sábado, 1 de junho de 2019

As Adaptações para Cinema dos Livros Infantis de Roald Dahl

Olá, pessoal! Feliz Dia da Criança a todos os nossos pequenos fás do Opinião e Cinema, criança ou quem já foi criança.

A Lista de filmes para o Dia da Criança deste ano são adaptações para cinema dos livros de Roald Dahl.

"Quem é esse?" devem estar a perguntar.


Roald Dahl (Llandaff, 13 de Setembro de 1916 — Buckinghamshire, 23 de Novembro de 1990) foi um escritor britânico nascido no País de Gales, filho de noruegueses. Atingiu notoriedade na década de 1940 por suas obras para adultos e crianças e tornou-se um dos escritores mais aclamados do mundo. 

É conhecido principalmente pelos seus livros infantis, entre os quais figuram, por exemplo, Charlie e a Fábrica de Chocolate. Várias de suas obras foram adaptadas para o cinema.

E é exactamente o que esta lista do Dia da Criança vai ser: Adaptações para Cinema dos Livros Infantis de Roald Dahl.


Vamos conhecer?

Nota: Por respeito dele, eu não vou inserir "Willy Wonka e A Fabrica de Chocolate" (1971). É a única adaptação de um livro dele, que ele não gostou, quando era vivo.


"James e O Pêssego Gigante" (1996)



Dirigido por: Henry Selick.

James Henry Trotter, um rapaz órfão, que tem tias terríveis como as suas guardiãs, torna-se amigo de um grupo de insectos que vivem dentro de um pêssego gigante, e que o levam numa jornada da Europa para a cidade de Nova Iorque.


"Matilda - A Espalha Brasas" (1996)


Dirigido por: Danny DeVito.

Matilda Wormwood é uma criança brilhante de apenas seis anos, super dotada de inteligência, um génio em matemática e cheia de apetite por conhecimento, que cresceu com uns pais e um irmão mais velho grosseiros e ignorantes. 

Eles ignoram a menina, a ponto de esquecerem de matriculá-la na escola. Desta forma, Matilda fica sempre em casa ou na biblioteca, onde costuma estimular a sua imaginação. 

A sua família, porém, não querem saber dessas belas qualidades da garota, mandando-a para uma escola dirigida por uma cruel e autoritária directora. 

Algum tempo depois, Matilda descobre que tem telequinesia e usa-os para combater a sua directora.


"Charlie e A Fabrica de Chocolate" (2005)


Dirigido por: Tim Burton.

Charlie Bucket é um rapaz pobre que vive com os pais (Sr. e Sra. Bucket) e os avós (Joe, Georgina e Josephine e George Bucket) numa pequena e miserável casa. 

Ele é um grande fã de chocolate, um doce que ganha apenas no dia do seu aniversário, e de seu maior fabricante: Willy Wonka, o excêntrico fabricante de doces mais famoso do planeta, cuja enorme e misteriosa fábrica (que não era visitada por ninguém há 15 anos) se encontra bem perto da sua casa.

Mas tudo muda quando, um dia, Willy Wonka decide realizar um concurso mundial para escolher um herdeiro para o seu império de doces.

Cinco crianças de sorte, entre elas Charlie, encontram um convite dourado em barras de chocolate Wonka e com isso ganham uma visita guiada pela lendária fábrica de chocolate.


"O Fantástico Sr. Raposo" (2009)


Dirigido por: Wes Anderson.

O Senhor Raposo adorava caçar o tipo de animais de quintas que raposas comem, até a Senhora Raposa ter-lhe dito que estava prenha. Ele decidiu abdicar daquilo que era bom, para a segurança da cria que iam ter.

12 anos-raposa depois (2 anos humanos), ele, agora pai de um rapaz chamado Cinza, trabalha como colunista num jornal local. Cansado da vida que leva agora, ele decide voltar aos velhos tempos para melhorar a condição financeira da família.

Então ele decide roubar o ganha-pão de 3 agricultores mal-humorados: Boggis, um criador de galinhas, Bunce, que cria perus e só come fígado de ganso, e Bean, que cultiva maçãs .

Quando os 3 descobrem os roubos, decidem extermina-lo e o Senhor Raposo, com a ajuda da sua família e dos habitantes locais, decide contra-ataca-los.


"O Amigo Gigante" (2016)


Dirigido por: Steven Spielberg.

Sophie é uma menina órfã que vive num orfanato. Uma noite, em plena Hora das Bruxas, ela é raptada por um gigante orelhudo que a descobriu espiando pela janela.

Mas Sophie logo descobriu que ela não precisava ter medo daquele gigante, que era amigável e tinha como função soprar sonhos nas janelas das crianças.

Ao lado dele, ela faz um plano para acabar com os gigantes maus, que adoram devorar seres humanos. Um plano que envolve pesadelos terríveis e a rainha da Inglaterra.



Espero que os mais novos (e os pais) gostem muito destes filmes. E continuação de um bom Dia da Criança!

Sem comentários :