Aviso que isto contém SPOILERS do filme (pode haver quem ainda não viu o filme).
Primeiro, quem é Vladimir Propp?
Vamos analisar essas 31 funções e como elas se incorporaram no filme "Shrek":
Antes de começar, lembrem-se que, assim como a Jornada do Herói, a Estrutura dos Contos pode e deve ser alterado para cada história. As funções devem servir à necessidade da história e não o contrário. Eles são extremamente flexíveis.
Vamos começar:
Vladimir Propp (São Petersburgo, 29 de Abril de 1895 – São Petersburgo, 22 de Agosto de 1970) foi um académico estruturalista russo.
Ele foi bastante conhecido por ter analisado os componentes básicos do enredo dos contos populares russos visando identificar os seus elementos narrativos mais simples e indivisíveis. Foi um dos expoentes da narratologia. Recolheu vários contos tradicionais até chegar a um "corpus" de 449 contos. Ele procurou uma estrutura nesse corpus e encontra 31 funções.
Vamos analisar essas 31 funções e como elas se incorporaram no filme "Shrek":
Antes de começar, lembrem-se que, assim como a Jornada do Herói, a Estrutura dos Contos pode e deve ser alterado para cada história. As funções devem servir à necessidade da história e não o contrário. Eles são extremamente flexíveis.
Vamos começar:
1 - Abstenção: Um membro da comunidade ou da família do herói deixa a segurança do ambiente doméstico. Este pode ser o próprio herói, ou alguma outra relação que o herói deve resgatar mais tarde. Essa divisão da família coesa injecta tensão inicial no enredo. Isso pode servir como a introdução do herói, tipicamente retratando-os como uma pessoa comum.
No filme, é quando conhecemos o Shrek, e quando descobre a invasão dos personagens de contos-de-fada no pântano. Ele decide sair do seu pântano para dizer ao Farquaad para tirar os personagens de contos-de-fadas que se esconderam lá por causa do vilão.
2 - Interdição: Um edito proibitivo ou comando é passado sobre o herói ('não vá lá', 'não faça isso'). O herói é avisado contra alguma acção.
No filme, é quando as personagens dos contos-de-fadas (excepto o Burro) recusavam-se a dizer ao Shrek onde fica Duloc, com medo de enfrentarem o Farquaad.
3 - Violação da Interdição. A regra anterior é violada. Portanto, o herói não ouviu o comando ou proibiu o decreto. Se cometido pelo Herói por acidente ou mau humor, um terceiro ou um inimigo, isso geralmente leva a consequências negativas. O vilão entra na história através deste evento, embora não necessariamente confrontando o herói. Eles podem ser uma presença oculta e manipuladora, ou podem agir contra a família do herói em sua ausência.
No filme, é quando o Shrek dirige-se para Duloc, orientado pelo Burro. Entretanto, em Duloc, o Farquaad fica a saber da existência da Fiona, e planeia casar com ela para ser o rei perfeito.
4 - Reconhecimento: O vilão faz um esforço para obter o conhecimento necessário para realizar a sua trama. Os disfarces são frequentemente invocados quando o vilão procura activamente por informações, talvez por um item valioso ou para raptar alguém. Eles podem falar com um membro da família que divulga inocentemente uma visão crucial. O vilão também pode procurar o herói no seu reconhecimento, talvez para avaliar suas forças em resposta ao aprendizado de sua natureza especial.
No filme, é quando Farquaad organiza um torneio para eleger quem vai salvar a Fiona por ele. O Shrek interrompe o torneio e derrota todos os concorrentes do torneio. Ai, o Farquaad percebe que o ogre tem as competências precisas para salvar a Fiona no lugar dele.
5 - Entrega: O vilão consegue uma liderança na sua vítima. Um mapa é frequentemente envolvido em algum nível do evento.
No filme, para fazer o Shrek aceitar a missão, o Farquaad ameaça o ogre com cavaleiros prontos a disparar bestas de caça contra ele.
6 - Fraude: O vilão tenta enganar a vítima para adquirir algo valioso. Eles pressionam ainda mais, com o objectivo de enganar os protagonistas e ganhar sua confiança. Às vezes o vilão faz pouco ou nenhum engano e em vez disso resgata uma coisa valiosa para outra.
No filme, é quando o Farquaad, ao ouvir a razão porque o Shrek veio ter com ele, propõe um acordo ao ogre: Em troca da missão do Shrek salvar a Fiona e trazer até ele, Farquaad tira os personagens dos contos-de-fada do pântano dele.
7 - Cumplicidade: A vítima é enganada ou forçada a ceder e inconscientemente ou involuntariamente ajuda o vilão, que agora está livre para ter acesso algum lugar anteriormente fora dos limites, como a privacidade da casa do herói ou um cofre do tesouro, agindo sem restrição no seu truque.
No filme, ao saber, que se recusar, o Farquaad manda os seus cavaleiros dispararem as bestas de caça contra ele, o Shrek pergunta qual é a missão, aceitando.
8 - Vilania ou Necessitado: O vilão prejudica um membro da família, incluindo mas não limitado a sequestro, roubo, estragar colheitas, pilhagem, banimento ou expulsão de um ou mais protagonistas, assassinato, ameaça de casamento forçado, infligir tormentos nocturnos e assim por diante. Simultaneamente ou alternativamente, um protagonista descobre que deseja ou requer algo que falta do ambiente doméstico (poção, artefacto, etc.).O vilão pode ainda estar indirectamente envolvido, talvez enganando o membro da família a acreditar que precisa de tal item.
No filme, não tem isso.
9 - Mediação: Um ou mais dos factores negativos cobertos acima chama a atenção do Herói, que descobre o engano / percebe a falta / aprende dos actos de vilão que ocorreram.
No filme, não tem isso.
10 - Ingrediente de Contracção: O herói considera maneiras de resolver os problemas, buscando um item mágico necessário, resgatando aqueles que são capturados ou impedindo o vilão. Este é um momento decisivo para o herói, que molda suas acções posteriores e marca o ponto em que elas começam a se ajustar ao seu nobre manto.
No filme, não tem.
11 - Partida: O herói deixa o ambiente doméstico, desta vez com um senso de propósito. Aqui começa a sua aventura.
No filme, é quando vemos Shrek a começar a sua jornada, acompanhado pelo Burro, em direcção ao Castelo da Dragão.
No filme, é quando vemos Shrek a começar a sua jornada, acompanhado pelo Burro, em direcção ao Castelo da Dragão.
12 - Primeira Função do Doador: O herói encontra um agente mágico ou ajudante (doador) no seu caminho, e é testado de alguma maneira através de interrogatório, combate, quebra-cabeças ou mais.
No filme, o Shrek já conhecia o Burro na 1 º função e este lhe ajudou na 3 º função. Aqui, o Burro pergunta ao Shrek o que ele quer dizer com "os ogres são como cebolas".
13 - Reacção do Herói: O herói responde às acções de seu futuro doador; talvez suportando os rigores de um teste e / ou falhando de alguma maneira, libertando um cativo, reconciliando partes em disputa ou realizando bons serviços. Esta também pode ser a primeira vez que o herói entende as habilidades e poderes do vilão e os usa para o bem.
No filme, é quando Shrek falha ao explicar ao Burro o que ele quis dizer com "os ogres são como cebolas".
14 - Adquirição de um Agente Mágico: O herói adquire o uso de um agente mágico como consequência das suas boas acções. Pode ser um item adquirido directamente, algo localizado após navegar num ambiente difícil, um bem comprado ou permutado com um recurso ganho com dificuldade ou formado por partes e ingredientes preparados pelo herói, convocados espontaneamente de outro mundo, um alimento mágico que é consumido , ou mesmo a lealdade conquistada e ajuda de outro.
No filme, não tem isso.
No filme, não tem isso.
15 - Orientação: O herói é transferido, entregue ou de alguma forma levado a um local vital, talvez relacionado a uma das funções acima, como a casa do doador ou a localização do agente mágico ou de suas partes, ou ao vilão.
É quando Shrek e o Burro chegam ao Castelo da Dragão.
É quando Shrek e o Burro chegam ao Castelo da Dragão.
16 - Luta: O herói e o vilão se encontram e se envolvem em conflito directamente, seja em batalha ou em alguma natureza de competição.
É quando Shrek tenta lutar contra a Dragão para salvar o Burro.
É quando Shrek tenta lutar contra a Dragão para salvar o Burro.
17 - Marca: O herói é marcado de alguma forma, talvez recebendo uma cicatriz distintiva ou concedido um item cosmético como um anel ou lenço.
É quando Shrek conhece Fiona.
18 - Vitória: O vilão é derrotado pelo herói - morto em combate, superado numa competição, atingido quando vulnerável, banido e assim por diante.
É quando Shrek conhece Fiona.
18 - Vitória: O vilão é derrotado pelo herói - morto em combate, superado numa competição, atingido quando vulnerável, banido e assim por diante.
No filme, é quando, ao salvar a Fiona e o Burro, o Shrek consegue prender a Dragão para conseguir fugir com eles para fora do castelo.
19 - Liquidação: Os infortúnios anteriores ou questões da história são resolvidos; objecto de pesquisa são distribuídos, feitiços quebrados, cativos liberados.
No filme, é quando o Shrek tem sucesso na missão de salvar a Fiona.
No filme, é quando o Shrek tem sucesso na missão de salvar a Fiona.
20 - Regresso: O herói viaja de volta para a sua casa.
Após o salvamento, o Shrek só tem que voltar para Duloc com a Fiona.
Após o salvamento, o Shrek só tem que voltar para Duloc com a Fiona.
21 - Perseguição: O herói é perseguido por algum adversário ameaçador, que talvez procure capturá-lo ou comê-lo.
No filme, é a cena em que Shrek é ameaçado pelo Robin Hood e os seus homens.
No filme, é a cena em que Shrek é ameaçado pelo Robin Hood e os seus homens.
22 - Resgate: O herói é salvo de uma perseguição. Algo pode actuar como um obstáculo para retardar o perseguidor, ou o herói pode encontrar ou mostrar uma maneira de se esconder, até e incluindo a transformação de maneira irreconhecível. A vida do herói pode ser salva por outro.
No filme, é quando a Fiona salva o Shrek do Robin Hood, até retirando a seta que ficou enfiada no rabo do Shrek durante o ataque.
No filme, é quando a Fiona salva o Shrek do Robin Hood, até retirando a seta que ficou enfiada no rabo do Shrek durante o ataque.
23 - Chegada Não Reconhecida: O herói chega, seja num local ao longo da sua jornada ou no seu destino, e não é reconhecido ou não reconhecido.
No filme, é quando Shrek, Fiona e o Burro vão acampar no moinho desabitado que fica situado na fronteira de Duloc.
No filme, é quando Shrek, Fiona e o Burro vão acampar no moinho desabitado que fica situado na fronteira de Duloc.
24 - Reivindicações Não Fundidas: Um falso herói apresenta alegações infundadas ou realiza alguma outra forma de engano. Este pode ser o vilão, um dos subordinados do vilão ou uma parte não relacionada. Pode até ser alguma forma de futuro doador para o herói, uma vez que eles tenham enfrentado suas acções.
No filme, é quando Shrek ouve a conversa da Fiona com o Burro sobre a maldição dela, mas a partir do momento em que ela diz que ninguém deve casar com "um ser horrível", ou seja, ela como ogre. O Shrek pensa que ela está a falar dele e fica deprimido.
No filme, é quando Shrek ouve a conversa da Fiona com o Burro sobre a maldição dela, mas a partir do momento em que ela diz que ninguém deve casar com "um ser horrível", ou seja, ela como ogre. O Shrek pensa que ela está a falar dele e fica deprimido.
25 - Tarefa Difícil: Um teste é proposto para o herói - enigmas, teste de força ou resistência, acrobacias e outras provações.
No filme, é quando o Burro explica ao Shrek que a Fiona não estava a falar mal dele, mas de "outra pessoa".
No filme, é quando o Burro explica ao Shrek que a Fiona não estava a falar mal dele, mas de "outra pessoa".
26 - Solução: O herói realiza uma tarefa difícil.
No filme, para o Shrek saber quem é essa pessoa, ele tem que voltar para Duloc e interromper o casamento. Para isso, ele precisa da ajuda do Burro e da Dragão (agora um auxiliar), para ir lá a tempo.
No filme, para o Shrek saber quem é essa pessoa, ele tem que voltar para Duloc e interromper o casamento. Para isso, ele precisa da ajuda do Burro e da Dragão (agora um auxiliar), para ir lá a tempo.
27 - Reconhecimento: O herói recebe o devido reconhecimento - geralmente por meio de sua marca anterior.
No filme, é quando Shrek interrompe o casamento e admite o seu amor à Fiona. E a Fiona, para admitir que gosta dele, revela o seu segredo ao Shrek, e ai ele percebe quem é esse "ser horrível" que ela falou (ela como ogre).
No filme, é quando Shrek interrompe o casamento e admite o seu amor à Fiona. E a Fiona, para admitir que gosta dele, revela o seu segredo ao Shrek, e ai ele percebe quem é esse "ser horrível" que ela falou (ela como ogre).
28 - Exposição: O falso herói e / ou vilão é exposto a toda a gente.
No filme, é quando Farquaad fica repugnado ao saber da maldição da Fiona e manda os seus guardas tentar matar Shrek, pensado que ele foi responsável por ela ficar assim, e tentar enviar a Fiona de volta para a torre.
29 - Transfiguração: O herói ganha uma nova aparência. Isso pode reflectir o envelhecimento e / ou os benefícios do trabalho e da saúde, ou pode constituir uma lembrança mágica após a perda de um membro ou dígito (como parte da marca ou do não julgamento). Independentemente disso, serve para melhorar sua aparência.
No filme, isto acontece depois da próxima função, é quando o Shrek e a Fiona se beijam e Shrek quebra a maldição nela imposta, ao fazer isso.
31 - Casamento: O herói se casa e é recompensado ou promovido pela família ou comunidade, tipicamente ascendendo a um trono.
No filme, Shrek e Fiona casam-se e vivem "feiosos para sempre".
Agora vamos ás esferas:
As 31 funções podem ser agrupadas em 7 esferas de acção, agrupadas por personagens:
No filme são:
Então, o que acharam? Escrevam nos comentários ou partilhem com os amigos e até à próxima.
No filme, é quando Farquaad fica repugnado ao saber da maldição da Fiona e manda os seus guardas tentar matar Shrek, pensado que ele foi responsável por ela ficar assim, e tentar enviar a Fiona de volta para a torre.
29 - Transfiguração: O herói ganha uma nova aparência. Isso pode reflectir o envelhecimento e / ou os benefícios do trabalho e da saúde, ou pode constituir uma lembrança mágica após a perda de um membro ou dígito (como parte da marca ou do não julgamento). Independentemente disso, serve para melhorar sua aparência.
No filme, isto acontece depois da próxima função, é quando o Shrek e a Fiona se beijam e Shrek quebra a maldição nela imposta, ao fazer isso.
30 - Punição: O vilão sofre as consequências de suas acções, talvez nas mãos do herói, das vítimas vingadas ou como resultado directo de seu próprio estratagema.
No filme, quando o Farquaad diz o que planeia fazer com os 2, Shrek assobia para chamar a Dragão que aparece na igreja e come o Farquaad, salvando-os.
No filme, quando o Farquaad diz o que planeia fazer com os 2, Shrek assobia para chamar a Dragão que aparece na igreja e come o Farquaad, salvando-os.
31 - Casamento: O herói se casa e é recompensado ou promovido pela família ou comunidade, tipicamente ascendendo a um trono.
No filme, Shrek e Fiona casam-se e vivem "feiosos para sempre".
Agora vamos ás esferas:
As 31 funções podem ser agrupadas em 7 esferas de acção, agrupadas por personagens:
- 1 ª Esfera - O Vilão - um personagem maligno que cria conflitos para o Herói.
- 2 ª Esfera - O Doador - um personagem que prepara o Herói ou dá ao Herói algum objecto mágico, às vezes depois de testá-lo.
- 3 ª Esfera - O Auxiliar - uma entidade tipicamente mágica que vem ajudar o Herói na sua busca.
- 4 ª Esfera - A Princesa - o Herói a merece em toda a história, mas é incapaz de se casar com ela como consequência de algum mal ou injustiça, talvez o trabalho do Vilão. A jornada do Herói é muitas vezes terminada quando ele se casa com a Princesa, o que constitui a derrota do Vilão.
- 5 ª Esfera - O Mandante - qualquer personagem que ilustra a necessidade da missão do Herói e manda o Herói embora. Isso geralmente se sobrepõe ao Pai da Princesa.
- 6 ª Esfera - O Herói - o personagem que reage ao Mandante e aos personagens doadores, frustra o Vilão, resolve qualquer falta ou infracção e casa com a Princesa.
- 7 ª Esfera - O Falso Herói - uma personagem que leva o crédito das acções do Herói ou tenta se casar com a Princesa.
No filme são:
- O Vilão - Farquaad, Dragão (Até à 26 º função).
- O Doador - Burro.
- O Auxiliar - Burro, Dragão (A partir da 26 º função)
- A Princesa - Fiona.
- O Mandante - Farquaad.
- O Herói - Shrek.
- O Falso Herói - Farquaad.
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