Animação e Live-Action partilham o ecrã desde 1900 com a curta-metragem "The Enchanted Drawing", dirigida por J. Stuart Blackton.
A mistura entre essas 2 técnicas deu um passo em frente graças ao clássico "Quem Tramou Roger Rabbit?" (1988), dirigido por Robert Zemeckis (Live-Action) e Richard Williams (Animação), considerado o melhor filme a juntar essas 2 técnicas.
Esta lista contem filmes (que vi) que misturam Live-Action com Animação. Metade deles, vocês conhecem, outra metade deles, vocês não conhecem.
Antes de começar, relembrem aqui o que considero filmes que misturam Live-Action com Animação.
2 avisos antes de começar:
- Não vai haver o já citado "Quem Tramou Roger Rabbit?" (1988) pelas razões apontadas acima;
- Não vai haver "O Livro da Selva" (2016), porque o final do filme deixou espaço para uma sequela. E lembrem-se que eu nunca tive problemas com isso.
Vamos lá então:
"Meu Amigo, O Dragão" (1977)
Dirigido por: Don Chaffey.
Pete (Sean Marshall) é um órfão que tem como amigo, um dragão simpático chamado Elliott que tem o poder de se tornar invisível.
Após fugirem da família adoptiva abusadora de Pete, eles chegam à cidade de Passamaquoddy, onde Pete conhece Nora (Helen Reddy) que o adopta. Mas a chegada dos 2 à cidade é o 1 º de alguns dos problemas que a dupla de amigos vai passar...
Nota: Para quem não sabe, "A Lenda do Dragão" (2016) é um remake deste filme.
"Pagemaster - A Grande Viagem" (1994)
Dirigido por: Joe Johnston (Live-Action) e Maurice Hunt (Animação).
Para abrigar-se de uma tempestade, Richard Tyler (Macaulay Culkin) um rapaz pessimista que não se apega aos livros e que tem diversas fobias, esconde-se numa biblioteca gerida por um bibliotecário excêntrico (Christopher Lloyd).
Durante a tempestade. ele é transportado sem querer para um mundo ilustrado habitado por personagens de diversos clássicos da literatura.
Na sua jornada para sair daquele mundo, ele faz amizade com 3 livros antropomórficos: Aventura, Fantasia e Horror.
"James e O Pêssego Gigante" (1996)
Dirigido por: Henry Selick
James Henry Trotter (Paul Terry), um rapaz órfão, que tem tias terríveis como as suas guardiãs, torna-se amigo de um grupo de insectos que vivem dentro de um pêssego gigante, e que o levam numa jornada da Europa para a cidade de Nova Iorque.
"Space Jam" (1996)
Dirigido por: Joe Pytka (Live-Action) e Bruce W. Smith e Tony Cervone (Animação).
Numa tentativa desesperada de manter clientela, o dono de um parque de diversões espacial, Swackhammer manda os seus pequenos empregados, os Nerdlucks, irem para a Terra raptar os Looney Tunes.
Bugs Bunny desafia os baixotes numa partida de basquetebol. Mas os Nerdlucks, com poderes estranhos, roubam os talentos de alguns dos melhores jogadores da NBA, tornando-se os gigantes Monstars.
A solução dos Looney Tunes é o mais famoso dos jogadores da NBA, Michael Jordan, que agora joga basebol.
Nota: Eu sei o que disse sobre o filme (Lembrem-se que eu não sou o único) mas vejam, se quiserem.
"As Aventuras de Rocky e Bullwinkle" (2000)
Dirigido por: Des McAnuff
Baseado na clássica serie animada infantil de mesmo nome (1959-1964) criada por Jay Ward, o filme passa-se 35 anos após o cancelamento da serie.
Rocket J. "Rocky" Squirrel e Bullwinkle J. Moose têm vivido através das reprises da serie na TV. A casa deles, Frostbite Falls, foi destruída pela desflorestação, e Rocky perdeu a sua capacidade de voar.
Mas tudo muda quando os inimigos da dupla, o Líder Destemido e os seus parceiros Boris e Natasha, fogem para o mundo real (no momento que chegam, começam por ser interpretados por Robert DeNiro, Jason Alexander e Renne Russo).
A agente da FBI, Karen Simpatia (Piper Parabo) é mandada numa missão para trazer Rocky e Bullwinkle para o mundo real.
Depois de sucedida a missão, os 3 partem numa aventura para impedir que o Líder Destemido se torne Presidente dos Estados Unidos, lavando o cérebro dos espectadores com RBTV ("TV Mesmo Má" em tradução literal)
Nota: Pode ser considerado Live-Action com Animação, porque Rocky e Bullwinkle, quando chegam ao mundo real, são feitos em computador de maneira não-realista estilo "cutscenes de jogos de Playstation 2" (Se não é, parece).
"Osmosis Jones" (2001)
Direcção: Peter e Bobby Farrely (Live-Action) e Tom Sito e Piet Kroon (Animação)
AVISO: Este é o único filme da lista, que NÃO É PARA CRIANÇAS. O filme é para M/12 Anos por causa do seu humor repulsivo nas cenas Live-Action.
Frank DeTorre (Bill Murray) é um funcionário de um zoo, pai viúvo de uma menina chamada Shane (Elena Franklin).
Ele devia ter uma vida maravilhosa, se não fosse o facto que come de forma pouco saudável e ignora a higiene básica.
Mas tudo muda, quando ele ingere, sem saber, um vírus mortal chamado Thrax, cujo objetivo é matar qualquer humano que lhe ingere ao ponto de se tornar a nova doença nos livros de Medicina.
Mas existe alguém dentro de Frank que lhe pode impedir o seu plano doentio: uma célula de sangue chamada Osmosis "Ozzy" Jones e o seu novo parceiro, uma aspirina chamada Drixenol "Drix" Koldreliff.
Os 2 partem numa corrida contra o tempo de salvar Frank e fazer com que ele perceba o valor da dieta e da higiene básica.
"Looney Tunes De Volta à Acção" (2003)
Dirigido por: Joe Dante (Live-Action) e Eric Goldberg (Animação).
Farto de ter o Bugs Bunny sempre no centro das atenções, Daffy Duck deixa os estúdios Warner e alinha com o duplo recém-despedido D.J. Drake (Brendan Fraser), numa aventura a volta do mundo, à procura do lendário Macaco Azul e, ao mesmo tempo, salvar o pai de D.J. o actor/espião Damien Drake (Timothy Dalton) do malvado presidente da ACME (Steve Martin).
Bugs e a vice-presidente de comédia da Warner, Kate Hudson (Jenna Elfman) juntam-se a eles na jornada, também para trazer o Daffy de volta aos estúdios, porque sem ele, as curtas do Bugs em que ele participa não ficam engraçadas.
"Artur e Os Minimeus" (2006)
Dirigido por: Luc Besson.
Artur (Freddie Highmore), apenas com 10 anos de idade, já tem muito em que pensar: uma empresa construtora está prestes a ficar com a casa da sua avó (Mia Farrow)…e ele não vai ficar pendurado à espera que os pais ou os avós resolvam o problema!
Talvez a solução esteja no tesouro do avô (Ron Crawford), desaparecido há 4 anos, que está escondido algures, "no outro lado", na terra dos Minimeus…
As criaturas que habitam este mundo têm apenas cerca de 2 milímetros de altura e vivem em perfeita harmonia no seu ambiente.
Nota: Algumas pessoas devem pensar "Mas, João, lembra-te que, no clímax do filme, o Maltazard ..." sim, eu sei o que lhe aconteceu.
Mas isso apenas chama por uma possível sequela. Não desesperadamente por uma sequela.
"Uma História de Encantar" (2007)
Dirigido por: Kevin Lima.
No reino mágico de Andalasia, a bela Giselle (voz de Amy Adams), que se apaixonou por Edward (voz de Jason Marsden), o príncipe do reino, teve os planos de casamento frustrados pela Rainha Narissa (voz de Susan Sarandon), a madrasta de Edward.
Não querendo que o seu enteado casasse, por medo de perder a coroa, ela usa as suas práticas em magia negra para atrair Giselle, no dia do seu casamento, ao mundo real em plena Nova York.
Totalmente perdida em um mundo hostil, a inocente jovem acaba simpatizando com o advogado de divórcios Robert (Patrick Dempsey).
Enquanto o cínico procurador e a inocente princesa começam a passar mais tempo juntos, eles previsivelmente começam a se apaixonar um pelo outro.
Mas o que Giselle não sabe é que o príncipe Edward resolveu unir uma equipa de resgate para recuperar a sua noiva perdida, dentre os quais estão Nathaniel (voz de Timothy Spall) e Pip então eles também vão parar em Nova York.
E pronto. É tudo. Divirtam-se com estes filmes. Já ouviram falar de alguns deles? Não? Escrevam o que acham acerca destes filmes, se quiserem.
Um bom abraço e até à próxima!