sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

As Crónicas de Prydain

Aviso: Isto não contêm spoilers.

Vocês conhecem "Taran e O Caldeirão Mágico" (1985)?

O único clássico da Disney que não se deve mostrar ás crianças por ser demasiado assustador para os mais novos?

Como eu disse uma vez, eu gosto do filme, mas acho que os livros em que o filme é baseado, podiam ter uma nova adaptação (nem me importo que não seja feito pela Disney, apesar da Disney ainda ter os direitos dos livros), que explicasse coisas importantes dos livros que o filme animado teve que omitir.

"Espera ai, é baseado numa serie de livros?" Perguntam vocês.

Sim é.

“As Crónicas de Prydain” do autor norte-americano Lloyd Alexander.



A história dos livros é a seguinte:

Ambientado na terra fictícia de Prydain, os livros contam as aventuras de Taran, um jovem que trabalha como guardião de porcos de Caer Dalben, que sonha em ser um cavaleiro, na qual passa por uma jornada de amadurecimento enquanto se envolve numa guerra para salvar Prydain de Arawn, o Senhor da Morte de Annuvin.

A serie é composta por 5 livros:
  1. O Livro dos Três (1964)
  2. O Caldeirão Negro (1965)
  3. O Castelo de Llyr (1966)
  4. Taran Errante (1967)
  5. O Rei Supremo (1968)
Acontece que quando mencionei os livros naquela altura, nunca os tinha lido.

Nunca, até semana passada.

Então o que achei dos livros?

Lloyd Alexander criou aqui uma serie de livros que consegue transmitir muito bem as emoções de Alegria, Tristeza (especialmente os 2 últimos) e Medo.

Embora nunca tenha lido "O Senhor dos Anéis" de J. R. R. Tolkien ou visto a trilogia de adaptações para cinema do Peter Jackson (2001-2003), eu notei ali a influencia da obra de Tolkien nestes livros.

(Para não mudar de assunto, cliquem aqui para saberem a extrema importância de "O Senhor dos Anéis" na Literatura de Fantasia. Tenho que me lembrar de ler os livros e/ou ver os filmes.)

Saindo da Terra-Média e voltando a Prydain...

É uma serie de livros muito boa, Lloyd Alexander consegue criar coincidências muito boas para os personagens se meterem mais em apuros de que tira-los, a história de amor entre Taran e Ilone está muito bem desenvolvida e o final do ultimo livro quase me deu vontade chorar de alegria (e um bocado de tristeza).

Agora é só aguardar mais novidades em relação à nova adaptação para cinema dos livros que a Disney anunciou em 2016.

Se vocês ainda não leram os livros, aproveitem que vale muito a pena.

Então é tudo.

Um Bom Abraço e Até à Próxima!

Sem comentários :