quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Porque é que estes 2 atores de "Regresso ao Futuro" não voltaram para as sequelas?

 

Como todos nós sabemos, "Regresso ao Futuro" (1985) fez tanto sucesso nas bilheteiras que deu origem a 2 sequelas, "Regresso ao Futuro II" (1989) e "Regresso ao Futuro III" (1990), e que foram gravadas em simultâneo.

Mas quem são os 2 atores do 1º filme que não voltaram para as sequelas?


O 1º foi Crispin Glover, que interpretava George McFly, o pai do Marty (Michael J. Fox), o protagonista dos filmes.


Ele manifestou interesse, mas não conseguiu chegar a um acordo com os produtores quanto ao seu salário.

Ele afirmou numa entrevista em 1992 no "The Howard Stern Show" que a oferta mais alta dos produtores foi de US$ 125.000, menos da metade do que foi oferecido aos outros membros do elenco que regressaram.

Desde então, Gale afirmou que as exigências de Glover eram excessivas para um ator do seu status profissional na época.


Mas, numa entrevista ao programa "Opie and Anthony" em 2013, Glover afirmou que a principal razão para não fazer as sequelas foi uma discordância filosófica sobre a mensagem do 1º filme; Glover sentiu que a história recompensou os personagens com ganhos financeiros, como a carrinha do Marty, em vez de amor.


Em vez de excluir George do filme, Zemeckis usou imagens filmadas anteriormente de Glover do primeiro filme, bem como novas imagens do ator Jeffrey Weissman, que usou próteses, incluindo queixo, nariz e maçãs do rosto falsos para se parecer com Glover.

Várias técnicas foram usadas para ofuscar a filmagem de Weissman, como colocá-lo em segundo plano em vez de em primeiro plano, fazê-lo usar óculos escuros e pendurá-lo de cabeça para baixo.


Insatisfeito com isso, Glover entrou com uma ação judicial contra os produtores do filme, alegando que eles não eram donos da sua imagem nem tinham permissão para usá-la.


Como resultado do processo, existem agora cláusulas nos acordos coletivos do Screen Actors Guild afirmando que os produtores e atores não estão autorizados a usar tais métodos para reproduzir a imagem de outros atores.

A ação legal de Glover, embora resolvida fora dos tribunais, tem sido considerada um caso-chave nos direitos de personalidade para atores com uso crescente de efeitos especiais aprimorados e técnicas digitais, em que os atores podem ter concordado em aparecer numa parte dum filme ou duma série, mas têm as suas semelhanças a serem usadas noutro sem o seu consentimento.


A 2ª foi Claudia Wells, que interpretou a namorada de Marty, Jennifer Parker.


Ela planeava repetir o papel, mas recusou por motivos familiares - supostamente para cuidar da sua mãe, que estava doente com cancro no momento das filmagens do segundo filme.

Os produtores escalaram Elisabeth Shue, o que envolveu regravar a cena final do primeiro filme para o início do 2º. A cena regravada é quase idêntica à original, com apenas pequenas diferenças.

Exemplos:

  1. O Marty não tem um relógio de pulso no inicio do 2º filme enquanto no final do 1º, tem;
  2. Após o Marty perguntar ao Doc (Christopher Lloyd) se ele e a Jennifer vão ser imbecis, no inicio do 2º filme, o Doc pensa um pouco antes de responder-lhe, enquanto no final do 1º, ele já responde mal o Marty acaba a pergunta;
  3. A Jennifer fica chocada quando ouve o Doc a dizer "São os vossos filhos. Alguma coisa tem que ser feito por eles!" enquanto no final do 1º filme, ela fica indiferente ao que o Doc disse.


Wells voltou a atuar com um papel principal no filme independente "Still Waters Burn" (2008). 

Em 2011, ela finalmente teve a oportunidade de repetir o seu papel do primeiro filme, 26 anos após a sua última aparição na série de filmes, ao dar a voz á Jennifer na sequela em videojogo "Back to the Future: The Game" (2010-2011), da Telltale Games.


Então é tudo.

Um Bom Abraço e Até á Próxima!

Sem comentários :