mar da Avenida Boa Viagem, Recife. Todos os apartamentos vizinhos já foram adquiridos pela empresa que apresentou projectos para construir um novo empreendimento.
Clara jura que só sairá dali morta e entra numa guerra fria com a empresa, num confronto obscuro, assustador e emocionalmente desgastante. Esta tensão não só perturba Clara como torna as suas rotinas exasperantes, levando-a a reflectir sobre si e aqueles que ama, o seu passado e o seu futuro.

Código de Família (2016)
M/12 Anos



Três gerações da família de Cutler viveram como foras da lei junto de algumas das zonas rurais mais ricas da Grã-Bretanha - caçando lebres, invadindo casas senhoriais e provocando a polícia.
Em luta para manter um modo de vida que se está a extinguir rapidamente, Chad Cutler é apanhado entre os princípios arcaicos do pai e a tentativa de fazer algo pelos seus filhos, enquanto a lei se aproxima inexoravelmente.

Collide - A Alta Velocidade (2015)
M/14 Anos



Depois de um assalto falhado, Casey Stein (Nicholas Hoult), um jovem americano a viver na Europa, é obrigado a fugir de um gangue sanguinário liderado pelo implacável Hagen (Anthony Hopkins). Para complicar ainda mais a situação, Casey fica na posse de bens valiosos pertencentes a Hagen, que tudo fará para os recuperar.
Sem outras opções, Casey recorre à ajuda de Geran (Ben Kingsley), o seu antigo patrão e um traficante de droga, para que este proteja a sua namorada, Juliette (Felicity Jones), antes que Hagen a consiga capturar. Desta forma, Casey acaba por se envolver numa louca perseguição pelas autoestradas de Munique para salvar o amor da sua vida, antes que seja tarde demais.

Malapata
M/12 Anos



Carlos e Artur vivem a experiência de ganhar a Lotaria. De um dia para o outro, vêem as suas vidas dar a maior das voltas ao ficarem milionários. Levados pelo entusiasmo fazem as maiores e mais disparatadas excentricidades, mas começam a ser vítimas de uma estranha e inexplicável série de bizarros infortúnios e azares quase lhes custa a vida.

Na Vertical (2016)
M/16 Anos
Léo anda à procura de lobos numa grande planície da região de Lozère, quando encontra uma pastora, Marie. Alguns meses mais tarde, têm um filho.
Com depressão pós-parto e sem ter qualquer confiança em Léo, que vai e volta sem dar cavaco, Marie abandona pai e filho.
Léo dá por si com um bebé nos braços. É complicado, mas no fundo ele gosta. Durante esse período, não trabalha e aos poucos cai na miséria. É a degradação social que o atira para as planícies de Lozère e para o lobo.

O Fundador (2016)
M/12 Anos



A história de Ray Kroc, fundador e criador da rede mundial de restaurantes McDonald's.

Sol de Chumbo (2015)
M/16 Anos



Uma história de amor, passada em três décadas consecutivas, em duas aldeias vizinhas nos Balcãs com uma longa tradição de ódio inter-étnico. Um filme sobre a fragilidade e a intensidade do amor proibido.
Na primeira história, em 1991, uma ligação romântica é forçada à clandestinidade quando o amor se torna num luxo proibido numa atmosfera de pré-guerra, loucura, confusão e medo.
Depois, em 2001, terminada a guerra, os amantes não conseguem concretizar a sua paixão numa relação estável: as cicatrizes do conflito estão demasiado frescas e não saram facilmente.

Por fim, em 2011, o amor consegue finalmente criar raízes se os amantes conseguirem libertar-se do passado. O mal e a suspeita não desapareceram completamente das suas vidas. Ainda não é fácil conseguir uma catarse, mas é possível tentar, uma vez mais.

segunda-feira, 13 de março de 2017

Filmes da Disney que não são Remakes de outros filmes da Disney


Existem filmes live-action da Disney que não são remakes de outros longas-metragens da Disney. Vou dizer quais são.
Apesar destes filmes serem bons ou maus, a única coisa que eu acho desnecessário nestes filmes é dizerem que são remakes de outros filmes quando na verdade não são, porque não seguem a história da versão original.
Lembrem-se que estou fazer de filmes em que vi o original e estes.

1 º Filme:
"A Lenda do Livro da Selva" (1994)

Antes de Jon Favreau fazer, em 2016, a versão Live-action e CGI foto-realista do filme "O Livro da Selva" (1967), o realizador Stephen Sommers, criador do franchise "A Múmia", em 1994, fez a sua versão do livro de Rudyard Kipling. O filme (que foi um sucesso) não se deve chamar de remake do filme animado, porque a história tem mais a ver com o filme "Tarzan" da Disney (que estreou 5 anos depois) e a série de filmes do Indiana Jones do com o filme animado da DIsney (e o livro original). A única coisa que tem do filme animado é o Rei Lu, o Casca ser um perigo para o Mogli em vez de um mentor como no livro de Rudyard Kipling, o Shere Khan sem lacaio (no livro de Rudyard Kipling, ele tem um chacal chamado Tabaqui que trabalha para ele) e o Baguera levar o pequeno Mogli aos lobos para o adoptarem.

2 º Filme:
"O Livro da Selva - A História de Mogli" (1998)

Em 1998, 4 anos depois de "A Lenda do Livro da Selva", a Disney fez uma nova adaptação do livro de Rudyard Kipling, mas para VHS. O filme ignora tudo, mas mesmo tudo, do filme animado (excepto a parte de ser para todas as idades), e tenta ser mais fiel ao livro original, (apesar de ter sido um fracasso).

3 º Filme:
"Alice no Pais das Maravilhas" (2010)

Em 2010, Tim Burton fez a sua própria versão dos livros "Alice no Pais das Maravilhas" e "Alice no Outro Lado do Espelho" de Lewis Carrol. O próprio filme, tal como Tim Burton diz, não é um remake do filme animado de 1951. E é verdade, porque é uma espécie de "sequela sem filme anterior".

4 º Filme:

A Lenda do Dragão (2016)

Eu sei que disse na minha critica que o filme é remake do "Meu Amigo, o Dragão". Mas há uns tempos atrás, estive a dar uma vista de olhos à sinopse do filme original, e devia ter notado, na altura, que os 2 filmes não tem nada em comum na sinopse, personagens (excepto os protagonistas Pete e Elliot) e ambiente para ser remake. Mas não faz mal, porque este filme consegue ser melhor do que o “Meu Amigo, o Dragão”.
Próximo Filme:
“Christopher Robin” (Sem data prevista)
Esse próximo filme baseado nos livros de Winnie the Pooh de A. A. Milne, é a mesma coisa que o filme “Alice no Pais das Maravilhas” de Tim Burton, ou seja, “sequela sem filme anterior”, porque a história é sobre o Christopher Robin, já adulto, a voltar para o Bosque dos 100 Acres para se reunir com o Pooh e os seus amigos.

E estes são, até agora, os únicos filmes live-action da Disney que não são remakes de outros filmes da Disney. Acham que são remakes ou não? Escrevam nos comentários.

domingo, 12 de março de 2017

Analise ao Trailer - 1 º Trailer de "Mulher-Maravilha"

Os únicos filmes de imagem real da DC que vi e adorei foram a Trilogia do Cavaleiro das Trevas (2005-2012) e os 2 primeiros filmes do Super-Homem protagonizado pelo falecido Christopher Reeve. Quando foi criado o Universo Cinemático DC Comics e anunciaram mais filmes, eu não sei se vou ver para não haver excesso de filmes. Ainda por cima que este universo cinemático não tem assim tanto sucesso como o Universo Cinemático Marvel. Gostava mais era de ver o Arrowverse. Enfim... saiu o 1 º trailer de "Mulher-Maravilha". Vamos ver:



Aviso importante quando se lança um trailer: Não por o anuncio do trailer juntamente com o trailer. Nós estamos a ver o trailer, não precisamos de ver o anuncio do trailer, outra vez. Para isso, vemos o anuncio do trailer de há uns dias atrás. Posso contar com isso?
Voltando ao trailer: Gosto da maneira como lhe retratam uma personagem feminina forte. Qual será o segredo sobre ela que ela desconhece? Será que é algo inventado para o filme, que não vem da BD?
Nota: Eu acho a Gal Gadot, a atriz que faz de Diane (A Mulher-Maravilha) gira.

Esta foi a minha analise ao 1 º trailer de "Mulher-Maravilha". E vocês? O que esperam deste filme sobre a origem da personagem? Não se esqueçam de ver outras Analises ao Trailer no blog. Até á Próxima!

sábado, 11 de março de 2017

A Linha do Tempo dos Clássicos da Disney



Existe uma linha do tempo dos clássicos da Disney? Eu creio que sim. Por isso vou mostrar a minha Linha do Tempo dos Clássicos da Disney.

Esta linha do tempo ignora quaisquer teorias da conspiração (ligação de easter-eggs, futuros pós-apocaliptos, etc…) e é baseado em:

- Contextos históricos;
- Período onde a história original se passou e/ou foi publicada;
- Informação de quem trabalhou nesse filme, da sinopse e/ou da divulgação;
- Se houver alguma pista sobre o período do filme contradizendo o período da história original, fica no ano em que essa pista existiu;
- Se for contemporâneo e não dizer em que ano se passa, fica no ano em que estreou.

Aqui vamos nós:

Dinossauro (2000) – 65.000 AC.
Kenai e Koda (2003) – 10.000 AC.
Hércules (1997) – 200 AC.
Vaiana (2016) – 16 DC.
Mulan (1998) – 450.
A Espada Era a Lei (1963) – 500.
Taran e o Caldeirão Mágico (1985) – Séc. V-IX.
Aladdin (1992) – 800.
Robin dos Bosques (1973) – 1194.
A Bela Adormecida (1959) – 1300.
O Corcunda de Notre Dame (1996) – 1482.
Pacha e o Imperador (2000) – 1500.
Branca de Neve e os Sete Anões (1937) – 1547.
Pocahontas (1995) – 1607.
A Bela e o Monstro (1991) – 1756.
Entrelaçados (2010) – 1780.
Frozen – O Reino do Gelo (2013) – 1840.
Frozen II – O Reino do Gelo (2019) – 1843.
Cinderela (1950) – 1860.
Alice no País das Maravilhas (1951) – 1862.
Tarzan (1999) – 1882.
Pinóquio (1940) – 1883.
O Paraíso da Barafunda (2004) – 1890.
A Pequena Sereia (1989) – 1890.
O Livro da Selva (1967) – 1893.
O Rato Basílio, O Grande Mestre dos Detectives (1986) – 1897.
As Aventuras de Peter Pan (1953) – 1900.
A Dama e o Vagabundo (1955) – 1908.
Os Aristogatos (1970) – 1910.
Atlântida - O Continente Perdido (2001) – 1914.
Papuça e Dentuça (1981) – 1920.
As Extra Aventuras de Winnie The Pooh (1977) e Winnie The Pooh (2011) – 1920.
Bambi (1942) – 1923.
A Princesa e o Sapo (2009) – 1926.
Dumbo (1941) – 1941.
Os 101 Dálmatas (1961) – 1961.
As Aventuras de Bernardo e Bianca (1977) – 1977.
Oliver e seus Companheiros (1988) – 1988.
Bernardo e Bianca na Cangurulándia (1990) – 1990.
O Rei Leão (1994) – 1994.
O inicio de Os Robinsons (2007) – 1995.
Lilo & Stitch (2002) – 2002.
Chicken Little (2005) – 2005.
As cenas que se passam no presente de Os Robinsons (2007) – 2007.
Bolt (2008) – 2008.
Força Ralph (2012) – 2012.
Big Hero 6 – Os Novos Heróis (2014) – 2014.
Zootrópolis (2016) – 2016.
Força Ralph: Ralph vs. Internet (2018) - 2018.
As cenas que se passam no futuro de Os Robinsons (2007) – 2037.

Notas:

-  Eu não incluo “Fantasia” (1940), os filmes da Era da Guerra e “Fantasia 2000” (1999), porque era complicado junta-los.

- Eu não meti “O Planeta do Tesouro” (2002), para evitar uma teoria da conspiração por causa do seu visual steampunk. Gosto de acreditar que o filme é tipo “Star Wars” (passar-se no espaço, mas não saber em que período histórico da Terra se passa a história).

- “O Rei Leão” (1994) é difícil dar uma data por não ter humanos envolvidos na historia por isso eu ponho no ano em que estreou.

- “Os Robinsons” (2007) teve que ser dividido em 3 partes por ser o único clássico da Disney que envolve viagens no tempo e nós vemos os personagens a viajar para esses anos.


Isto vai estar em constante actualização com os próximos filmes que estrearem. Estejam atentos.

Não se esqueçam de comentar ou partilhar no Facebook, no Instagram e no Twitter entre os vossos amigos e família. Obrigado pela leitura.

quarta-feira, 8 de março de 2017

Estreias da Semana – 9 de Março

A Autópsia de Jane Doe (2016)

M/16 Anos


Tommy (Brian Cox) e Austin (Emile Hirsch), pai e filho, trabalham juntos como médicos legistas. Numa noite igual a tantas outras recebem um misterioso cadáver descoberto na cave de uma família que foi brutalmente assassinada.
O corpo da jovem Jane Doe, como é provisoriamente chamada, está assustadoramente bem preservado e envolto em mistério. Enquanto trabalham noite fora para descobrir a causa de morte, os dois homens vão descobrindo os perturbadores segredos da sua vida.

Depressa, uma série de terríveis acontecimentos tornam claro que Jane Doe pode não estar morta.

Antes de vos Deixar

M/12 Anos



E se tivesse apenas um dia para mudar absolutamente tudo?

Samantha Kingston tem uma vida perfeita: os amigos perfeitos, o namorado perfeito e um futuro aparentemente perfeito. De repente, tudo muda e Sam acorda sem futuro. Obrigada a reviver o mesmo dia uma e outra vez, começa a questionar o quão perfeita a sua vida realmente era.

Kong: Ilha da Caveira

M/12 Anos



"Kong: Ilha da Caveira" começa em 1973, durante tempos de mudança. Os Estados Unidos perderam a guerra no Vietname e a NASA acaba de lançar o satélite Landsat 1 a fim de mapear o planeta a partir do espaço pela primeira vez na história da humanidade.
É o novo satélite que chama a atenção para um violento fenómeno geotérmico no Pacífico Sul. As lentes e sensores do aparelho identificam uma estranha ilha em forma em caveira numa zona conhecida pelo desaparecimento de inúmeros aviões e navios.
Para Bill Randa (John Goodman), a ilha esconde algo que tem estado invisível durante milénios. Randa é um quadro superior na agência governamental Monarch - alegadamente criada nos anos 50 para monitorizar os efeitos de testes nucleares, mas que, na verdade, existe para localizar criaturas designadas como MUTO (Monstruosos Organismos Terrestres Não Identificados). O tempo e a falta de resultados, afetaram a credibilidade da Monarch, por isso, Randa vê na Ilha da Caveira a melhor hipótese de provar a existência dessas criaturas.
Com o pretexto de investigar a existência de materiais raros no território recém-descoberto, Randa monta uma equipa composta por cientistas de diversas áreas e une-se à expedição da Landsat que é subitamente desviada para o sul do pacífico com a nova prioridade de investigar a Ilha da Caveira. Com eles vão o capitão Conrad (Tom Hiddleston), um antigo operacional das forças especiais britânica, desiludido com o resultado da guerra, e a correspondente de guerra Mason Weaver (Brie Larson).
A bordo do cargueiro Athena estão os Sky Devils, a unidade de helicópteros militares liderada pelo Tenente-Coronel Preston (Samuel L. Jackson) que se prepara para a última missão antes de regressar a casa após anos no Vietname.
O navio leva-os tão perto quanto possível. Avançar significaria arriscar através dos recifes traiçoeiros e entre as negras nuvens de tempestade, poeira e forças magnéticas que cercam a ilha.
A bordo dos helicópteros, o que emerge do outro lado das nuvens é um paraíso deslumbrante, intocado e primordial.
Começou a incursão humana na Ilha da Caveira. E é recebida pelo seu enorme e devastadoramente poderoso guardião.

Neruda (2016)

M/12 Anos

1948, a Guerra Fria estendeu-se até ao Chile. No congresso, o senador Pablo Neruda critica abertamente o governo. O presidente Videla exige a sua destituição e confia ao temível inspector Óscar Peluchonneau a responsabilidade de deter o poeta.
Neruda e a esposa, a pintora Delia del Carril, não conseguem sair do país e são obrigados a esconder-se. Ele espicaça o inspector, deixando-lhe voluntariamente pistas de forma a tornar a perseguição ainda mais íntima e perigosa.
Neste jogo do gato e do rato, Neruda aproveita a ocasião para se reinventar e tornar-se um símbolo da liberdade e uma lenda literária.

São Jorge (2016)

M/14 Anos



Em 2011 Portugal começou o chamado "ano da Troika" (UE, FMI e BCE, cortes no orçamento e reestruturação económica), com o nível de dívida entre o povo português a atingir quantidades enorme e um número crescente de famílias e empresas incapazes de pagar os seus empréstimos.
Jorge é um pugilista desempregado à beira de perder o filho e esposa, que decidiu voltar ao Brasil. Como meio de pagar a sua dívida e convencer a esposa a permanecer em Portugal, Jorge aceita emprego numa agência de cobrança de dívidas que vai arrastá-lo para um mundo de violência e crime.

Um Reino Unido (2016)

M/12 Anos



Em finais dos anos 40 do século XX, Seretse Khama (David Oyelowo) e Ruth Williams (Rosamund Pike) conhecem-se em Inglaterra. Da atração mútua nasce um grande amor, mas Seretse Khama é negro e príncipe herdeiro do protetorado do Botsuana. Ruth Williams é branca e britânica.
A sua união enfrenta fortes preconceitos sociais e familiares e representa uma afronta política na altura em que o governo da África do Sul acaba de implementar a política de separação completa de raças conhecida por Apartheid.

terça-feira, 7 de março de 2017

Analise ao Trailer - Trailer 2 de "Alien: Covenant"

O único filme da saga "Alien" que vi foi a sequela da crossover "Alien vs Predador". Filmes mesmo dark e doentios, não tenho curiosidade em ver os outros. Mas sei que é uma saga muito conhecida do cinema de terror, e isso é bom. Muita gente prefere os 2 primeiros: "Alien - O 8 º Passageiro"(1979) e "Aliens - O Reencontro Final"(1986), apesar que "Alien 3 - A Desforra"(1992), que não trouxe nada de novo ou excitante para a saga, ao menos, foi o 1 º filme dirigido por David Fincher, que, anos mais tarde, trouxe grandes filmes como "O Estranho Caso de Benjamin Button"(2008) e "A Rede Social"(2010). Voltando ao Alien, este novo filme da saga é a 2 ª parte da serie de prequels em filme do 1 º "Alien" (o 1 º é "Prometheus" (2012)). Vamos ver:



Dá mesmo para ver que vai acontecer algo de mal na missão dos protagonistas. É sempre assim quando são terror de ficção cientifica (thrillers). Planeta silencioso, espero que não estraguem com barulho como se vé muito nos filmes de terror e thrillers de hoje em dia. Aparecem os abraça-caras (para quem viu os filmes, sabem estas criaturas agarram nas caras das vitimas e injetam-lhe embriões de xenomorfos). Apanhei uns sustos quando o abraça-caras e os xenomorfos aparecem. Mas porque é que trancaram a protagonista naquela sala? Será que foi para salva-la dos xenomorfos? Quando se vir o filme, ficamos a saber. Mas achei o xenomorfo, no final, muito "Isto é um bocadinho feito a computador, não acham?".

Esta foi a minha analise ao trailer 2 de "Alien Covenant". Estão ansiosos pelo filme? O que esperam no futuro da saga "Alien"? Não se esqueçam de comentar e de ver outras Analises ao Trailer feitas por mim no blog. Até á Próxima!

Actualização de 29/06/2018: Mudei de ideias e aproveitei esta semana para ver esta semana, "Alien - O 8 º Passageiro", "Aliens - O Reencontro Final"  e "Alien 3 - A Desforra". Eu gostei dos filmes. Só apanhei poucos sustos, talvez por saber como funcionam filmes de terror.

sábado, 4 de março de 2017

Nos Princípios da Dreamworks Animation



Uma coisa que sinto falta na Dreamworks é do tempo em que ela costumava arriscar em projectos animados, tanto em animação tradicional quanto em computador. Apesar de gostar dos filmes recentes da Dreamworks, eu sinto falta desses tempos. Eu vou falar sobre esses filmes desde quando a Dreamworks foi fundada até quando abandonou a animação tradicional.


Aviso: Não vou falar das produções colaborativas da Aardman. Para mim, os direitos desses filmes pertencem á Aardman, porque foi ela que as produziu e teve a ideia.

Outro Aviso: Não vou falar de "O Caminho para El Dorado" (2000) e "Sinbad- Lenda dos Sete Mares". Apesar de eu achar divertidos e excitantes, eles não são ousados em conceito e inteligentes em roteiro.


1 º filme:

“A Formiga Z” (1998)


Z é a formiga obreira mais insegura e filosofa de todo o formigueiro, questionando a sua existência enquanto parte de um colectivo que parece ser tudo o que é importante para a sociedade das formigas. Certo dia, Z cruza-se com a princesa Bala e é amor à primeira vista. Para poder revê-la, Z troca de lugar com outra formiga, Weaver, um seu amigo soldado. Os problemas não param de surgir para Z em todo o cumprimento das suas novas funções defensivas e atingem o auge quando este tem de enfrentar o impiedoso General Mandíbula, que não olha a meios para realizar os seus planos revolucionários de fundar uma nova sociedade.

O 1 º filme de animação da Dreamworks consegue a ousadia de criar um filme de animação por computador com temas mesmo adultos (não acho que as crianças vão perceber o filme) ao mostrar o formigueiro do protagonista como uma metáfora de uma fabrica, além que o humor só os adolescentes e adultos vão perceber. Mas gostei da proeza e da inteligência do roteiro.

2 º filme:

“O Príncipe do Egipto” (1998)


No Egipto antigo, quando os hebreus lá viviam como escravos, o faraó Seti, temendo o constante nascimento de crianças hebraicas, pois no futuro poderiam se tornar uma força que ameaçasse seu poder, ordena que todos os bebês hebreus sejam afogados. Uma hebraica se desespera ao ver que o seu filho poderá ser morto e, para salvá-lo, o coloca numa cesta no rio. A criança acaba sendo encontrada pela rainha, assim Moisés criado como irmão de Ramsés, o herdeiro do trono de Seti. Os dois crescem e se tornam grande amigos, mas Moisés acaba descobrindo a sua origem, decide abandonar o palácio e libertar os hebreus, para levá-los para a Terra Prometida.

Um dos meus filmes de animação não-Disney preferidos e o primeiro filme de animação da Dreamworks a ser feito em animação tradicional, consegue a proeza de adaptar uma história da Bíblia (que não sou fá) aos moldes de um filme da Disney. Gerou uma prequel em filme para vídeo e DVD chamada “José, O Rei dos Sonhos”, que está muito bem feito e pelo que parece em breve se tudo correr bem, irá ganhar uma adaptação para a Broadway (só que está atrasado por causa de uma polémica sobre o elenco).

3 º filme:

“Shrek” (2001)


Era uma vez um ogre maldisposto e solitário chamado Shrek que vivia sozinho e feliz no seu pântano. Quando o minorca Lord Farquaad expulsa todos os personagens de contos de fada para fora do seu reino, Duloc, Shrek vê o seu pântano infestado por todo o tipo de personagens de contos de fada. Com a companhia de um Burro que só sabe falar e nunca se cala, Shrek vai ter com Farquaad para pedir o seu pântano de volta. Farquaad da-lhe o seu pântano se ele salvar uma princesa chamada Fiona que está presa num castelo abandonado guardado por uma dragão-fêmea feroz. Shrek vai salva-la e no caminho de volta, ele e Fiona se apaixonam. Mas o ogre sabe que não pode porque ela é uma princesa e ele é um ogre. Mas ele vai acabar por descobrir o terrível segredo que ela guarda.

O 1 º filme a ganhar o Óscar de Melhor Filme de Animação e uma autentica parodia aos contos de fada e ao universo politicamente correto criado por Walt Disney, Shrek acaba por ser um filme bastante ousado, divertido e inteligente, trazendo a mensagem que ninguém precisa de ser perfeito para ser feliz. Deu origem a 3 sequelas (o último é o meu preferido), uma spin-off tanto em filme como em serie, 2 especiais televisivos e um musical na Broadway.

4 º filme:

“Spirit- Espirito Selvagem” (2002)


No final do século XVII em pleno Oeste norte-americano vive Spirit, um cavalo mustang que resiste a ser domado pelo homem. Ele se apaixona por uma égua local, chamada Chuva, e desenvolve uma grande amizade com um jovem índio Lakota chamado Little Creek. Juntos, eles enfrentam a colonização do local onde vivem, percebendo as mudanças que a chegada da civilização faz no seu dia-a-dia.

Com a proeza de fazer um filme de animação com animais como protagonistas, mas que nenhum dos bichos diz nada durante o filme, Spirit acaba por ser um filme bastante inteligente, comovente e excitante. Este ano, vai estrear uma sequela em serie de animação chamada “Spirit- Riding Free” para a Netflix (Soa-me aquelas series de meninas com cavalos, por isso não estou interessado, mas pelo menos fico contente por o estúdio não se ter esquecido do filme).


E esta foi a minha opinião sobre os primórdios da Dreamworks. Como já disse, eu gosto de todos os filmes do estúdio, mas sinto falta dos filmes mais arriscados e inteligentes que o estúdio fazia antigamente.

Quais são as vossas memórias com estes filmes? Escrevam nos comentários.

sexta-feira, 3 de março de 2017

Analise ao Trailer - Trailer 2 de "Piratas das Caraíbas: Homens Mortos Não Contam Histórias"

Ontem saiu o 2 º trailer de "Piratas das Caraíbas: Homens Mortos Não Contam Histórias". Fiz a minha analise ao Avanço Exclusivo. Este aqui já explica mais coisa, Vamos ver:



Pelo que vi o Salazar nunca foi um pirata. Mas parece que o Jack Sparrow foi responsável por ele estar amaldiçoado. Parece-me que vai haver uma nova Tia Dalma. O Sparrow ainda não libertou o Pérola Negra daquela garrafa? O filho do Will e da Elizabeth e esta rapariga que anda a ser perseguida pelo Salazar parecem-me uns novos Will e Elizabeth (tal pai, tal filho). Não sabia que ia ser o ultimo filme (espero que cumpram).

Esta foi a minha analise ao trailer 2 de "Piratas das Caraíbas: Homens Mortos Não Contam Histórias". Quais são as vossas expectativas quanto a este filme? Não se esqueçam de comentar e de ver outras Analises ao Trailer de outros filmes. Até à Próxima!

quinta-feira, 2 de março de 2017

Analise ao Trailer - Trailer 3 de "Kong - Ilha da Caveira"

O único filme do King Kong que vi foi a versão de 2005 feita por Peter Jackson, realizador das trilogia "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit". Mas achei melhor fazer uma analise do trailer de "Kong - Ilha da Caveira" para saber como vai ser esta nova origem do monstro. Vamos ver o trailer:



O King Kong agora não vive numa ilha com dinossauros?  A "namorada" dele (pelo que me parece) já não é aquele cliché de "mulher indefesa que só sabe gritar em filmes de terror e de monstros" e ainda bem. Mas fiquei curioso em saber que monstros são aqueles que vivem na ilha e que o King Kong enfrenta.

Esta foi a minha analise ao trailer 3 de "Kong - Ilha da Caveira". Quais são as vossas expectativas quanto ao filme? Não se esqueçam de comentar e de ver outras analise minhas no meu blog. Até à Próxima!

Analise ao Trailer - Trailer oficial de "Guardiões da Galaxia Vol. 2"

Ontem saiu o 2 º trailer de "Guardiões da Galaxia Vol. 2". Fiz a minha analise sobre o avanço exclusivo. Vamos ver o novo trailer:



O monstro extraterrestre do inicio do trailer lembra-me o mesmo monstro do "Star Wars Episodio VII - O Despertar da Força". O Baby Groot é fofo a ligar as colunas. Gostei da resposta do Rocket Racoon sobre os vilões. Gostei do conceito de eles serem como uma familia em vez de uma equipa. Também gostei da apresentação do pai do Peter Quill (eu já sabia que ele ia aparecer neste filme).

Esta foi a minha analise ao  trailer oficial de "Guardiões da Galaxia Vol. 2". Quais são as vossas expectativas quanto ao filme? Não se esqueçam de comentar e de visitar outras analises minhas no meu blog. Até á Proxima!

quarta-feira, 1 de março de 2017

Estreias da Semana - 2 de Março

Logan

M/12 Anos



No futuro, Logan lida com a destruição dos X-Men. Exausto e em processo de perder os seus poderes, esconde-se na fronteira mexicana enquanto cuida de um Professor X que padece da doença de Alzheimer. Mas as tentativas de Logan para se afastar do mundo e do seu próprio legado acabam quando chega a jovem mutante Laura Kinney, uma versão feminina de Wolverine, perseguida por forças obscuras.

Max Steel (2016)

M/6 Anos



As aventuras do adolescente Max McGrath e do seu companheiro alienígena Steel que combinam os seus poderes para se tornarem no novo super-herói Max Steel.

O Espaço Que Nos Une (2016)

M/12 Anos



Uma nave espacial embarca na primeira missão para colonizar Marte. Durante a longa viagem descobre-se que uma das astronautas está grávida. Já em Marte, a mulher morre após complicações durante o parto do primeiro ser humano nascido no planeta vermelho, sem revelar quem é o pai do seu filho.
Aqui começa a extraordinária vida de Gardner Elliot – um menino curioso e inteligente que atinge os 16 anos conhecendo apenas 14 pessoas num ambiente pouco convencional. Enquanto procura pistas sobre o pai e sobre o planeta Terra que nunca conheceu, inicia uma amizade online com uma rapariga do Colorado chamada Tulsa. 
Quando chega a oportunidade, Gardner está ansioso por viajar para a Terra, mas os cientistas descobrem que o seu organismo pode não se adaptar à atmosfera terrestre. Esperando encontrar o pai, Gardner foge e encontra-se com Tulsa numa corrida contra o tempo para descobrir as suas origens, a vida e o seu lugar no universo.

Ouro (2016)

M/12 Anos



Kenny Wells, é um prospetor dos dias modernos, desesperado por um golpe de sorte. Com poucas opções, acaba por se unir a um geólogo igualmente infeliz para executar uma derradeira tentativa: encontrar ouro nas profundezas da selva inexplorada da Indonésia.

Personal Shopper (2016)

M/16 Anos

Uma história de fantasmas que tem lugar no submundo da moda francesa. Maureen é uma jovem americana a viver em Paris onde ganha a vida a fazer compras para uma celebridade. Também tem a capacidade de comunicar com espíritos, algo que partilhava com o seu irmão gémeo, Lewis, morto recentemente.

Rock Dog - Um Sonho Altamente! (2016)

M/6 Anos



Um rádio cai do céu nas mãos de um Mastim Tibetano curioso e leva-o a viajar para cumprir o seu sonho de se tornar músico, dando início a uma série de acontecimentos inesperados.