domingo, 19 de janeiro de 2020

O Melhor Filme do Batman já feito.

Nota: Eu vi este filme no ano passado, porque queria saber mais sobres as animações da DC Comics e este filme foi o único que me pós interessado. Desculpem eu só me lembrar agora de fazer uma analise sobre este filme.


Aviso: Este post não tem spoilers.


Para vocês, fás da DC, qual é o melhor filme do Batman?

"O Cavaleiro das Trevas" é o que metade de vocês já devem ter respondido.

O 2º filme da trilogia com o mesmo nome, feita por Christopher Nolan e lançado em 2008, é verdade que merece os elogios e prémios que recebeu e/ou foi nomeado.

Mas não é o melhor filme do Batman.

A verdade é que, a trilogia de Christopher Nolan aproxima-se mais de thrillers policiais do que filmes de super-heróis.

Se estamos a falar de Batman, uma fusão de realista e sombrio é o que o mundo dele tem de ser.

Vamos viajar para os anos 90, quando as pessoas tinham os filmes do Tim Burton em mente...

Depois do sucesso da 1 ª temporada de "Batman: The Animated Series" (1992-1995) que começou o Universo Animado Liga da Justiça (cliquem aqui para relembrarem), a Warner Bros. pediu aos criadores desse universo (Bruce Timm e Eric Radomski) para fazerem uma spinoff em filme da serie.

O nome do filme é "Batman - A Mascara do Fantasma", que foi lançado em 1993, dirigido por Radomski e Timm, e escrito por 4 roteiristas da serie, Alan Burnett, Paul Dini, Martin Pasko, e Michael Reaves.

A sinopse sem spoilers é a seguinte:

Um misterioso assassino mascarado (o Fantasma do titulo) aparece em Gotham City com a aparente "missão" de matar mafiosos. Para piorar, Batman estava na altura errada e no sitio errado quando ocorreu o 1 º assassinato, o que leva as pessoas a pensarem que o Homem-Morcego provocou o 1 º assassinato.

Ao mesmo tempo que Batman tenta apanhar o Fantasma e limpar o seu nome, o seu alter-ego Bruce Wayne lida com o regresso de um antigo amor do passado, Andrea Beaumont.

Nós conhecemos, através de flashbacks, um jovem Bruce Wayne, que tinha aprendido tudo que precisava para combater o crime que domina Gotham City, só faltava o uniforme de morcego.

Numa das suas visitas à campa dos pais dele, ele conhece Andrea, que foi visitar a campa da mãe dela. Os 2, naturalmente se apaixonam.

O problema, como avisei em tempo útil, é que isso entra em conflito com o desejo de Bruce de fazer justiça.

E como isto é em flashbacks, nós já sabemos que Bruce tornou-se o Batman no final. Mas não foi por escolha do Bruce, ao contrario do que pensam.

De volta ao presente, um dos mafiosos que foi patrão das 2 primeiras vitimas, com medo de ser a próxima vitima, contrata o Joker para matar o Batman (ou o Fantasma).


Então porque é que ele é considerado o melhor filme do Homem-Morcego?

Mais uma vez, sem spoilers, eis as razões:


Criaram um vilão especialmente para este filme, coisa que nenhuma serie ou filme do Batman fizeram. Nós não sabemos nada sobre o Fantasma, até à grande revelação.

Tem a melhor história de amor que Bruce teve (tirando Selina Kailey em "Batman Regressa", 1992). Tanto Bruce como Andrea parecem pessoas reais, com verdadeira química, que tu queres que fiquem juntos. 

Mas Bruce entra em conflito psicológico entre a sua necessidade de justiça e o seu amor por Andrea. A cena em que ele se ajoelha e chora em frente à campa dos pais, exprime muito bem esse conflito. E nunca vemos esse conflito em nenhum dos filmes/series de imagem real do super-herói.

Ao contrario dos outros filmes, a decisão de Bruce Wayne se tornar o Batman é uma tragédia.

E são estas as razões sem spoilers.


Então porque é que ultimamente, fás da DC estão a conhecer este filme?

Resposta: Assim como aconteceu com "O Gigante de Ferro", 6 anos depois, este filme, embora elogiado por fás e críticos, teve uma campanha de marketing apressada pela Warner Bros. e só recebeu o sucesso que merecia, através de vendas de VHS.

Procurem por "Batman - Mascara do Fantasma". Vocês vão adorar e provavelmente vão achar o melhor filme do Batman já feito. 


Então é tudo.

Um Bom Abraço e Até á Próxima

Sem comentários :