terça-feira, 16 de outubro de 2018

Porque é que eu não gosto das sequelas de "O Livro da Selva" (1967).


Como se lembram, em Abril do ano passado, eu fiz um post sobre a reação mista inicial por causa do remake de "O Rei Leão", mais por causa do filme vir primeiro do que a sequela de "O Livro da Selva" (2016), a versão Live-Action/CGI do filme animado da Disney de 1967.

E ainda bem que aproveitei o post "O Rei Leão e Frozen – O Reino do Gelo: Qual é o melhor?", lançado em Outubro do ano passado para avisar que já não tenho problemas com o remake. Mas adiante...

Semana passada, tinha saído o teaser trailer do remake de "Aladdin" (1992) previsto também para o ano. Eu fiz uma playlist de teaser trailers dos Remakes dos Clássicos da Disney (já não existe). E quando adicionei o teaser trailer de "O Livro da Selva", eu quase ia voltar a reacção mista que eu tinha sobre o remake de "O Rei Leão". 

Mas foi que eu percebi uma coisa: na verdade, a razão porque fiz o post da reação mista inicial de "O Rei Leão" foi porque eu estava a querer uma sequela de jeito da versão animada da Disney de "O Livro da Selva", não a sequela do remake.


Eu explico melhor...

Como sabem, "O Livro da Selva" (o filme animado da Disney), é o meu clássico preferido da Disney. Eu vi-o com 4 anos e pode-se dizer que mudou a minha vida.

Para fás do filme como eu, nós queríamos uma sequela para sabermos quem era aquela menina que guiou o Mogli para a Aldeia dos Homens e como ia ser a vida dele lá, e porque é que o Shere Khan odeia humanos (ter medo das armas humanas e do fogo não é o suficiente).

E o filme deu origem, não a 1, mas a 2 sequelas:


A 1 º foi uma prequel/spin-off em serie de TV chamada "Os Filhotes da Selva":


Lançada em 1996 e terminada em 1998, a serie conta as aventuras do Balu, Baguera, Toti, Rei Lu, Casca e Shere Khan, quando eram filhotes e amigos. A serie também tinha a Winifred, a futura esposa do Toti no filme, e personagens criadas para a série, como, por exemplo, 2 abutres chamados Arthur e Cecil que querem comer os filhotes se eles estiverem mortos.

A serie passou em Portugal, e lembro-me, em 1998, estavam a vender 2 cassetes dessa serie (eu comprei uma delas e ainda hoje tenho guardado lá).


A 2 º foi uma sequela em filme chamada "O Livro da Selva 2":


Lançado nos cinemas, em 2003, o filme passa-se pouco tempo após os eventos do filme original, na qual Mogli ainda está a viver na Aldeia dos Homens com uma nova família adoptiva e com a menina que o guiou até ao seu novo lar no final do 1 º filme , que se chama Shanti. 

Após ser repreendido pelo seu pai adoptivo após uma brincadeira que podia ter posto as crianças da aldeia em perigo, Mogli foge de casa para a selva para rever os seus amigos, especialmente o Balu, sem saber que o seu inimigo, Shere Khan, está determinado em vingar-se dele.

Ia haver um 3 º filme, mas foi cancelado por causa do fracasso financeiro do 2 º filme.


Sabem quando sai uma sequela de um filme que esperávamos, talvez durante anos, e sai uma desilusão?
(Os fás de "Star Wars" quando viram a 2 º trilogia, 1999-2005, por exemplo, sabem o que quero dizer).

Foi o que percebi quando revi o filme original e as sequelas, em 2010.

Porque é que eu não gosto de "Os Filhotes da Selva" e de "O Livro da Selva 2"?


No caso de "Os Filhotes da Selva", eu aceitava a serie se ela tivesse explicado como é que os filhotes se separam e porque é que o Shere Khan odeia os humanos.

Resposta: no caso do Shere Khan, os criadores da serie talvez não fizeram isso porque podia ser algo inapropriado para os mais novos verem. 


No caso de "O Livro da Selva 2", eu aceitava o filme, se não tivesse estes furos de roteiro:


Onde é que está o pai da Shanti que ela mencionou no filme original?

Resposta: na versão original do clássico da Disney, ela diz que o pai dela está a caçar na floresta e se calhar os criadores do 2 º filme tinham medo que o Mogli vivesse numa aldeia com caçadores;


O que aconteceu mesmo com o Rei Lu? 

Resposta: Ele não aparece no 2 º filme, por causa dum processo feito pela viúva do Louis Prima, o actor e cantor que fazia a voz do Rei Lu no filme original, contra a Disney por usarem outro actor para dar a voz ao personagem. Este processo começou em 2001 e acabou em 2010, na qual a Disney pode agora por o personagem a falar;


Como é que a Shanti e o Ranjan conseguem perceber o que os animais dizem se eles não foram criados na selva e aonde é que estão a família de lobos do Mogli?

Resposta: esses foram para fazer a história do 2 º filme funcionar melhor.


"O Livro da Selva" merecia uma sequela melhor. Não uma prequel/spin-of em serie de TV e nem uma sequela em filme.


Olhando para o filme original, ele tem um elenco de animais bastante interessante que até dá para imaginar mais aventuras do Mogli na selva. 

E ao pesquisar sobre as histórias do Mogli escritas por Rudyard Kipling em que o filme animado é baseado, eu reparei que tem ali conteúdo muito interessante que podia ser adaptado pela Disney.


Na verdade, o que o filme precisava era de uma sequela em serie de TV, nos anos 90.


Esta série tinha que ignorar o que ia ser estabelecido em "Os Filhotes da Selva" * e "O Livro da Selva 2" **.

* excepto a versão jovem do Shere Khan.

** excepto o nome "Shanti" dado à menina da Aldeia dos Homens e a sua mãe.


Podia ser assim:

  • O Mogli vivia na Aldeia dos Homens e ia visitar sempre que quisesse a sua família de lobos e os seus amigos na selva (Balu, Baguera, o filho do Coronel Toti, o quarteto de abutres). E enfrentava os seus inimigos do filme (Shere Khan, Rei Lu, e, raramente, o Casca).
  • O Mogli conhecia também novos animais na serie, quer sejam inimigos ou aliados.
  • Alguns dos episódios podiam ser baseado nas histórias de Kipling em que o filme animado é baseado.
  • A serie explicava porque é que o Shere Khan odeia os humanos.
  • O Mogli era o único que percebe o que os animais dizem, porque foi criado por eles na selva.
  • A Shanti tinha o pai e a mãe, na qual o pai era caçador, mas ele e os outros caçadores da Aldeia dos Homens caçam legalmente. Eu sei que na verdadeira Índia, a coisa é o oposto.
  • A Shanti tinha o design dela do clássico original. Ela e o Mogli ainda não eram um casal, embora um gosta do outro. Além disso, ela também estava interessada nele, por causa das histórias que ele contava sobre a selva.
  • O Mogli era criado por um pastor de búfalos.
Porquê?

1 º: É uma referencia ao trabalho do Mogli na Aldeia dos Homens, nas histórias de Kipling.

2 º: Eu gostava de ver mais da relação do Mogli com a sua família de lobos (o seu pai Rama, a sua mãe Raksha e os seus irmãos), que nunca foi explorada no clássico original.
  • No último episódio, o Mogli derrotava uma vez por todas o Shere Khan, e no final, mostrava a sua família de lobos e os seus amigos da selva à Shanti. E o Mogli e a Shanti tornavam-se num casal.

Eu acredito que há um universo alternativo em que a Disney fez uma sequela em serie de TV nos anos 90, em vez de uma prequel/spin-off em serie de TV e uma sequela em filme.

E acredito que o meu "eu" nesse universo não tinha criado um Top 5 sobre o que queria ver na sequela do remake (e uma versão actualizada, 3 meses depois), não tinha feito o post sobre a opinião inicial quanto ao remake de "O Rei Leão" e ...

... Não tinha feito este post que acabaram de ler.


E chegamos ao fim. Gostavam de ter visto uma sequela em serie de TV de "O Livro da Selva"? Ou preferem "Os Filhotes da Selva" e "O Livro da Selva 2"? Metam gosto, partilhem e/ou comentem. Até à próxima.


Actualização de 25/07/2019.

Eu tenho que aceitar as razões porque os criadores de "Os Filhotes da Selva" (1996-1998) e "O Livro da Selva 2" (2003) queriam fazer essas sequelas.

"Os Filhotes da Selva" - Mostrar a infância de alguns dos animais que o Mogli conheceu no filme.

"O Livro da Selva 2" - Revelar o nome da menina da Aldeia dos Homens e que o Mogli pode visitar os seus amigos da Selva.

Porque são fás, e estão fazer o que querem fazer.


Eu é que tenho uma visão diferente do que deveria ter acontecido ao Mogli depois de entrar para a Aldeia dos Homens.

No que toca ao remake de 2016 e a sua sequela, façam o que quiserem.

Sem comentários :