quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Love, Death & Robots - Analise com Spoilers


Eu sei que já falei sobre esta antologia, mas a verdade é lancei uns breves comentários sobre cada curta-metragem da 1ª temporada para evitar Spoilers para quem não viu.

Então pensei em fazer uma análise sobre cada curta-metragem da 1ª temporada que eu vi.

Vai ser pela ordem das curtas que eu vi na Netflix, para tentar imitar o conceito da antologia.

Como disse no outro post, "Love Death & Robots" é uma antologia de curtas animados PARA MAIORES DE 18 ANOS na Netflix.

Até agora, ela é constituída por 17 curtas animados, elas feitas por vários estúdios de animação diferentes com técnicas de animação diferentes, e 1 de imagem real (Idade do Gelo).

Embora nenhuma das curtas-metragem não esteja ligado com as outras, todas elas focam pelo menos num dos 3 temas do titulo (Amor, Morte e/ou Robôs).


Cuidado com SPOILERS, para quem não viu a antologia por completo. 

E volta a repetir: MAIORES DE 18 ANOS, porque contêm violência, sexo, linguagem forte e nudez explicita.


Três Robôs;
Ambientado num futuro onde a raça humana foi extinta, 3 robôs super avançados vão fazer uma viagem de turismo a uma cidade.

Apesar de super avançados, os 3 (juntamente com outros robôs não mostrados, mas que devem morar naquele futuro) não sabem muito sobre os nossos costumes, e é divertido ouvir eles a terem as suas teorias sobre a nossa humanidade.

No final, o espectador descobre que na verdade foram os gatos, os responsáveis pelo nosso fim.

Uma espécie de "Wall-E" (2008) para adultos, é uma história divertida e simples sobre 3 amigos que só estão a fazer turismo.

Para Lá de Aquila.
Por causa de um erro de navegação, uma tripulação espacial é enviada para um posto avançado longínquo em vez do nosso planeta. Lá Thom, o capitão da tripulação, recebe a visita de Greta, um amor antigo, que lhe explica o que aconteceu.

Depois de um ataque violento de um dos tripulantes à Greta, Thom percebe que a sua colega tinha razão em atacar, ao ver a ferida que ela provocou no pescoço da Greta sarar em minutos.

Greta é obrigada a revelar a verdade: Na verdade, Greta e aquele posto avançado eram uma simulação criada por um extraterrestre aracnídeo que atrai naves humanas para a sua teia.

Mas, no entanto, a maneira de como acaba deixou-me um bocado aborrecido, pelo facto que o monstro aracnídeo cria outra falsa realidade.

Talvez para deixar uma questão: o extraterrestre gostava mesmo do Thom ou estava a trata-lo da mesma forma de como trata as suas presas?

Idade do Gelo.
Um casal (interpretados por Topher Grace e Mary Elizabeth Winstead) acabam por se mudar para um apartamento e descobrem que o frigorífico deles contêm uma civilização que avança muito rápido.

Assim como o casal, nós ficamos simplesmente a observar a evolução daquela civilização.

A maneiro de como a mini-civilização chega ao futuro (lembra-me "Blade Runner", 1982), fez-me pensar nas possibilidades e nas maravilhas que o futuro da humanidade nos reserva.

No final, percebemos que aquela civilização não está a "imitar" a nossa, por ter australopitecos a conviver com dinossauros.

A Vantagem de Sonnie.
Em Londres, num futuro onde existem campeonatos de lutas de monstros controlados remotamente por bioengenharia, uma jovem chamada Sonnie, considerada a campeã dessas lutas, recusa ser subornada pelo director de um desses campeonatos, Dicko.

Como a equipa dela lhe explica, Sonnie foi violada no passado, e o seu desejo de se vingar dos violadores é a sua vantagem.

Após uma cena de luta bastante intensa, na qual Sonnie, como sempre, sai vencedora, ela é apanhada numa armadilha do Dicko usando a assistente dela, que resulta na sua suposta morte.

Mas o mais inteligente nesta curta é a sua plot twist: Na verdade, a verdadeira Sonnie teve o seu cérebro transferido para o corpo do monstro, depois da violação no seu passado, e o seu medo de morrer é a sua vantagem. E mata o Dicko e a sua assistente no fim.

Quando o Iogurte Conquistou o Mundo.
Ao estilo de um documentário, esta curta divertida explica como um iogurte que ganhou vida acidentalmente por ciência, melhorou a nossa politica e o nosso futuro.

E é curioso os match-cuts que esta curta mostra, como por exemplo, uma cidade em colapso para o Ohio, ainda saudável.

Mas assim como o narrador, pergunto-me: o que vai acontecer connosco depois do iogurte abandonar a Terra?

Guerra Secreta.
Um exercito russo, durante a 1 ª Guerra Mundial, viaja pelas florestas da Sibéria, para eliminar uma raça de monstros invocados por magia negra.

Honestamente, acho que esta curta apenas mostra um típico cenário de guerra. Mas demonstra as emoções que quer demonstrar.

Ponto positivo também para a animação que lembra-me daqueles videojogos ultra realistas.

Já citei que o líder tem a voz de Stefan Kapičić, o actor que deu a voz ao Colossus ("Deadpool", 2016- presente)?

Devorador de Almas.
Um grupo de mercenários e arqueologistas durante uma exploração num templo, acordam sem querer um mal antigo. E os sobreviventes tentam desesperadamente fugir do templo e matar esse mal.

Esse mal antigo é o Drácula, mas de outra maneira, absorve sangue das vitimas para ficar mais musculado e tem medo de gatos.

Confesso que não achei justo o facto do Simon ser o único que morreu (E de que maneira, credo!), porque neste tipo de história há sempre pelo menos 2 pessoas que são mortas.

Mas o final deixou-me estranhamente satisfeito quando os sobreviventes, ao tentarem sair do templo, cruzam-se com outros vampiros, que obviamente, os matam.

Mas o Dr. Wehunt tinha a gata no ombro no final? Ele não podia ter sobrevivido? A não ser que a gata tenha saído do ombro dele quando os monstros se preparavam para mata-los.

A Testemunha.
Uma jovem stripper testemunha um assassinato no outro lado da rua onde mora, e tenta fugir do assassino que reparou nela.

Com o mesmo estilo de animação de "Homem-Aranha no Universo Aranha" (2018),  esta curta consegue transmitir ao espectador, a sensação de medo da stripper de ser morto pelo homem.

Mas o mérito está no final em que vemos o homem que ela acabou de matar a testemunhar a cena no prédio do outro lado da rua.

Quando revi outra vez é que percebi que na verdade, tanto a stripper como o homem estão presos num loop que se repete, e que o homem, na verdade, queria avisar a stripper do loop em que estão presos. E no inverso, a stripper quer avisar o homem. Mas só vemos o lado da stripper.

Fatos.
Um grupo de agricultores defende as suas famílias e quintas de uma invasão de DeeBees (uma raça extraterrestre), usando fatos de luta robóticos.

Com cenas de acção muito boas e uma cena de sacrifico que achei, no mínimo, comovente, esta curta mostra o suposto dia-a-dia destes agricultores. O final da curta deixou-me surpreendido porque pensava a curta passava-se num futuro pós-apocalíptico, quando na verdade, não.

Boa Caçada.
Na China, numa versão steampunk da Hong Kong Britânica, um jovem chinês, filho de um falecido caçador de seres mágicos, tenta arranjar uma maneira de ajudar a sua amiga, uma jovem hujling (mulher que se transforma em raposa), a invocar outra vez os seus poderes mágicos.

Com um visual que lembra "Ghost In The Shell" (1995) e "Avatar - A Lenda de Aang" (2005-2008), esta curta parte de um pergunta interessante: Como podemos recuperar magia numa sociedade dominada por tecnologia? E a conclusão acaba por ser bastante interessante.

A transição da China mais tradicional para uma cidade steampunk está tão bem construída que quase me esqueço que em tempos antigos, aquilo era uma cidade mais tradicional.

A Lixeira.
Com um visual que me lembra o trabalho da Pixar, Dave Dvorchek (conhecido como "Dave Feioso" pelos amigos) recebe a visita indesejada de um inspetor da cidade que quer retirar a ele e ao seu animal de estimação, Otto, da lixeira onde moram, por construírem condomínios lá.

Para tirá-lo de lá, Dave conta ao inspetor a história de como o melhor amigo dele foi devorado por um monstro de lixo que morava naquela lixeira.

Quando o Dave é interrompido no final da sua história, eu já tinha percebido que o Otto é, na verdade, o monstro de lixo da história dele, que tem como trabalho, devorar qualquer visitante indesejado na lixeira, como o inspetor.

O final deixa-me com uma vontade de abraçar os meus animais de estimação. Estranho, é verdade.

Mutantes.
No Afeganistão, num universo alternativo onde lobisomens convivem com humanos, 2 lobisomens trabalham como soldados para o Exercito Americano. Até que um deles é assassinado por um lobisomem do lado inimigo, e o outro busca vingança.

É a típica história de vingança. A curta podia abordar mais sobre o racismo que os humanos tem contra os lobisomens. Mas a verdade, é que não consigo imaginar uma maneira melhor de abordar esse tema.

Tirando isso, tem ótimas cenas de luta bem violentas. E a conclusão acaba por ser comovente.

A Noite dos Peixes.
Com um estilo de animação cel-shading (Estilo "Sly Copper"), a história é sobre 2 vendedores (colegas de trabalho ou pai e filho. Acredito mais na 1 ª) que têm o carro avariado no meio do deserto. Durante a noite, eles descobrem a existência de animais marinhos fantasmas que habitam naquele deserto.

O vendedor jovem, fascinado com aquilo, decide ir nadar com os fantasmas. E quando se torna um deles, é morto por um tubarão fantasma, deixando o seu colega mais velho, sozinho. E acaba assim.

No momento em que os animais marinhos fantasmas apareceram, eu vi o carro dos 2 vendedores a ligar e desligar. Eu pensava que os 2 vendedores iam aproveitar a ocasião para saírem dali. Mas não foi assim.

Uma teoria apontada pelo canal Elegante é que a presença dos fantasmas podia ser uma forma de expressar que os 2 morreram devido à fome, ou ao frio/calor intenso, e momentos antes de morrerem, aquilo foi o que o vendedor mais velho visualizou. Provavelmente o seu colega morreu antes dele. Então é representado na sua ilusão, na sua miragem e posteriormente ele ficou sozinho até perecer também. Eu acredito mais nessa teoria, por causa da maneira de como acabou.

Dar Uma Mão. 
Uma astronauta sofre um acidente em pleno espaço. E para poder salvar a sua vida, ela teve que arrancar a sua própria mão direita para poder voltar para a sua nave em segurança.

Em 10 minutos intensos, esta curta faz-nos pensar como nós, seres humanos, somos obrigados a fazer decisões muito difíceis, para salvar as nossas vidas.

Histórias Alternativas. 
Como seria se Hitler tivesse morrido antes da II Guerra Mundial? Agora já pode, graças ao programa Multiverso.

Nós vemos 6 cenários, um mais absurdo do que o anterior. E a curta é só isso.

Esta curta lembrou-me o episódio "Back to The Pilot" (2011) de "Family Guy" (1999-presente). Quem viu esse episódio, sabe o que aconteceu.

Gostava de ter visto os cenários de Lincoln se este tivesse prevenido o seu atentado, mesmo que um fosse mais absurdo do que o anterior.

13, O Numero da Sorte. 
Numa força militar espacial, uma tenente novata recebe o posto de piloto da nave 13, considerada a "Nave do Azar" . Mas entre elas, vai nascer uma bela amizade. 

A estrutura é bastante simples, a 1 ª parte mostra o inicio da amizade e a 2 ª parte mostra o sacrifício da 13.

Através da narração da tenente Cutter, nós sentimos o que ela sentiu naquele momento.  Foi doloroso para mim, vê-la a ser obrigada a fazer explodir a nave 13 na sua 20 ª e ultima missão.

E como ela disse no final: Eu trocava a nova nave que ela recebeu por mais uma missão na 13 Sortuda.

Ângulo Morto. 
Um grupo de ciborgues ladrões vai roubar um microchip, escoltado por um camião cheio de soldados. Mas a missão vai ser bem mais difícil do que se esperava.

Nós, através do novato Rookie, ficamos impressionados com a maneira de como os colegas dele são mortos e com medo da possibilidade do Rookie ser morto também.

Apesar do sucesso da missão, nós, assim como o Rookie, ficamos tristes com a morte dos amigos dele, para depois sermos surpreendidos e contentes ao descobrirmos que ele não os perdeu.

Quando o Rookie pega no microchip, eu já começava a suspeitar que os amigos dele não morreram mesmo.

Zima Blue.
Considerado por muitos (incluindo eu) o melhor episódio da 1 ª temporada, esta curta vem com uma premissa interessante: o que procuramos através da nossa arte?

Num futuro longínquo, uma repórter recebe um pedido do excelente pintor Zima Blue, cujo passado permanece em segredo, para ser entrevistado, porque ele descobriu o que procurava através do seu trabalho.

Depois de Claire, a repórter, narrar a fama e a suposta origem de Zima, o pintor revela à repórter, (e ao espectador), o que procurava através da sua arte: voltar à sua "infância".

"Infância", porque, ao contrario do que muitos achavam, ele nunca foi um homem que fez tratamentos robóticos ilegais na sua busca pela Verdade, mas sim, uma máquina limpadora de azulejos de piscina (conhecidos como azulejos Zima Blue), construído por uma jovem mulher que era especialista em robótica e engenharia avançadas, séculos atrás.

Depois da "mãe" morrer, ele passou de dono a dono, que, assim como ela, atualizaram-no, até ser o que ele é agora.

E ele mandou desenterrar a piscina para voltar a ser a maquina limpa-piscinas. Voltar a tempos mais simples, onde não precisava de ser o melhor.

Assim como Zima, espero também "voltar para casa", como ele voltou para a sua.


Conclusão:

"Love, Death & Robots", no fundo, pode ser considerado experimental e/ou criativa, pela maneira de como cada episódio consegue ser diferente dos outros.

Como eu disse no inicio, eu analisei pela ordem na minha conta na Netflix, para tentar imitar o conceito da antologia.

Estou muito ansioso pela 2 ª temporada que estreia em Março deste ano.


Então é tudo.

O que acharam de "Love, Death & Robots"? Ansiosos pela 2 ª temporada?

Então é tudo.

Um Bom Abraço e Até à Próxima.

Sem comentários :