Em Dezembro de 1998, a Dreamworks Animation anunciou "Tusker" o seu 3º longa-metragem animado por computador depois de "A Formiga Z" (1998) e "Shrek" (2001).
A sinopse era a seguinte:
Uma manada de elefantes partem numa missão impossível, fazendo uma jornada pelo sudeste da Ásia enquanto encontrava caçadores furtivos e outros perigos.
A protagonista é Tarra, uma jovem elefante cuja jornada de descoberta, heroísmo e redenção cruza e renova a vida de um velho elefante recluso que sempre foi um forasteiro.
O filme ia ser dirigido por Tim Johnson, um dos realizadores do já citado "A Formiga Z", e por Brad Lewis, um dos produtores.
Jeffrey Katzenberg, o CEO da Dreamworks na altura, descreveu o filme como uma comédia de ação:
"É uma homenagem aos filmes clássicos da Segunda Guerra Mundial, como The Dirty Dozen* ou The Guns of Navarone**, em que um bando de malucos tem que ir numa missão impossível para salvar o resto da manada."
* "Doze Indomáveis Patifes" (1967).
** "Os Canhões de Navarrone" (1961).
O filme estava por estrear em 2002, ma foi adiado para 2003.
No entanto, em 2002, a PDI (Pacific Data Images), um dos estúdios de animação da Dreamworks, anunciou que "Tusker" está em espera, enquanto "Shrek 2" (2004) e "Madagascar" (2005) estavam mais desenvolvidas e prontas para a produção, e que o filme ainda estava por anunciar.
Mas nunca chegou a acontecer, pelo menos durante 6 anos.
Em 2008, foi anunciado que o ex-co-chefe de produção da DreamWorks Animation, Cecil Kramer, que estava a trabalhar em "Tusker", trouxe o projeto para a Imagi Animation Studios, o estúdio de animação por detrás de "Tartarugas Ninja - Uma Nova Aventura" (2007) e "Astro Boy" (2009). previsto para estrear em 2011.
No entanto, o fracasso de bilheteira do já citado "Astro Boy" levou a Imagi a fechar em 2010.
E foi assim que "Tusker" foi cancelado.
Cliquem aqui para verem mais artes conceituais do filme. A ultima foi quando o projeto ia ser desenvolvido pela Imagi.
Em baixo estão 2 vídeos da produção do filme produzidos por Tim Amyx (editor assistente do filme) em 1999, que o próprio lançou em 2020.
O 1º é uma mensagem de inspiração para a equipa aguentar firme, quando a produção entrou em hiato:
O 2º apenas mostra membros da equipa do filme a dizerem os presentes de natal que lhe mais marcaram, o que gostavam de receber no natal daquele ano e os seus filmes preferidos:
Acho que ia gostar de ver este filme.
Por alguma razão, lembra-me "Dinossauro" (2000), da Disney, talvez por ter animais terrestres enormes (elefantes/dinossauros herbívoros) a salvarem as suas vidas e as da sua manada de predadores (caçadores furtivos/ dinossauros carnívoros), com a ajuda de macacos (Kumar/ a família de lémures do Aladar).
E vocês? Iam querer ver este filme?
Comentem, se quiserem.
Então é tudo.
Um Bom Abraço e Até á Próxima!