sábado, 11 de junho de 2022

Me and My Shadow

 

Assim como qualquer estúdio de animação, a Dreamworks Animation também tem a sua lista de filmes e series que infelizmente nunca viram a luz do dia.

Mas de todos os seus filmes, há um filme que muitos fás de animação gostavam que os estúdios de "Shrek" (2001) e "O Panda do Kung Fu" (2008) trouxessem de volta.

Bem vamos saber a história por detrás dele.



Em Dezembro de 2010, a DreamWorks anunciou que um projeto intitulado "Me and My Shadow" ("Eu e A Minha Sombra", traduzido literalmente) estava agendado para uma data de lançamento para Março de 2013. 


A sinopse era a seguinte:

Num mundo onde as nossas sombras tem vida própria, Sombra Stan, serve como sombra para Stanley Grubb, o humano mais chato do mundo. Querendo viver uma vida mais emocionante, ele escapa do "Mundo das Sombras" e assume o controle de Stanley. 


O filme ia ser dirigido por Mark Dindal (que também desenvolveu o conceito e a história do filme), realizador de "Gatos Não Sabem Dançar" (1997) da Warner Bros., "Pacha e o Imperador" (2000) e "Chicken Little" (2005), ambos da Disney.

O que chamou mais á atenção dos fás de animação, era a maneira de como ia ser animado: Ia ser uma animação por computador, mas as sombras, que são o foco principal do filme, iam ser feitos em animação a lápis.

Teria sido o primeiro filme da DreamWorks Animation (tirando as cenas 2D em "Os Croods", 2013, e o já citado "O Panda do Kung Fu") a usar animação a lápis desde "Sinbad - A Lenda dos Sete Mares" (2003).


Bill Damaschke, co-presidente de produção da DWA, declarou: 

“A maneira como 'Quem Tramou Roger Rabbit' combinou animação à mão e imagem real, isso faz o mesmo, mas com CG e animação à mão. 

A equipe criativa por trás do filme é toda ambidestra, de certa forma. Toda a gente tem um filme 2D significativo e um filme 3D significativo no seu currículo. 

Shadow combinará a tradição consagrada pelo tempo de animação desenhada à mão com a sofisticação mágica de personagens e mundos em CG de maneiras que nunca foram experimentadas pelo público antes. 

Será super desafiador, mas muito fixe!”


Em Janeiro de 2012, Dindal foi substituído pelo animador Alessandro Carloni, que veio com uma nova história para o filme:

Num mundo onde as nossas sombras tem vida própria, Sombra Dan, anseia por uma vida mais agitada, mas está preso a Daniel Grubb, um homem tímido com extrema aversão à aventura. 

Quando um crime no mundo das sombras coloca a vida de ambos em perigo, Sombra Dan é forçado a assumir o controle de Daniel. 

Eles partem numa aventura maluca para investigar o crime e impedir que uma sombra malvada lidere uma rebelião onde as sombras tomam conta das suas contrapartes físicas e do nosso mundo. 

Durante esta aventura, Sombra Dan fortalece Daniel a deixar de lado os seus medos, como de falar para Heidi, a mulher que gosta, e abraçar a vida.

Através da sua aventura, ambos aprendem que não se pode ser inteiro sem um verdadeiro amigo.

(Gosto mais desta sinopse do que a anterior).


A estreia do filme foi adiada para Novembro de 2013. No entanto, em Junho de 2012, a sua data de estreia foi adiada para Março de 2014 com "Mr. Peabody & Sherman" (2014) tendo a sua estreia em Novembro de 2013.

Em Fevereiro de 2013, "Me and My Shadow" foi adiado para finais de 2015 ou Março de 2016, com "Mr. Peabody & Sherman" reassumindo a sua estreia original em Março de 2014.


Infelizmente, "Mr. Peabody & Sherman" foi um fracasso nas bilheteiras e a Dreamworks passou por uma reestruturação corporativa e demitiu muitos animadores, cancelando muitos projetos, incluindo "Me and My Shadow" no processo.


No entanto, em Novembro de 2015, Edgar Wright, realizador de "A Trilogia dos Cornettos" (2004, 2007 e 2013) e "Scott Pilgrim Contra O Mundo" (2010) assinou contrato para dirigir e co-escrever um longa-metragem de animação para a DreamWorks, no qual a história foi descrita como uma "nova visão de um conceito previamente desenvolvido sobre sombras". 

Mas nunca chegou a acontecer.

Numa entrevista ao Collider publicada em Junho de 2017, Wright explicou que ele e o roteirista David Walliams escreveram três rascunhos, mas o projeto está no limbo devido a mudanças de gerenciamento na DreamWorks Animation. 

Wright disse: “Bem, eu escrevi três rascunhos disso, mas por causa de toda a mudança de regime lá, a maioria das pessoas que me contrataram e ao David Walliams para fazer isso não trabalha mais lá. Então, no momento, isso não é algo que eu esteja necessariamente ligado, eu acho. É algo que é PA*."

PA= Por Anunciar.


Seja como for, os fás de animação ainda vão ter que esperar para saber se a Dreamworks vai tirar este filme das sombras (eu sei, foi um trocadilho).


Para terminar, eis aqui esta playlist que encontrei de todos os clips divulgados de "Me and My Shadow" (quando ainda era dirigido por Alessandro Carloni):



Este ia ser um filme que eu ia adorar pela maneira de como ia ser animado.

Lembra "Quem Tramou Roger Rabbit" (1988), como Bill Damaschke disse.


E vocês? Iam querer ver este filme?

Escrevam nos comentários, se quiserem.


Então é tudo.

Um Bom Abraço e Até á Próxima!

Sem comentários :