Aviso: Se eu tivesse que explicar a história detalhada, mais valia partilhar a pagina do Wikipédia (em inglés) do filme. E quero avançar para a melhor parte que está no final.
"The Thief and the Cobbler" ("O Ladrão e o Sapateiro" numa tradução literal) é um filme de animação inacabado dirigido pelo animador Richard Williams, que muitos fás de animação conhecem como o realizador da animação de "Quem Tramou Roger Rabbit" (1988).
A sinopse (sem spoilers) é a seguinte:
Na Cidade Dourada, Tack, um jovem sapateiro mudo, após um mal-entendido, conhece a princesa Yum-Yum. Ambos se apaixonam, para inveja do grão-vizir ZigZag, que quer casar-se com a princesa para se apoderar do reino deles.
Após um ladrão, sem nome revelado, azarado mas persistente (que também é mudo) tentar roubar as 3 bolas douradas que protegem o reino, mas perde-las para o traiçoeiro ZigZag, o casal é mandado pelo pai da princesa, o Rei Nod, numa missão para salvar o reino deles, que envolve uma profecia antiga.
Originalmente concebido em 1964, o filme (que era um projeto de sonhos de Williams) entrou e saiu de produção por 28 ANOS devido ao financiamento independente e à animação ambiciosamente complexa.
É o 2º filme a bater o recorde de inferno de desenvolvimento. Só perde para "The Other Side of the Wind" (2018) que demorou 48 anos.
Foi finalmente colocado em produção total em 1989, quando a Warner Bros. concordou em financiar e distribuir o filme.
No entanto, quando a produção ultrapassou o orçamento e atrasou o cronograma em 1992, o filme foi fortemente cortado e reeditado às pressas pelo produtor Fred Calvert sem o envolvimento de Williams.
Foi finalmente lançado em 1993 pela Allied Filmmakers sob o título "The Princess and the Cobbler" ("A Princesa e o Sapateiro" traduzido literalmente).
Dois anos depois, a Miramax Films, subsidiária da Disney, lançou outra reedição intitulada "O Cavaleiro das Arábias".
Ambas as versões foram fracassos nas bilheterias e receberam críticas aceitáveis.
Em 2013, a Academia arquivou o workprint de 35 mm de Richard Williams.
Este reconheceu a reputação reabilitada do filme, graças a projetos como a popular edição-fã do animador Garrett Gilchrist, "The Recobbled Cut" (2006, 2007, 2013) e o documentário "Persistence of Vision" (2012), de Kevin Schreck, que explica mais a fundo a produção do filme.
Em baixo está o workprint de Williams do filme disponibilizado pelo canal no Youtube de Gilchrist "TheThiefArchive", e que também pode ser encontrado no DVD de "Persistence of Vision".
Vendo este vídeo de 1h30m (se quiserem ver), temos que admitir que Williams não desperdiçou 28 anos da sua vida para criar, talvez, o melhor filme de animação alguma vez feito.
Mas isso depende da opinião de quem viu este vídeo.
Ponham em fullscreen, recostem-se nos vossos sofás ou cadeiras, preparem umas bebidas e umas pipocas (se quiserem) e começa o filme!