sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

"Calvin & Hobbes" alguma vez será adaptado para o cinema?


Uma coisa todos nós sabemos: qualquer obra literária que nós conhecemos, um dia pode vir a ser adaptado para o Cinema ou para a Televisão.

No que toca a tiras de banda desenhadas, nós já vimos esse caso, quer seja para o bem ou para o mal, com "Garfield" de Jim Davis e "Peanuts" de Charles Schulz.

Mas então "Calvin & Hobbes"? A tira de banda desenhada escrita pelo americano Bill Watterson entre 1985 e 1995 é considerada uma das melhores tiras de banda desenhada de todos os tempos.

E quase 23 anos após a ultima tira, até agora não vimos uma serie de televisão ou um filme baseado nas tiras. Porquê?


Primeiro tem a haver com a falta de merchandising das tiras.

Como os fás de "Calvin e Hobbes" sabem, ainda que ele obtenha recursos monetários dos seus desenhos, Bill Watterson professa um sentimento anti-capitalista e anti-merchandising e proibiu expressamente a sua editora de vender os direitos para lançar no mercado artigos baseados na BD. 

Por este motivo, Watterson passou vários anos em guerra aberta com a Universal Press, e existem mesmo algumas tiras que fazem referência a esse conflito de forma muito pouco dissimulada.

No final, Watterson não permitiu o lançamento de qualquer merchandising, exceto alguns artigos únicos de edição limitada, como postais e pósteres originais que se tornaram itens de colecionador. 

Ele próprio citou assim: "Na verdade, no começo das tiras, eu não era contra o merchandising, mas cada produto que eu pensei em criar parecia violar o espírito das tiras, contradizendo a sua mensagem, e afastando-me do trabalho que eu amava."


E isso leva ao facto de nunca ter sido planeado uma serie ou um filme baseado nas tiras.

Watterson expressou admiração pela animação como uma forma de arte. Numa entrevista em 1989 no The Comics Journal ele descreveu o apelo de ser capaz de fazer coisas com uma imagem em movimento que não pode ser feita por um simples desenho: a distorção, o exagero e o controle sobre a duração de um evento.

No entanto, embora as possibilidades visuais de animação apelassem a Watterson, a ideia de encontrar uma voz para Calvin deixou-o desconfortável, assim como a ideia de trabalhar com uma equipa de animadores. 

Por isso "Calvin e Hobbes" nunca foi transformado numa série animada.

Watterson declarou, mais tarde, no livro "Os 10 Anos de Calvin e Hobbes" que gostava do fato de que a sua tira era uma "operação de baixa tecnologia, de um homem só", e que ele se orgulhava muito de desenhar todas as linhas e escrever cada palavra por conta própria.

Isso inclui também as ligações por telefone de grandes figuras de Hollywood interessadas numa adaptação para cinema das tiras, incluindo Jim Henson, George Lucas e Steven Spielberg, que nunca foram respondidas.

E, numa entrevista em 2013, Watterson afirmou que, embora ele admire o trabalho da Pixar, tinha "zero interesse" numa adaptação animada, nada de positivo para ele ao fazê-lo.


Por isso é que nunca iremos ver uma adaptação para televisão ou para cinema da tira.

Mas é melhor assim. As tiras tem uma simplicidade que possivelmente uma adaptação podia estragar a visão que qualquer fá tem sobre as aventuras do rapaz de 6 anos e do seu amigo tigre (imaginário ou não).

O que é que vocês acham sobre isto? Gostavam de ver uma adaptação de "Calvin & Hobbes" ou não? Escrevam nos comentários o que acham e até à próxima!

Sem comentários :