Antes de começar, 2 avisos:
- Para os pais que querem procurar animações apropriadas para crianças, este filme não é para os vossos filhos. É para MAIORES DE 18 ANOS, porque contem linguagem forte, sexo e nudez explicita;
- Este post tem SPOILERS do filme.
"Quando o assunto é Cinema, alguns conceitos são mais fáceis de se explorar usando a Animação.
Por exemplo a nossa mente tem mais facilidade de aceitar um animal falante ou um personagem que se transforma em outro, quando essas coisas apelam para um visual cartunesco.
É uma questão de ponto de referencia;
A gente nunca viu um Kamehamehá (Dragon Ball) na vida real, então o que foi mostrado na tela, a nossa mente acaba comprando."
"Princesa Kaguya e a outra face do Studio Ghibli (sem spoilers)" - Ludoviajante
Então porque é que o nomeado ao Óscar de Melhor Filme de Animação 2015* "Anomalisa", dirigido por Charlie Kaufman e Duke Johnson, teve que ser feito em animação Stop-Motion?
*Perdeu para "Divertida Mente - Inside Out".
Como o canal Ludoviajante disse, alguns conceitos são mais fáceis de explorar usando a animação.
Como o canal Ludoviajante disse, alguns conceitos são mais fáceis de explorar usando a animação.
E este filme não foge à regra.
No inicio do filme, nós vemos Michael (voz de David Thewlis), como uma pessoa triste que prefere estar sozinha do que com a família e amigos.
O que é estranho para o espectador é que, para além do Michael, todas as pessoas (homens, mulheres e crianças) no filme têm a mesma cara e voz (todos com a voz de Tom Noonan).
O filme começa a ficar interessante quando Lisa (voz de Jennifer Jason Leigh) aparece em cena.
Porque ela tem a sua própria cara e voz, assim como o Michael.
Michael fica feliz por ter encontrado outra pessoa diferente das demais, como ele.
Mas, perto do final do filme, enquanto tomavam o pequeno almoço, Michael começa a ficar chateado com Lisa comendo com a boca cheia e o facto de ser mandona.
No final dessa cena, tanto Michael como o espectador vê que ela começa a mudar a voz e a cara até ficar igual ás outras pessoas no filme.
Porquê?
A verdade é que o filme é contado no ponto de vista do Michael, tirando a cena final em que vemos Lisa escrevendo a carta para ele.
Como se lembram, o hotel onde Michael fica hospedado chama-se Hotel Fregoli.
Não é coincidência: o nome do hotel é uma referencia ao Síndrome de Fregoli, que é um raro distúrbio em que o paciente detém um delírio de que diferentes pessoas são de fato uma única pessoa que muda de aparência ou está disfarçada.
A síndrome pode estar relacionada a uma lesão cerebral e muitas vezes possui sintomas de natureza paranóica, com a pessoa delirante acreditando estar sendo perseguida pela pessoa que acredita estar disfarçada.
Ou seja, Michael sofre de Síndrome de Fregoli.
É a razão porque o filme teve que ser feito em animação.
Agora porquê Stop-Motion?
A Animação em Stop-Motion não é uma técnica muito usada em filmes num ponto de vista comercial, ao contrario da Animação à Lápis e da Animação por Computador.
Mais uma vez, o canal Ludoviajante tem a resposta no video:
"Do ponto de vista comercial, animar emoções subtis é uma tarefa difícil que nem sempre vale a pena, porque quando um animador consegue captar as subtilezas humanas, elas praticamente passam despercebidas.
Por isso, muitas animações preferem usar o exagero na hora de ilustrar sentimentos como Raiva, Tristeza ou Felicidade.
Agora, se por um lado é difícil animar a subtileza do Ser Humano, pelo outro lado essa subtileza pode trazer uma camada de realismo para a narrativa."
Ou seja, por ser uma animação para adultos, "Anomalisa" teve que ser animado em Stop-Motion para trazer subtilezas humanas à história de Michael.
Por isso é que "Anomalisa" teve que ser feito em Animação Stop-Motion.
Um Bom Abraço e Até à Próxima!