domingo, 16 de agosto de 2020

Adaptações e o multiverso.

Eu quis por este video porque a piada do Batman no final aplica-se ao post (Apenas o video contém SPOILERS. O texto em baixo, não):


Eu estava a ver “Teen Titans vs. Teen Titans Go” (2019), no HBO, semana passada, e ao ver as duas versões da equipa da DC, fez-me perceber uma coisa sobre adaptações que nós nunca tínhamos percebido.

É muito comum nós dizermos que esta adaptação estraga ou conserta o material-fonte.

Pois adivinhem, nós estamos errados.


Já ouviram falar do multiverso?

Se não, eu explico:

É uma teoria cientifica sobre a possibilidade de existirem mais universos para além do nosso.

Pode haver um em que a tabela periódica dos elementos nunca foi criada, outro em que não existe oxigénio na Terra, outro em que nós nunca evoluímos do australopiteco, etc…


A mesma coisa se aplica nas adaptações.

Na verdade, quando alguém adapta uma história, na verdade, ela está a criar um universo alternativo dessa história.

Por isso vamos parar de dizer que esta adaptação estraga ou conserta o original. É um universo alternativo daquela história que conhecemos.

Até à Próxima!

3 comentários :

Maalum disse...

Por acaso já vi os dois filmes aqui mencionados e sim, foi algo que eu aprendi. Comecei a olhar para certas adaptações com outros olhos.
Adoro os Teen Titans, mas sempre achei a série GO ridícula. Claro que ainda acho a série parva, mas não critico. É um universo alternativo dos Titans originais.
Como fã do universo (ou multiverso) do Rei Leão, adoro tudo o que existe sobre isso, mas... A série do Timon e Pumbaa é parva. Pode-se dizer que é de outro universo. E os livros Six New Adventures não são canon, mas muitos fãs adoram. Outro universo.
Na Marvel é exactamente a mesma coisa. Existem várias versões do Spider Man. Vários universos.
Honestamente, eu acredito que tudo tem uma razão de ser. Nada existe por acaso. Mas cada um tem a sua opinião. Podem criar os multiversos que quiserem. E nós: ou gostamos ou não.

Maalum disse...

Quero aproveitar para levantar uma questão:

Será que os remakes (falando geral e não apenas disney) também contam como universos alternativos?

João Madureira disse...

Maalum, em relação a sua 2ª pergunta: Claro que sim.