É o 1 º longa de animação dirigido por Jon Favreau, conhecido por dirigir filmes live-action como a comédia familiar de Natal "Elf - O Falso Duende" (2003), "Homem de Ferro" (2008) que começou o Universo Cinemático Marvel (2008-presente) e "O Livro da Selva" (2016), a versão live-action/CGI do clássico da Disney de 1967.
Que técnica de animação foi usada neste filme? Motion-Capture.
*Eu não considero os filmes do Batman dirigidos pelo Joel Schumacher ("Batman Para Sempre", 1995, e "Batman e Robin" 1997) como sequelas dos filmes do Tim Burton mas mais como reboots.
"Happy Feet" (2006)
Ele é mais um realizador que decidiu fazer um filme de animação após uma carreira de filmes em live-action.
Esta lista é sobre os 1 º longas de animação (que eu vi) dirigidos por alguém com uma carreira em filmes live-action.
2 avisos antes de começar:
2 avisos antes de começar:
- Não vai haver nesta lista, filmes que deixaram espaço para uma sequela. Os fás de "Tintim" e de "Ga'Hoole" sabem o que quero dizer.
- Eu inclui as faixas etárias porque estes realizadores sabem que Animação NÃO É UMA COISA PARA CRIANÇAS.
"Polar Express" (2004)
M/ 4 Anos
Dirigido por: Robert Zemeckis.
Conhecido por: Dirigir a trilogia "Regresso Ao Futuro" (1985-1990), "Quem Tramou Roger Rabbit" (1988), "Forrest Gump" (1994), "O Naufrago" (2000), entre outros.
Que técnica de animação foi usada neste filme? Motion-Capture.
Sinopse:
Baseado no livro infantil de Chris Van Alsburg, o filme conta a história de um rapaz (cujo nome nunca é dito no filme) que tem duvidas sobre se o Pai Natal existe ou não. Até que na véspera de Natal, ele nota a chegada de um comboio na rua dele com destino ao Polo Norte, chamado o Polar Express, na qual ele foi convidado para conhecer o Pai Natal.
Voltou a trabalhar em animação após este filme? Sim. Zemeckis usou Motion-Capture nos 2 filmes que vieram a seguir a este, "Bewolf" (2007) e "Um Conto de Natal" (2009). Esses 2 NÃO SÃO PARA CRIANÇAS, ao contrario deste.
"A Noiva Cadáver" (2005)
M/ 12 Anos
Dirigido por: Tim Burton (Não, ele não dirigiu "O Estranho Mundo de Jack", 1993).
Conhecido por: Dirigir "Beetlejuice - Os Fantasmas se Divertem" (1988), a duologia "Batman" (1989-1992)*, "Edward Mãos-de-Tesoura" (1990), "Charlie e a Fabrica de Chocolate" (2005), entre outros.
Que técnica de animação foi usada neste filme? Stop-Motion. Ele já tinha usado em "Vincent" (1982) a 1 ª curta que ele dirigiu quando era animador na Disney.
Sinopse:
Baseado num conto russo do séc: 19, o filme conta a história de Victor Van Dort, um jovem que, depois de ensaiar desastradamente o seu casamento arranjado, vai para o bosque praticar e simula a cerimónia enfiando a aliança num galho. Para seu espanto e desespero, o galho era a mão de uma Noiva Cadáver, que alega agora ser a sua noiva legal. Arrastado para a Terra dos Mortos, Victor é forçado a casar-se com a misteriosa Noiva Cadáver, chamada Emily, enquanto a sua verdadeira noiva Victoria o espera desolada na Terra dos Vivos.
Nomeado ao Óscar de Melhor Filme de Animação 2005 - Perdeu para "Wallace e Gromit: A Maldição do Coelhomem" (2005).
Voltou a trabalhar em animação após este filme? Sim. 7 anos depois, Tim Burton voltou a fazer uma animação em stop-motion, "Frankeenwennie" (2012), baseado na curta live-action que ele fez (1984) a 2 ª que ele fez para a Disney. Também NÃO É PARA CRIANÇAS.
*Eu não considero os filmes do Batman dirigidos pelo Joel Schumacher ("Batman Para Sempre", 1995, e "Batman e Robin" 1997) como sequelas dos filmes do Tim Burton mas mais como reboots.
"Happy Feet" (2006)
M/ 6 Anos
Dirigido por: George Miller.
Conhecido por: Dirigir a saga "Mad Max" (1979-presente?), e "As Bruxas de Eastwick" (1987). Foi o produtor e um dos roteiristas (o outro foi o realizador Chris Noonan) de "Um Porquinho Chamado Babe" (1995) e dirigiu a sequela "Babe: Um Porquinho na Cidade" (1998)
Que técnica de animação foi usada neste filme? CGI.
Sinopse:
Quanto Mumble, um pinguim recém nascido, descobre que não sabe cantar, todos em seu redor ficam preocupados. Mas Mumble, rapidamente descobre ter outro talento: dança sapateado como ninguém. Rejeitado pela sua comunidade, Mumble inicia uma viagem em que descobre a amizade de um grupo meio louco de pequenos pinguins Adelies e a razão da escassez de peixe no oceano que ameaça a sobrevivência da vida na Antárctica.
Vencedor do Óscar de Melhor Filme de Animação 2006.
Voltou a trabalhar em animação após este filme? Sim. 5 anos depois, ele fez a sequela "Happy Feet 2" (2011). Também é para crianças como este.
"O Fantástico Sr. Raposo" (2009)
M/ 6 Anos
Dirigido por: Wes Anderson.
Conhecido por: Dirigir "Os Tenenbaums - Uma Comédia Genial" (2002), "Um Peixe Fora de Água" (2004), "Moonrise Kingdom" (2012), entre outros.
Que técnica de animação foi usada neste filme? Stop-Motion.
Sinopse:
Baseado no livro infantil de Roald Dahl, o filme conta a história do Senhor Raposo que adorava caçar o tipo de animais de quintas que raposas comem, até a Senhora Raposa ter-lhe dito que estava prenha. Ele decidiu abdicar daquilo que era bom, para a segurança da cria que iam ter. 12 anos-raposa depois (2 anos humanos), ele, agora pai de um rapaz chamado Cinza, trabalha como colunista num jornal local. Cansado da vida que leva agora, ele decide voltar aos velhos tempos para melhorar a condição financeira da família. Então ele decide roubar o ganha-pão de 3 agricultores mal-humorados: Boggis, um criador de galinhas, Bunce, que cria perus e só come fígado de ganso, e Bean, que cultiva maçãs . Quando os 3 descobrem os roubos, decidem extermina-lo e o Senhor Raposo, com a ajuda da sua família e dos habitantes locais, decide contra-ataca-los.
Nomeado ao Óscar de Melhor Filme de Animação 2009 - Perdeu para "Up - Altamente" (2009).
Voltou a trabalhar em animação após este filme? Sim. 9 anos depois, Wes Anderson fez "Ilha de Cães" (2018), também em Stop-Motion. Esse NÃO É PARA CRIANÇAS ao contrario deste.
"Rango" (2011)
M/ 6 Anos
Dirigido por: Gore Verbinski.
Conhecido por: Dirigir "The Ring" (2002), a versão americana do filme de terror japonês de 1998 e os 3 primeiros filmes da saga "Piratas das Caraíbas" (2003-2017).
Que técnica de animação foi usada neste filme? CGI.
Sinopse:
O filme conta a história de Rango, um camaleão que vivia uma normal vida de animal de estimação, e que agora enfrenta uma enorme crise de identidade. Afinal de contas, de que serve sonhar alto se sabemos que o nosso propósito na vida é nos diluirmos? Quando acidentalmente Rango se vê na arenosa e 'nervosa' Vila Poeira – um lugar sem lei, habitado pelas criaturas mais astutas e extravagantes do deserto – o pouco corajoso lagarto descobre rapidamente que se distingue dos outros.
Vencedor do Óscar de Melhor Filme de Animação 2011.
Voltou a trabalhar em animação após este filme? Por agora não.
Anomalisa (2015)
M/ 18 Anos
Dirigido por: Charlie Kaufman.
Conhecido por: Escrever o roteiro de filmes live-action como "Quem Quer Ser John Malkovich" (1999) e "O Despertar da Mente" (2004) e dirigiu "Sinédoque, Nova Iorque" (2008).
Que técnica de animação foi usada neste filme? Stop-Motion.
Sinopse:
Baseado na peça auditiva escrita pelo próprio Kaufman, o filme passa-se em 2005 e conta a história de Michael Stone, um palestrante motivacional que acaba de chegar à cidade de Connecticut. Ele segue do aeroporto directo para o hotel, onde entra em contacto com um antigo caso para que possam se reencontrar. A iniciativa não dá certo, mas Michael logo se insinua para duas jovens que foram ao local justamente para ver a palestra que ele dará no dia seguinte. É quando ele conhece Lisa, por quem se apaixona.
Nomeado ao Óscar de Melhor Filme de Animação 2015 - Perdeu para "Divertida-Mente (Inside Out)"
Voltou a trabalhar em animação após este filme? Por agora não.
E chegamos ao fim.
Conhecem outros longas de animação que foram a estreia de algum realizador com experiência em live-action? Não se esqueçam de por gosto, partilhar ou comentar.
Até à próxima!