Stop Motion em inglês ou quadro-a-quadro é uma técnica de animação muito usada com recursos de uma máquina fotográfica ou de um computador.
Utilizam-se modelos reais em diversos materiais, sendo os mais comuns a madeira de árvore que tenha troncos e a massa de modelar modelos (ou figuras LEGO como na imagem acima).
No cinema o material utilizado tem de ser mais resistente e maleável visto que os modelos precisam durar meses, pois os eventos de moda para cada um tem um desgaste diferente.
Nem toda as animações em stop motion são compostas apenas por objectos, actores humanos também podem ser utilizados. São necessários aproximadamente 24 quadros para criar um segundo de animação. Dependendo do processo, são tiradas até 600 fotos ou mais dos artistas.
Os modelos são movimentados e fotografados quadro a quadro. Esses quadros são posteriormente montados em uma película cinematográfica, criando a impressão de movimento. Nessa fase, podem ser acrescentados efeitos sonoros, como fala ou música.
É uma técnica que vários realizadores com experiência em cinema live-action (ex: Tim Burton e Wes Anderson) gostam de usar quando querem fazer filmes de animação.
Para comemorar o lançamento de "Mr. Link", a nova animação da Laika, que estreia esta semana, (cliquem aqui para rever o trailer) decidi fazer uma lista de filmes animados em Stop-Motion que eu vi.
Para comemorar o lançamento de "Mr. Link", a nova animação da Laika, que estreia esta semana, (cliquem aqui para rever o trailer) decidi fazer uma lista de filmes animados em Stop-Motion que eu vi.
E vai haver uma menção honrosa no final da lista.
Aviso: LEIAM AS FAIXAS ETÁRIAS! É preciso evitar irresponsabilidade parental.
M/ 6 Anos
Dirigido por: Henry Selick.
(Não foi dirigido pelo Tim Burton. Cliquem aqui para perceberem).
Jack Skellington é o Rei das Abóboras na cidade de Haloween. Ele está aborrecido de repetir sempre as mesmas coisas todos anos para celebrar a Noite das Bruxas. Certo dia, por acaso, ele descobre a cidade do Natal e fica tão impressionado com a ideia do Natal, com a alegria, com a música e com a boa disposição que os seus olhos contemplam...! De regresso a casa, Jack conta a toda a sua cidade que viu, mas aí, nem ele nem ninguém é capaz de perceber realmente o espírito do Natal.
A Noiva-Cadáver (2005)
M/ 12 Anos
Dirigido por: Tim Burton e Mike Johnson.
Algures no séc. IX, depois de ensaiar desastradamente o seu próprio casamento o jovem noivo Victor vai para o bosque praticar e simula a cerimónia enfiando a aliança num galho. Para seu espanto e desespero o galho era mesmo um dedo da Noiva Cadáver, que alega agora ser a sua noiva legal. Arrastado para a Terra dos Mortos, Victor é forçado a casar-se com a misteriosa Noiva Cadáver, enquanto a sua verdadeira noiva Victoria o espera desolada na terra dos vivos.
Coraline e a Porta Secreta (2009)
M/ 6 Anos
Dirigido por: Henry Selick.
Enfadada na sua nova casa, Coraline Jones um dia encontra uma porta secreta. Através dela tem acesso a uma outra versão da sua própria vida, a qual aparentemente é bem-parecida com a que leva. A diferença é que neste outro lado tudo parece ser melhor, inclusive as pessoas com quem convive. Coraline empolga-se com a descoberta, mas logo descobre que há algo de errado quando a sua mãe alternativa tenta aprisioná-la neste novo mundo.
O Fantástico Sr. Raposo (2009)
M/ 6 Anos
Dirigido por: Wes Anderson.
O Senhor Raposo adorava caçar o tipo de animais de quintas que raposas comem, até a Senhora Raposa ter-lhe dito que estava prenha. Ele decidiu abdicar daquilo que era bom, para a segurança da cria que iam ter. 12 anos-raposa depois (2 anos humanos), ele, agora pai de um rapaz chamado Cinza, trabalha como colunista num jornal local. Cansado da vida que leva agora, ele decide voltar aos velhos tempos para melhorar a condição financeira da família. Então ele decide roubar o ganha-pão de 3 agricultores mal-humorados: Boggis, um criador de galinhas, Bunce, que cria perus e só come fígado de ganso, e Bean, que cultiva maçãs . Quando os 3 descobrem os roubos, decidem extermina-lo e o Senhor Raposo, com a ajuda da sua família e dos habitantes locais, decide contra-ataca-los.
Paranorman (2012)
M/ 6 Anos
Dirigido por: Chris Butler e Sam Fell.
Uma pequena cidade vê-se cercada de zombies. Quem poderá ajudar? Apenas o incompreendido Norman, que é capaz de falar com os mortos. Além de zombies, ele terá de lidar com fantasmas, bruxas e, pior que tudo, adultos idiotas, para salvar a sua cidade de uma maldição secular. Mas este jovem que fala com espíritos pode ver as suas actividades paranormais levadas ao limite.
Frankenweenie (2012)
M/ 12 Anos
Dirigido por: Tim Burton.
Depois de perder inesperadamente o seu cão Sparky, o jovem Victor recorre aos poderes da ciência para trazer o seu melhor amigo de volta à vida – com uns pequenos ajustes. Ele tenta esconder a sua criação pessoal, mas quando Sparky sai à rua, os colegas de escola de Victor, os professores e a cidade inteira apercebem-se que ter uma nova pata no mundo dos vivos pode ter consequências monstruosas.
Os Monstros das Caixas (2014)
M/ 6 Anos
Dirigido por: Graham Annable e Anthony Stacchi.
Ponte de Queijais é uma cidade cujos habitantes, endinheirados e cheios de classe, têm um gosto especial por queijos exóticos. Debaixo desta grande metrópole, em cavernas subterrâneas, vivem os monstros das caixas, uma comunidade de adoráveis criaturas que, para além da sua enorme propensão para a felicidade, gostam de vestir caixas de cartão como se fossem carapaças. Quando um menino órfão é encontrado num subterrâneo, estes estranhos seres adoptam-no como se fosse um deles, dando-lhe o nome de Ovos. Todos convivem pacificamente até ao dia em que um perverso exterminador do mundo de cima decide erradicá-los definitivamente e "salvar" a cidade daquela terrível "praga" de monstruosidades. Cabe ao Ovos, o único ser humano que os conhece verdadeiramente, poder provar a todos que não passa apenas de um mal-entendido.
Anomalisa (2015)
M/ 18 Anos
Dirigido por: Charlie Kaufman e Duke Johnson.
Michael Stone é um palestraste motivacional que acaba de chegar à cidade de Connecticut. Ele segue do aeroporto directo para o hotel, onde entra em contacto com um antigo caso para que possam se reencontrar. A iniciativa não dá certo, mas Michael logo se insinua para duas jovens que foram ao local justamente para ver a palestra que ele dará no dia seguinte. É quando ele conhece Lisa, por quem se apaixona.
Kubo e as Duas Cordas (2016)
M/ 6 Anos
Dirigido por: Travis Knight.
Kubo vivia uma normal e tranquila vida numa pequena aldeia no Japão com a sua mãe, até que um espírito vingativo do passado muda completamente a sua vida, ao fazer com que todos os tipos de monstros o persigam, o que resulta na morte da sua mãe. Agora, para sobreviver, Kubo terá de encontrar uma armadura mágica que foi usada pelo seu falecido pai, um lendário guerreiro samurai.
Ilha de Cães (2018)
M/ 12 Anos
Dirigido por: Wes Anderson.
Atari Kobayashi é um garoto japonês de 12 anos de idade. Ele mora na cidade de Megasaki, sob tutela do seu tio, o corrupto presidente Kobayashi. O político aprovou uma nova lei que proíbe os cães de morarem no local, fazendo com que todos eles sejam enviados a uma ilha vizinha repleta de lixo. Mas o pequeno Atari não aceita se separar do seu cão Spots. Ele convoca os amigos, rouba um jacto em miniatura e parte em busca do seu fiel amigo. A aventura vai transformar completamente a vida da cidade.
Menção Honrosa:
Aardman
Considerado uma das maiores referencias na Área da Animação juntamente com a Disney, a Pixar e o Studio Ghibli, este estúdio de animação britânico fundado em 1972 é conhecido pelo uso de Stop-Motion com bonecos de plasticina, nas suas animações (curtas, longas-metragens e series).
Até agora fez 5 longas-metragens feitas em Stop-Motion, todos eles para todas as idades:
- A Fuga das Galinhas (2000);
- Wallace e Gromit: A Maldição do Coelhomem (2005);
- Os Piratas! (2012);
- A Ovelha Choné - O Filme (2015);
- Na Idade da Pedra (2018).
Então é tudo.
Vocês já viram alguns destes filmes? Se sim, não se esqueçam de comentar.
Um Bom Abraço e Até à Próxima.
Vocês já viram alguns destes filmes? Se sim, não se esqueçam de comentar.
Um Bom Abraço e Até à Próxima.