quinta-feira, 25 de maio de 2023

Como "Regresso ao Futuro" salvou o DeLorean da Má Fama

 


Vocês devem ter visto "Regresso ao Futuro" (o 1º filme de 1985 ou a trilogia) e perguntado:

"Imagino o quanto a empresa que fez o DeLorean ganhou com as vendas do carro por causa do filme".

Acontece que a história por detrás do carro não é por causa de product placement.


Primeiro quem é o seu criador?

John Zachary DeLorean (6 de janeiro de 1925 - 19 de março de 2005) foi um engenheiro, inventor e executivo americano na indústria automobilística dos Estados Unidos.

DeLorean gerenciou o desenvolvimento de vários veículos ao longo da sua carreira, incluindo o carro musculado Pontiac GTO, o Pontiac Firebird, o Pontiac Grand Prix, o Chevrolet Cosworth Vega e, obviamente, o carro desportivo DMC DeLorean.

Ele foi o chefe de divisão mais jovem da história da General Motors, depois saiu para fundar a DeLorean Motor Company (DMC) em 1973, para criar o DMC DeLorean.

O carro, o único que a empresa fez, também era conhecido pela sua falta de potência e desempenho incongruentes com a sua aparência e preço.

Com o primeiro carro de produção concluído em 21 de janeiro de 1981, o projeto incorporou várias pequenas revisões no capô, rodas e interior antes da produção terminar no final de dezembro de 1982, logo após a DMC declarar falência e após a produção total atingir cerca de 9.000 unidades.

2 meses antes da DMC falir, John DeLorean foi acusado de tráfico de cocaína depois que o informante do FBI James Hoffman o solicitou como financiador num esquema para vender 220 lb (100 kg) de cocaína no valor de aproximadamente $ 24 milhões. 

A DMC era insolvente na época e tinha US$ 17 milhões em dívidas. 

Hoffman abordou John DeLorean, um homem que ele mal conhecia sem antecedentes criminais, e este foi capaz de se defender com sucesso no julgamento sob a defesa processual de armadilha policial. 

O julgamento terminou com um veredicto inocente em Agosto de 1984, quando a DMC declarou falência e encerrou as operações.


O carro podia ter continuado na má fama mas não foi.

Na altura do julgamento, "Regresso ao Futuro" (o 1º filme) entrou em pré-produção.

A máquina do tempo, num ponto do roteiro, era para ser um frigorifico. 

Steven Spielberg, um dos produtores executivos do filme, rejeitou a ideia, com medo que o público-alvo do filme, as crianças, quisessem entrar em frigoríficos após verem o filme.

Robert Zemeckis, o realizador e um dos roteiristas do filme, sugeriu o DeLorean porque oferecia mobilidade e um design único; as portas em forma de asa de gaivota pareceriam um OVNI extraterrestre para uma família da década de 1950.

Três DeLoreans foram usados para o 1º filme: um para duplos, um para efeitos especiais e uma versão mais detalhada para tomadas de close-up.

Após a estreia do 1º filme, John DeLorean escreveu a Bob Gale, um dos produtores e roteiristas do filme, agradecendo-o por imortalizar o carro.


Como carro não foi muito bem-sucedido, mas como uma das máquinas do tempo mais icónicas da História do Cinema e da Ficção Cientifica, foi o extremo oposto.


Então é tudo.

Um Bom Abraço e Até á Próxima!

Sem comentários :