"Star Wars" é considerado uma das sagas mais icónicas do Cinema. Criada por George Lucas, a 1ª trilogia (1977-1983) revolucionou o cinema de efeitos especiais e o género blockbuster, além de, juntamente com a sua 2ª trilogia (1999-2005), se ter tornado um fenómeno da Cultura Pop.
Mas sabiam que antes de George Lucas vender a Lucasfilm á Disney em 2012, ia haver uma serie animada para todas as idades que ia ser um meta-comentário cómico dos filmes?
Vamos saber esta história.
Em Junho de 2009, depois de receber um prêmio visionário em Chicago, Illinois, Santroppers.com, um site feito por fás da saga, numa entrevista com George Lucas, perguntaram se iríamos ver um novo filme de Star Wars.
Lucas respondeu:
"Nós, estamos fazendo televisão agora, mas novamente, eu disse às pessoas antes, Star Wars - as longas-metragens são realmente a história de Anakin Skywalker.
Essa é toda a história e é claro que ele está morto agora, então não há para onde ir com isso.
E agora com Clone Wars e uma serie de imagem real que estou a trabalhar agora, e outra serie de animação que estou a trabalhar, podemos explorar diferentes zonas do Star Wars..."
As diferentes zonas eram as seguintes: algum tempo após a estreia de "Episódio III - A Vingança dos Sith" (2005), Lucas, que sempre conhecia as montanhas e montanhas de piadas e paródias das suas trilogias, decidiu desenvolver um projeto que gozava com o seu próprio trabalho.
Originalmente chamado "Star Wars Squishies" (um referencia obvia a um dos 12 Princípios Básicos da Animação, Esborrachar e Esticar), Lucas chamou Seth Green e Matt Seinreich, criadores da série animada PARA ADULTOS "Robot Chicken" (2005-presente), na qual Lucas era fá do episódio que parodiava a sua saga.
Anunciado em Abril de 2010 com Todd Grimes, realizador de vários episódios de "De Volta á Balburdia na Quinta" (2007-2011), a serie começou a vida com o conceito de "Seinfeld" (1989-1998) no espaço, nos dando uma espreitadela nas vidas mundanas de pessoas comuns ao redor da galáxia de Star Wars.
Para manter cada episódio atualizado e em constante mudança, foi decidido dividir cada episódio em 3 partes distintas de 6 minutos, com cada parte vinculada a um dos 3 locais principais: Coruscant, Tattoine e a Estrela da Morte.
O plano original era não ter personagens importantes de Star Wars.
Mas os escritores não puderam evitar e, antes que percebessem, versões cômicas de todos os personagens reconhecíveis da saga se tornaram o elenco principal.
Lucas estava intimamente envolvido com o desenvolvimento do programa, continuamente lançando ideias para a sala dos roteiristas e passando horas com eles todos os dias.
Para ele, nada era sagrado.
Desde que estivesse entre o já citado "A Vingança dos Sith" e "Episódio IV - Uma Nova Esperança" (1977) e fosse apropriado para todas as idades, ele estava aberto a fazer praticamente qualquer coisa por diversão.
As suas sugestões eram muitas vezes excêntricas, desafiando regularmente os escritores e artistas a quebrar as convenções, incentivando-os a tornar a galáxia de Star Wars com o máximo de estética possível e apenas escolhendo o que ele mais gostava.
Ele criou um produto final com o estilo de arte distinto e, às vezes, até intencionalmente conflitante.
O trailer da série, agora chamado "Star Wars Detours" foi mostrado em Agosto de 2012 na Star Wars Celebration VI, a mega convenção de tudo que é Star Wars, na qual foi bem-recebido por fás e na qual George Lucas fez uma aparição surpresa para falar sobre a serie.
A equipa já tinha terminado 26 episódios e com 13 na produção.
Com uma serie pronta para estrear, porque é não estreou?
Como os fás da saga sabem, George Lucas vendeu a Lucasfilm á Disney em 30 de Outubro de 2012.
E em 11 de Março de 2013, a Lucasfilm anunciou que a série havia sido adiada devido ao lançamento da trilogia de sequências.
Na MegaCon 2014, os criadores do Robot Chicken reafirmaram que Star Wars Detours seria lançado em algum momento, com mais de trinta episódios planejados.
Em Abril do mesmo ano, Seth Green e Matthew Senreich revelaram que a Lucasfilm achava que seria contraproducente passar 3 anos apresentando às crianças uma visão cômica e desconstrucionista de personagens que eles deveriam levar a sério após o lançamento do Episódio VII. . Acreditando que "Detours" era atemporal, os dois estavam confiantes de que a sua apresentação de personagens como Darth Vader como gerentes intermediários sitiados poderia esperar até que a apresentação sincera da 3ª trilogia de Star Wars terminasse.
Em Outubro de 2015, a dobradora Felicia Day mencionou durante uma transmissão ao vivo no seu canal do YouTube que, até onde ela sabia, a série havia sido cancelada.
Em Junho de 2018, no entanto, a Lucasfilm registrou uma nova marca registrada para a série.
Em Outubro de 2019, Seth Green expressou as suas dúvidas em relação a um possível lançamento, pois tinha a impressão de que, após a aquisição de 2012 pela Disney, a Lucasfilm não estava mais interessada em "esse tipo de comédia desconstrutiva coexistindo com essas interpretações sinceras dos personagens ," a menos que uma forte demanda surgisse da comunidade de fãs.
Numa entrevista em Junho de 2021 à Entertainment Weekly, Green disse que não esperava mais que a série fosse lançada, citando a falta de interesse dos executivos da Disney/Lucasfilm. Ele também especulou que os episódios finalizados teriam que ser retrabalhados para serem apropriados para o Disney+.
Portanto, talvez possamos ver esta serie no futuro.
Para terminar, eis aqui o trailer da serie:
Acho que ia gostar de ver esta serie. Parecia-me ser muito engraçada.
E vocês? Queriam ver esta série ou não?
Escrevam nos comentários, se quiserem.
Então é tudo.
Um Bom Abraço e que a Força esteja convosco.