sábado, 26 de agosto de 2017

Carros 3 - Critica sem Spoilers

Um aviso: Nos filmes que estou mais ansioso de ver no cinema, vou fazer 2 criticas: a 1 ª é sem Spoilers e a 2 ª, será com Spoilers.  Portanto vocês, vão ler esta critica sem Spoilers.


Olá, pessoal! Hoje consegui ver uma das estreias mais aguardadas para mim "Carros 3". Não pude ver mais cedo, pouco depois da altura em que estreou, por motivos pessoais. Mas consegui ver.

Antes de falar sobre o filme, deixem-me falar sobre a curta "Lou", que antecede o filme. Eu fiquei bastante surpreendido a temática anti-bullying do curta. Gostava tanto que houvesse um Lou nos infantários e nas escolas primarias (eu pelo menos gostava, porque era vitima de Bullying, quando andava na escola). Agora voltamos ao filme.

A nova aventura de Mcqueen é bem longe de ser um "desastre de roteiro" como "Carros 2" (2011) foi. O facto curioso é que este novo filme é uma sequela directa de "Carros" (2006), ele não menciona nada do 2 º filme, tirando a menção do Doc ter falecido antes dos eventos do 2 º, por causa da morte do actor Paul Newman, em 2008, que lhe dava a voz. Uma coisa que notei foi o facto de que o Mate, que foi protagonista no 2 º filme, neste tem um papel mais pequeno que nos anteriores. Talvez porque ele não resultou como protagonista no 2 º filme, ele tenha um papel mais pequeno neste novo filme. Isso não me incomodou para dar mais foco na relação de Mcqueen e Cruz Ramirez.

Falando nestes 2, o roteiro do filme aborda muito bem o tema sobre a passagem de gerações. Eu fiquei bastante impressionado na corrida final. E vé-se bem que a Pixar conseguiu terminar o franchise com dignidade.

Na parte visual, gostei muito da diferença visual entre os corredores experientes e os novatos e o que está relacionado com eles. E apanhei os 3 easter eggs mais recorrentes do estúdio, o camião do Pizza Planet, A113, e uma referencia ao próximo filme do estúdio, "Coco".

Portanto, "Carros 3" é bom. Está longe ser uma péssima sequela como "Carros 2" foi, mas estou na duvida se está ao nível do "Toy Story 3" (2010) ou ao mesmo nível das outras ("Toy Story 2 - Em Busca de Woddy", 1999, "Monstros - A Universidade", 2013, "À Procura de Dory", 2016). Se calhar com o o tempo, irei dizer a minha escolha.

Nota: Tem cena no fim dos créditos do filme.

Em breve, irei fazer uma critica com Spoilers. Estejam atentos para quem viu o filme.

Sem comentários :