Em 1996, antes de Mike Myers ter sido escolhido como a voz do personagem-título de "Shrek" (2001), a DreamWorks contratou o ator e comediante Chris Farley para fazer a voz do ogre.
Farley havia gravado 80 a 90% dos diálogos do personagem, mas morreu em Dezembro de 1997, antes de concluir o projeto. Isso resultaria no descarte do desenvolvimento do filme, como storyboards e sessões de gravação, que custaram apenas US$ 34 milhões.
Em Agosto de 1998, a DreamWorks reformulou o papel com Myers, que insistiu em reescrever completamente o roteiro, para não deixar vestígios da versão de Shrek de Farley.
De acordo com o irmão de Farley, Kevin, em 2015, “O estúdio precisava fazer o que precisava de fazer”, disse ele. “Foi uma altura má, um momento mau… uma tragédia. O Mike fez um ótimo trabalho com Shrek. Ele arrasou tudo.”
Nesse ano, alguém no Youtube chamado "Bedhead Bernie", com a ajuda de John Garbett, um dos produtores originais do filme, divulgou uma cena da versão em que Farley dava a voz ao Shrek.
A cena é uma conversa que o Shrek e o Burro tinham na noite antes de chegarem ao castelo da Dragão para salvarem a Fiona, na qual Shrek revelava mais sobre o seu passado e porquê aceitou o acordo do Farquaad.
Eis aqui: