quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Uma reflexão acerca do post "Animação Tradicional e Animação Por Computador: Qual é o Melhor?"



Vocês se lembram quando, em 1 de Fevereiro de 2017, eu fiz um post acerca qual das 2 técnicas de animação (Lápis ou Computador) é que é o melhor? Cliquem aqui para verem.

Bem, nos últimos meses, estive a fazer uma reflexão em relação a esse post.

E descobri quem é o verdadeiro responsável por ter feito a Disney abandonar a Animação a Lápis.

Foram os fás da Animação a Lápis.

"Não, João, a Pixar é que foi a responsável" é o que eles devem estar a pensar agora ao lerem isto.

Eu estou a dizer a verdade, foram vocês.

Porquê?

Vamos viajar atrás no tempo até 1995.

Em Novembro, estrearia o filme "Toy Story - Os Rivais", a 1 ª longa metragem da Pixar, nos cinemas americanos, certo?

Como nós sabemos, o filme foi um sucesso estrondoso nas bilheteiras (mais do que "Pocahontas" da Disney, lançado 5 meses antes).

A razão porque o filme foi um sucesso estrondoso nas bilheteiras, foi o facto de ser a 1 ª longa-metragem 100% animada por computador.

Uma técnica de animação que o espectador médio (nós) nunca tínhamos visto num filme de animação, antes.

Se há coisa que o filme "Pom Poko - A Grande Guerra dos Guaxinins" (1994), do Studio Ghibli, me ensinou foi que há certas mudanças na sociedade que são inevitáveis, e a única solução de vida que temos é adaptarmos-nos, mesmo que não faça metade de nós felizes.

E foi o que a Disney fez: adaptou-se, ao saber como o publico estava mais interessado em Animação por Computador do que Animação a Lápis.

Ou seja, vocês, os fás da Animação a Lápis, é que fizeram essa mudança na animação da Disney. E na verdade, vocês estão com remorsos por causa disso. Mas não sabiam.

Oiçam, eu sei que estou a ser muito julgador, mas porque é que os fás de Animação a Lápis que querem ou estão a estudar Animação, não vão trabalhar para a Walt Disney Animation Studios (se tiverem sorte) e digam "Eu tenho uma ideia para um filme e quero que seja feito em animação a lápis"?

É muito melhor do que estarem sempre a queixarem-se "Eu quero que a Disney volte a fazer filmes de animação a lápis".

Lembrem-se que a Mudança está em cada um de nós, e no vosso caso, vocês podem trazer a técnica de animação que vocês são fás.

1 comentário :

João Moreira disse...

Eu adoro a animação a lápis, mas também sei a importância da animação por computador nos dias de hoje. Nestes últimos anos, tenho visto muitos filmes animados (de ambos os estilos) e, apesar de adorar o estilo tradicional, também estou a gostar cada vez mais da animação por computador. Muitas técnicas já foram usadas e cada vez surgem mais novas técnicas de animação por computador. Se compararmos o primeiro "Toy Story" com o filme "Coco", ou até mesmo "The Incredibles 2" (os últimos da Pixar), percebemos que houve uma evolução nesse tipo de animação. O que eu quero dizer é que os fãs não passaram a gostar menos da animação por desenho. Simplesmente evoluíram, juntamente com o cinema.
"Antigamente sentia-se mais realismo na animação.", era o que eu dizia. Mas mudei de ideias. O realismo ainda existe. Mas é um realismo diferente. Hoje em dia vê-se filmes animados por computador que são bastante detalhados e parecem bem reais.
O mundo evolui e nós temos que evoluir com ele.