segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

A Curta Colaboração entre a Dreamworks e a Aardman

 

Como vários fás de animação se lembram, houve uma fase em que a Dreamworks Animation distribuiu 3 longas-metragens do estúdio de animação stop-motion britânico Aardman.

O que muitos fás talvez não saibam é que, apesar da receção positiva destes filmes (especialmente os 2 primeiros), essa colaboração não durou mais do que esses 3 filmes e nem passou por uma fase de extremos, ao contrario do Circle 7 Animation (cliquem aqui para relembrarem).


Vamos saber esta história:

Em Dezembro de 1997, a Aardman e a DreamWorks anunciaram que as suas empresas se estavam a unir para cofinanciar e distribuir "A Fuga das Galinhas" (2000), a primeira longa-metragem da Aardman, que já estava em pré-produção há um ano.

Este acordo foi feito por 2 razões:

  1. Replicar o sucesso que a colaboração entre a Disney e a Pixar tiveram com "Toy Story - Os Rivais" (1995), a 1ª longa-metragem animada por computador;
  2. Steven Spielberg, um dos fundadores da Dreamworks, era fá das curtas da dupla Wallace e Gromit, 2 das mascotes da Aardman, e queria trabalhar com o estúdio.

Em 27 de Outubro de 1999, os 2 estúdios assinaram um acordo de 250 milhões de dólares para fazer mais quatro filmes que se estimavam estar concluídos durante os próximos 12 anos.

Em 2000, lançaram o já citado "A Fuga das Galinhas", que, até agora, é considerado a animação em Stop-Motion mais bem sucedida nas bilheteiras.

5 anos depois, lançaram um longa-metragem protagonizado pelos já citados Wallace e Gromit, "Wallace e Gromit - A Maldição do Coelhomem" (2005), até agora a única animação em stop-motion a ganhar o Óscar de Melhor Longa-Metragem de Animação.

1 ano depois, lançaram "Por Água Abaixo" (2006), a 1ª animação por computador da Aardman.


Então porque é que não continuaram depois de "Por Água Abaixo"?


Em 1 de Outubro de 2006, 1 més antes da estreia do filme, o The New York Times avisou que devido às diferenças criativas, os 2 estúdios não iriam prolongar o seu contrato. 

De acordo com um porta-voz da Aardman: "O modelo de negócio da DreamWorks já não se adequa a Aardman e vice-versa. Mas a divisão não poderia ter sido mais amigável."

Razões oficiosas para o fim do acordo foram as fracas performances dos 2 últimos filmes, para os quais a DreamWorks teve de fazer anotações, e de acordo com o The New York Times, "Executivos da Aardman estavam fartos do controlo criativo que a DreamWorks tentou exercer, especialmente com "Por Água Abaixo"..."

O acordo foi oficialmente cancelado em 30 de Janeiro de 2007.


E esta é a história.

Foi uma colaboração que não durou muito tempo, mas teve um impacto positivo, visto que muitos fás de animação não-ingleses (eu e vocês) conheceram a Aardman, graças a esta colaboração.

E ao menos, ninguém da Dreamworks tentou ficar com os direitos das personagens que a Aardman criou para aqueles filmes, ao contrario de Michael Eisner.

(Revejam a história do Circle 7 Animation que mencionei acima).


Vocês sabiam desta história? Ou não?

Comentem, se quiserem.


Então é tudo.

Um Bom Abraço e Até á Próxima!

Sem comentários :