quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Porque é que "O Gigante de Ferro" fracassou injustamente nas bilheteiras?


Aviso: Eu sei que tentei falar sobre o fracasso injusto do filme aqui. Mas na verdade, o video era apenas a opinião do TJR sobre o fracasso financeiro do filme. Mas ele tem razão no que disse no video: Brad Bird estava a puxar a Warner por inovação nas animações do que imitação da Disney, e não conseguiu. E desculpem se parecer que eu estou a repetir a mesma coisa que disse há uns meses atrás. E não se preocupem que não vai haver spoilers do filme.


Como os fás de Animação sabem, "O Gigante de Ferro" (1999), quando foi lançado nos cinemas, foi bastante elogiado pelos críticos, mas foi um fracasso injusto na bilheteira.

Mas porque é que esta obra-prima fracassou nas bilheteiras e como é que agora virou um clássico do Cinema e da Animação?


Em 1994, a Warner Bros. Pictures criou um departamento de longas de animação para cinema, chamada de Warner Bros. Feature Animation, para concorrer com o sucesso da Era da Renascença da Disney.

Enquanto trabalhavam na parte de animação do filme "Space Jam" (1996), eles estavam a trabalhar no seu primeiro longa de animação, "A Espada Mágica" (1998).

"A Espada Mágica" foi lançado nos cinemas e se tornou um fracasso crítico e comercial.

Por causa disso, a Warner Bros. Pictures não daria a Brad Bird e a sua equipe de "O Gigante de Ferro", que era o 2 º longa de animação do estúdio, uma data de lançamento do filme até Abril de 1999.

Mas depois de sessões-testes do filme, os executivos ficaram chocados ao saberem que os resultados das sessões-teste foram bastante positivos.

Para piorar, eles tinham negligenciado a elaboração de uma estratégia de marketing bem-sucedida para o filme - como cereais e fast-food - com pouco tempo antes do lançamento previsto nos cinemas.

E tinham produzido apenas um cartaz de teaser para o filme, que se tornou o seu poster eventual (cliquem aqui para saberem ou lembrarem-se como é).

Brad Ball, a quem foi atribuído o papel de marketing do filme, foi franco após o seu lançamento, observando que a Warner não se comprometeu com um plano de linha de brinquedos planeado para o Burger King.

Numa entrevista à IGN, Bird afirmou que se tratava de "uma péssima campanha de marketing de proporções épicas nas mãos da Warner Bros., eles simplesmente não percebiam o que eles tinham nas mãos".

A Warner precisava de uma abertura de US $ 8 milhões para garantir o sucesso, mas não conseguiu promovê-lo adequadamente antes do lançamento. Eles quase atrasaram o filme por vários meses para se preparar melhor.

"Eles disseram: 'nós deveríamos atrasar-lo e preparar o seu lançamento,' e eu disse 'vocês tiveram dois anos e meio para se prepararem para isso'", lembrou Bird.

E o filme foi um fracasso de bilheteira como resultado da campanha de marketing apressada.

Por causa da asneira que os executivos fizeram com "O Gigante de Ferro", a Warner Bros. Feature Animation deixou de produzir longas de animação para cinema e continuou a investir na animação de filmes live-action/animação ("Osmosis Jones", 2001, e "Looney Tunes: De Volta à Ação", 2003), antes de terem fechado o estúdio, em 2003.

No entanto, em 2013, o estúdio foi restabelecido como Warner Animation Group, com o seu primeiro filme sendo "O Filme Lego" (2014). E até agora, estão a ter sucesso nas bilheteiras.

Nota: Os filmes de animação distribuídos pela Warner Bros. como por exemplo, "Polar Express" (2004), "Happy Feet" (2006) e a sua sequela lançada em 2011, foram produzidos por outros estúdios de animação.


Mas como é que agora "O Gigante de Ferro" é um clássico do Cinema e da Animação?

Simples assim: O filme teve uma segunda chance nas exibições americanas em TV e nos lançamentos em VHS e DVD e isso levou a ser considerado um clássico do Cinema e da Animação.

E em países não-ingleses (por exemplo, aqui em Portugal), fás da Pixar ficaram a conhecer este filme, ao saberem que "The Incredibles - Os Super-Heróis" (2004) não foi o 1 º filme dirigido por Brad Bird. Eu confesso que sou um desses fás.

Eu gosto de acreditar que o filme virou uma coisa única, assim como "O Estranho Mundo de Jack" (1993), da Disney.

E Brad Bird, em 24 de Julho de 2018, explicou porque o filme não teve uma sequela.


Vocês já viram este filme? Se sim, o que acharam? Não se esqueçam de comentar e até à vista, amigos (Quando virem o filme pela 1 ª vez, vão perceber porquê eu disse isto).

Sem comentários :