Bem, nos últimos meses, estive a fazer uma reflexão em relação a esse post.
E descobri quem é o verdadeiro responsável por ter feito a Disney abandonar a Animação a Lápis.
Foram os fás da Animação a Lápis.
"Não, João, a Pixar é que foi a responsável" é o que eles devem estar a pensar agora ao lerem isto.
Eu estou a dizer a verdade, foram vocês.
Porquê?
Vamos viajar atrás no tempo até 1995.
Em Novembro, estrearia o filme "Toy Story - Os Rivais", a 1 ª longa metragem da Pixar, nos cinemas americanos, certo?
Como nós sabemos, o filme foi um sucesso estrondoso nas bilheteiras (mais do que "Pocahontas" da Disney, lançado 5 meses antes).
A razão porque o filme foi um sucesso estrondoso nas bilheteiras, foi o facto de ser a 1 ª longa-metragem 100% animada por computador.
Uma técnica de animação que o espectador médio (nós) nunca tínhamos visto num filme de animação, antes.
Se há coisa que o filme "Pom Poko - A Grande Guerra dos Guaxinins" (1994), do Studio Ghibli, me ensinou foi que há certas mudanças na sociedade que são inevitáveis, e a única solução de vida que temos é adaptarmos-nos, mesmo que não faça metade de nós felizes.
E foi o que a Disney fez: adaptou-se, ao saber como o publico estava mais interessado em Animação por Computador do que Animação a Lápis.
Ou seja, vocês, os fás da Animação a Lápis, é que fizeram essa mudança na animação da Disney. E na verdade, vocês estão com remorsos por causa disso. Mas não sabiam.
Oiçam, eu sei que estou a ser muito julgador, mas porque é que os fás de Animação a Lápis que querem ou estão a estudar Animação, não vão trabalhar para a Walt Disney Animation Studios (se tiverem sorte) e digam "Eu tenho uma ideia para um filme e quero que seja feito em animação a lápis"?
É muito melhor do que estarem sempre a queixarem-se "Eu quero que a Disney volte a fazer filmes de animação a lápis".
Lembrem-se que a Mudança está em cada um de nós, e no vosso caso, vocês podem trazer a técnica de animação que vocês são fás.