sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

A minha interpretação sobre o final de "2001"

Aviso: Isto contêm SPOILERS.



Eu ainda me lembro de quando vi pela 1ª vez, a obra-prima de Stanley Kubrick "2001 - Uma Odisseia no Espaço" (1968).

Foi em 2009. Eu tinha 14 ou 15 anos, e o filme estava a passar na RTP 2 num sábado à noite.

A cena era a morte do Hal 9000 (voz de Douglas Rain) e a viagem "alucinante" que Dave Bowman (Keir Dullea) fazia depois disso.

Não pude ver o resto porque precisava de dormir.

Só foi alguns meses depois (Setembro desse mesmo ano) que eu vi o filme numa cassete de 1974 que estava na biblioteca da secundaria que eu andava.

Eu vi o filme completo.

Depois de terminado, eu tinha dito que gostava do filme excepto do final. Mas apesar de dizer isso, aquele final nunca saiu da minha cabeça. Será que eu odiava mesmo aquele final?

Ao pesquisar sobre o filme, percebi que não odiava o filme mas estava a procurar uma explicação sobre aquele final.

Stanley Kubrick disse que não valia fornecer pistas sobre aquele final, porque o interessante era cada pessoa vir com a sua interpretação sobre aquele final.

Então qual é a minha?


Eu acho que, ao seguir o monólito (paralelepípedo preto) após desligar o Hal, o Dave foi sugado por um buraco negro criado pelos misteriosos extraterrestres que também criaram os monólitos.

A razão porque os extraterrestres apanharam-no foi para estuda-lo.

Afinal, ele foi o 1 º humano a atravessar Jupiter, o maior planeta da nossa galáxia.

O Dave imaginava como ele gostava de ter morrido. Seria num quarto na Terra e não em pleno espaço exterior.

Os extraterrestres, ao verem o que ele queria, deram-lhe essa fantasia.

E durante 10 minutos, enquanto ele estava a viver essa fantasia, ele estava a envelhecer muito rapidamente para se transformar numa criança-estrela.

A criança-estrela deve simbolizar o ser humano que aceita a Morte como parte da Vida e não como algo maléfico.

E Dave, agora uma criança-estrela, observa a Terra, aguardando outros humanos que não têm MESMO medo de morrer, transformaram-se em crianças-estrelas para se juntarem a ele e a outras crianças-estrelas antes dele.


É apenas é a minha interpretação.

E qual é a vossa?

Um Bom Abraço e Até à Próxima.

Sem comentários :