domingo, 5 de julho de 2020

"Gremlins - O Pequeno Monstro" não era suposto existir e era muito mais violento.


Nota: no final deste post, vai haver uma pergunta relacionado ao Gizmo.


Eu gosto de "Gremlins - O Pequeno Monstro" (1984)?

Sim, adoro.

Por incrível que pareça, eu vi primeiro a sequela "Gremlins 2 - A Nova Geração" (1990) quando os 2 filmes passaram no Disney Channel em 2003 (eu tinha 9 anos, e sim, estes filmes passaram no Disney Channel).

Na altura, só via excertos do 1 º filme (não queria ver por completo por ser assustador).

Só vi o 1 º filme por completo, 5 anos depois, em 2008, quando passou no Canal Hollywood. E gostei mais deste do que o 2 º.

Eu ainda gosto do 2 º filme. O problema deste é que repete a narrativa do 1 º filme.

E fico contente por saber que vão fazer uma serie animada ("Gremlins: Secret of The Mogwai", prevista para 2021) que se vai passar antes do 1º filme.



Mas sabiam que... bem o nome do post diz isso.

A história do filme foi concebida por Chris Columbus, que anos mais tarde iria dirigir filmes como os 2 primeiros "Sozinho em Casa" (1990-1992), "Papá para Sempre" (1993) e os 2 primeiros "Harry Potter" (2001-2011).

Columbus explicou que a sua inspiração veio do seu sótão, quando à noite "o que parecia um pelotão de ratos surgia e ouvi-los deslizando na escuridão era realmente assustador". Ele então escreveu o roteiro original como um exercício para mostrar a potenciais empregadores que ele tinha habilidades de escrita.

A primeira versão era muito mais violenta que o filme final. Digno de levar um classificação "R" (Maiores de 16 ou 18 anos).



(Se os leitores mais sensíveis quiserem saltar para o próximo paragrafo, façam agora).

Tinha cenas que foram omitidas antes das filmagens, incluindo uma que mostrava a mãe de Billy morrendo na sua luta com os gremlins, com a cabeça atirada pelas escadas abaixo quando Billy chegava. Mais tarde, o realizador Joe Dante explicou que a cena tornava o filme mais sombrio do que os cineastas queriam. Havia também 2 cenas em que numa, os gremlins comiam o Harvey, o cão de Billy e outra em que os gremlins atacavam um McDonald's, comendo os clientes em vez dos hambúrgueres.

Além disso, originalmente não havia um mogwai chamado Stripe; ao contrário, o Gizmo deveria se transformar em Stripe o gremlin.

(É verdade. Aquela coisinha fofa iria ser um monstro reptilianio assassino).



A história não era para ser filmada até que Steven Spielberg, que se tornou produtor executivo do filme, se interessou em transformá-la num filme. Spielberg explicou: "É uma das coisas mais originais que me deparei em muitos anos, e é por isso que a comprei".

Columbus escreveu alguns rascunhos do roteiro antes da versão final, omitindo as cenas que dariam ao filme uma classificação "R". Spielberg pediu-lhe para anular a parte do Gizmo se tornar em Stripe, pois sentiu que o Gizmo era fofo e que o público gostaria que ele estivesse presente ao longo do filme.

E o resultado final é o que nós conhecemos.



Agora vem a minha pergunta:

Vocês preferem um mogwai ou um peluche do Gizmo?


Eu prefiro um peluche do Gizmo.

Porquê?

Por 2 razões:
  1. Não tenho de me preocupar com as 3 regras dos mogwais;
  2. Não ia gostar muita da ideia de mogwais substituírem cães e gatos como animais de companhia.
Então é tudo.

Até à Próxima!

Sem comentários :