Aviso: Este texto não contém Spoilers.
Convenhamos: Muita gente odeia quando um trailer revela spoilers de uma história.
No entanto, com "Psico" (1960) de Alfred Hitchcock, foi o oposto. O extremo oposto.
Quando o filme estreou nos cinemas, foi o primeiro filme vendido nos Estados Unidos com base no fato de que ninguém seria admitido no cinema após o início do filme.
A política de "nenhuma admissão tardia" de Hitchcock para o filme era incomum para a época.
Não foi uma estratégia publicitária totalmente original, pois o realizador francês Henry-George Clouzot havia feito o mesmo para "As Diabólicas" (1955).
Hitchcock acreditava que as pessoas que entravam tarde no cinema e, portanto, nunca viram a aparição da atriz Janet Leigh se sentiriam enganadas.
A princípio, os donos de cinemas se opuseram à ideia, pensando que perderiam negócios.
No entanto, após o primeiro dia, os proprietários enfrentaram longas filas de pessoas esperando para ver o filme.
Pouco antes do lançamento de "Psico", Hitchcock prometeu um filme "à maneira Diabólica".
Hitchcock fez a maior parte do marketing sozinho, proibindo Leigh e Anthony Perkins de fazer as entrevistas habituais na televisão, no rádio e na imprensa por medo de que revelassem spoilers da história.
Mesmo os críticos de cinema na altura não tiveram exibições privadas.
Em vez disso, tiveram que ver o filme com o público em geral.
O trailer oficial do filme (em baixo) também fez isso.
Nele, Hitchcock leva o espectador a um passeio pela mansão e pelo motel, como se fosse um documentário.
Sempre que ele está prestes a revelar detalhes da história, ele muda de assunto, para não revelar spoilers.
Eis aqui:
Nota: o trailer foi feito após a conclusão das filmagens do filme e, como Janet Leigh não estava mais disponível para filmar o trailer, Hitchcock fez Vera Miles usar uma peruca loira e gritar alto enquanto puxava a cortina do chuveiro na cena da casa de banho.
Então é isso.
Um Bom Abraço e Até á Próxima!