Quando "Kangaroo Jack" (2003) foi lançado nos cinemas, o filme recebeu criticas extremamente negativas por críticos de cinema e pais por conter cenas demasiado fortes para uma comédia para todas as idades.
Por acaso existe uma razão porquê, e vamos saber esta história.
Em 1998, os roteiristas Scott Rosenberg e Steve Bing escreveram um roteiro para uma comédia para M/16 Anos chamada "Down and Under" sobre 2 amigos que eram péssimos mafiosos e acabam no Outback Australiano.
O filme era inspirado em comédias de mafiosos como "Fuga á Meia-Noite" (1988).
Jerry Bruckheimer, produtor de inúmeros filmes como "Top Gun - Ases Indomáveis" (1986) e "Piratas das Caraibas" (2003-2017) e series como "CSI" (2000-2015), aceitou produzir o filme.
De acordo com Jerry O'Connel, que interpretou Charlie, um dos protagonistas do filme, "Down and Under" estava cheio de profanidade, sexo, e era muito, muito engraçado.
Se quiserem ler o roteiro, cliquem aqui.
Mas porque é que mudaram?
Após as filmagens na Austrália entre Setembro de 2001 e Fevereiro de 2002, o filme foi mostrado em audiências-teste.
O publico não gostou, exceto de uma piada que envolvia um canguru.
Nessa altura, a Disney lançou a comédia "Herança Canina" (2002).
Nesse filme, tem uma cena em que o protagonista Ted Brookes (Cuba Gooding Jr.) tem um sonho em que os cães falam.
Acontece que todos os trailers e anúncios de TV de "Herança Canina" focavam mais nessa cena, o que levou muitos pais a pensar que era um filme estilo "Dr. Dolittle" (1998).
O filme fez um sucesso na bilheteira por causa dessa confusão, apesar das criticas negativas que recebeu.
Isto deu a Bruckheimer uma ideia na qual contou ao CEO da Warner Bros. na altura, Alan Horn:
"Vamos por o canguru a falar" era essa a sua ideia.
Ele achou que repetir a mesma "estratégia" de marketing de "Herança Canina" era uma boa ideia.
O filme foi rescrito para ser mais leve e em vez do canguru ser um personagem menor, ele ia ser o personagem-título do filme.
A Warner investiu em $10,000,000 em refilmagens para tirar a profanidade do filme, e substituir o canguru, que era um animatrônico, para um personagem feito em computador.
E para repetir o marketing de "Herança Canina", eles adicionaram uma cena em que Charlie sonha que o canguru consegue falar e fazer rap.
No verão de 2002, o filme, agora chamado "Kangaroo Jack", foi exibido em audiências-testes.
Desta vez, eles gostaram.
Ao longo daquele ano, o marketing do filme aumentou, e olhem o quanto isto é familiar:
Todos os trailers e anúncios de TV mostravam sempre a cena do sonho, e todo a campanha de marketing apresentava o filme como uma aventura divertida na Austrália com 2 melhores amigos e um canguru que fala e faz rap o filme inteiro.
Isto ainda foi pior do que "Herança Canina"...
Todas as crianças norte-americanas eram obrigadas a verem os anúncios de TV sempre que iam ver o Cartoon Network ou o Nickelodeon.
Quando o filme foi lançado em 2003, o filme foi também extremamente mal recebido por críticos de cinema e pais por causa da sua campanha de marketing mentirosa.
Mas apesar disso, o filme foi um sucesso de bilheteira, que até ganhou uma sequela animada para Home Video, "Kangaroo Jack: G'Day U.S.A.!" (2004), que é considerado um pouco melhor que o 1º filme, por não enganar o seu público-alvo sobre o que quer ser (um filme para todas as idades).
Mesmo que nunca saibamos como "Down and Under" seria, eu acho que deviam ter mantido essa versão do que tentar fazer daquilo um filme para toda a família.
E é tudo.
Vocês já viram este filme? Se viram, o que é que acharam?
Escrevam nos comentários, se quiserem.
Um Bom Abraço e Até á Próxima!