terça-feira, 13 de novembro de 2018

Chuck Jones não gostou de "Space Jam".


Ah, "Space Jam" (1996). O filme cult dos anos 90, que mistura live-action e animação, baseado no anuncio da Nike de 1993 protagonizado por Michael Jordan e Bugs Bunny (cliquem aqui para saberem como era o anuncio).

Eu gostava de ver este filme quando era criança. Porque tinha os Looney Tunes e mostrava eles a conviverem com pessoas a sério, ou seja, nós.

Mas quando cheguei aos 18 anos e revi o filme, não me pareceu tão bom como vi quando era criança. Agora a minha opinião sobre este filme é estranha. Eu gosto do filme como ao mesmo tempo não gosto. Mas não sou o único.

Porquê?

Embora o filme é considerado o filme de basquetebol de maior orçamento de sempre e um ícone dos anos 90, o filme recebeu críticas negativas ou "ok" dos críticos que ficaram divididos sobre a ideia de combinar Michael Jordan e a sua profissão de jogador de basquetebol com os Looney Tunes.

E ainda recebe, quando bloggers e youtubers fazem criticas retro a este filme.

Mas a pessoa que mais detestou o filme foi o Chuck Jones.

"Quem é esse?" Devem estar a perguntar.

Se vocês cresceram como eu, provavelmente deviam ter visto muitas curtas dos Looney Tunes nas manhãs de fim-de-semana da RTP1 e/ou nas cassetes/DVDs de "Warner Kids". E se prestaram atenção aos créditos devem reconhecer este nome: Charles M. Jones, Charles Jones ou Chuck Jones.


Charles Martin "Chuck" Jones (Spokane, 21 de Setembro de 1912 — Corona Del Mar, 22 de Fevereiro de 2002) foi um animador, director cinematográfico, produtor, roteirista e cartunista americano, mais memorável pelo seu trabalho nas curta-metragens das séries Looney Tunes e Merrie Melodies na Warner Bros.

Cliquem aqui para saberem mais sobre o trabalho dele. Vale a pena ver este video, confiem em mim.



Voltando ao assunto sobre "Space Jam"...

De acordo com o blogger Trevor Thompson, Chuck Jones, foi altamente crítico em relação ao filme.

Numa entrevista em 1998 com Thompson, ele expressou a sua opinião de que o filme era "terrível" e disse que, como um homem que trabalhou com os personagens por quase trinta anos, a história foi profundamente fraca. 

"Eu posso lhe dizer, com a máxima confiança", ele disse, "Porky Pig nunca diria 'Fiz Chichi".

Jones acrescentou que, se o filme tivesse sido mais fiel ao material original, Bugs Bunny não teria contado com a ajuda de Michael Jordan ou dos outros Looney Tunes para derrotar os Monstars" e, além disso, não teria levado uma hora e uma metade. Aqueles extraterrestres, fossem minúsculos ou colossais, teriam sido derrotados em pouco tempo no prazo de sete minutos".


Antes que os fás de "Space Jam", comecem a atacar, SIM, ele tem razão.

Lembrem-se que nas curtas do Bugs Bunny, ele enfrentava vilões ou predadores colossais.

Ursos, Touros, Humanos mais altos que o Elmer Fudd e o Yosemite Sam, etc...

Ele derrotava-os a todos, mesmo estando sozinho e sendo mais pequeno do que eles.


E finalmente, Jones contou que após o lançamento do filme, ele foi convidado para um jantar na Warner Bros. Studio Lot com os executivos que produziram o filme, e foi convidado a fazer um discurso acerca da sua opinião sobre o filme.

No jantar, Jones tentou dar a sua opinião honesta de uma maneira educada e respeitosa, mas antes que ele pudesse terminar, a segurança da Warner Bros. começou a "escoltá-lo".


Então, o que aprendemos aqui?

Vejam "Looney Tunes: De Volta à Ação" (2003). 


Pode não ser uma obra-prima do Cinema ou ter feito sucesso nas bilheteiras como "Space Jam" fez, mas, ao contrario do filme de basquetebol, fez um óptimo trabalho em ser se fiel ás curtas clássicas.

O realizador do filme, Joe Dante (conhecido por dirigir filmes como "Gremlins - O Pequeno Monstro", 1984), fez o filme, como um tributo ao Chuck Jones.

Ele e o roteirista Larry Doyle queriam que o filme fosse o "Anti-Space Jam", já que Dante também ODIAVA o filme pela maneira de como representou os Looney Tunes e as suas personalidades.

Dante disse "Eu estava a fazer um filme para eles (Warner Bros.) com esses personagens (Looney Tunes: De Volta à Ação) e eles não queriam saber sobre esses personagens. Eles não queriam saber por que o Bugs Bunny não deveria fazer hip-hop. Foi uma experiência bastante sombria ao redor."

E, como eu tinha dito há uns meses atrás, esse filme é a melhor passagem dos Looney Tunes no Cinema. Melhor que “Space Jam”.

O que acharam desta história? Gostam de "Space Jam"? Não gostam? Já viram "Looney Tunes: De Volta à Ação"? Se viram, o que acharam?

Não se esqueçam de comentar. Até à Próxima!

Sem comentários :