É verdade. Vocês leram bem.
Vamos saber mais sobre essa história.
Após a estreia de "Help!" (1962), Dennis O'Dell, um produtor de cinema que já havia trabalhado com a banda antes, sugeriu que o seu próximo filme fosse uma adaptação musical do clássico literário "O Senhor dos Anéis", de J. R. R. Tolkien.
A banda, que por acaso era fã dos livros, adorou a ideia e decidiu seguir com o projeto.
Foi decidido que Paul McCartney interpretaria Frodo, Ringo Starr interpretaria o seu leal amigo Sam, George Harrison interpretaria o sábio Gandalf e John Lennon interpretaria o traiçoeiro Gollum.
Os executivos da United Artists, que já tinha distribuído os 2 primeiros filmes da banda, "Os Quatro Cabeleiras do Após-Calypso" (1964) e o já citado "Help!", ficaram interessados na ideia de fazer um filme de "O Senhor dos Anéis".
Então, quando a banda os abordou com a ideia de fazer o filme, isso não apenas atendeu à necessidade da banda de terminar o seu contrato, mas também deu à empresa um caminho fácil para fazer o filme.
Como resultado, o conceito foi recebido com aprovação.
Toda a banda se interessou pelo projeto, através de John Lennon que realmente estava liderando essa aventura.
Lennon queria que o realizador fosse Stanley Kubrick, que já tinha lançado "Dr. Estranhoamor" (1964).
E ai chegamos ás 2 razões seguidas por que é que o filme foi cancelado:
Razão nº 1:
Quando a banda procurou Kubrick para dirigir, ele, também fã dos livros, rejeitou a oferta, pois acreditava que traduzir a trilogia em filme não seria viável devido à complexidade do que precisaria estar no ecrã.
Ele acreditava que a tecnologia de filmagem para fazer algo assim ainda não estava lá.
Ao ouvir essa rejeição, o interesse da banda pelo filme começou a diminuir.
Mas eles insistiram e foram até ao próprio Tolkien, e perguntaram a ele sobre adquirir os direitos do filme, que na época ele ainda possuía.
E chegamos á razão nº 2:
Tolkien imediatamente recusou, alegando que ele não gostava da ideia dos Beatles fazerem o filme, achando a sua música excessivamente agressiva.
Ironicamente, uma garagem onde a banda costumava ensaiar ficava a apenas três portas da casa de Tolkien.
Numa das suas muitas cartas, Tolkien escreveu o seguinte:
"... numa casa, a três portas de distância, mora um membro de um grupo de jovens que evidentemente pretendem se transformar num grupo Beatle.
Nos dias em que é a sua vez de treinar o barulho é indescritível."
E foi assim que foi cancelado.
Poderia funcionar?
Até poderia ser interessante, mas ainda bem que foi cancelado.
Como Kubrick disse e com razão, a tecnologia para adaptar os livros da Terra-Média ("O Hobbit" e "O Senhor dos Anéis") para filmes de imagem real estava muito á frente do seu tempo.
Então é Tudo!
Um Bom Abraço e Até á Próxima!