sábado, 26 de maio de 2018

Trailers "Inteligentes" da Disney


Eu lembro-me que, em Junho de 2013, eu estava ansioso para que “Monstros: A Universidade” (2013) estreasse nos cinemas. Porque a Disney tinha anunciado que um teaser trailer de “Frozen – O Reino do Gelo” (2013) iria ser lançado na internet e juntamente com o filme. Quando soube sobre o filme através de sites feitos por fás da Disney, a história parecia-me promissora. E foi promissora.

Mas o teaser trailer em si, quando saiu na internet, eu achei engraçado, mas fiquei um bocado desiludido. Porque o filme iria estrear 6 meses depois de “Monstros- A Universidade” e o teaser trailer que lançaram, era só uma cena criada para o trailer, nada relacionado com a premissa, o foco principal, ou com cenas do filme final.

Quando saiu o trailer oficial (era mesmo o trailer oficial?), ele já mostrava cenas do filme, mas não mostrava o foco principal do filme: a relação das 2 irmãs.

(A razão por detrás desses trailers fracos é que “Frozen” passou por um “inferno de desenvolvimento”. Ele começou como uma adaptação do conto “A Rainha das Neves” de Hans Christian Andersen, até ser um filme livremente inspirado no conto. Por isso é que os trailers foram fracos em si).

Por sorte, a coisa não se repetiu nos trailers dos clássicos que vieram depois de “Frozen”.

Quando me lembro dos trailers de “Frozen”, também me lembro das alturas em que a Disney fez trailers, digamos, “inteligentes” dos seus clássicos, que descobri na internet, há uns anos.

Há 2 décadas atrás, houve 2 clássicos da Disney que tiveram trailers bastante originais que, se vocês procurarem as curiosidades sobre esses filmes, falam de curiosidades em relação aos trailers.



O primeiro clássico foi “O Rei Leão” (1994).

Para o teaser trailer de “O Rei Leão”, a Disney optou por apresentar uma única cena, a icónica cena de abertura com a música "Ciclo Sem Fim". 

O presidente da Buena Vista Pictures Distribution, Dick Cook, disse que a decisão foi tomada para tal abordagem porque "estávamos todos tão impressionados com a beleza e a majestosidade desta cena que sentimos que foi provavelmente um dos melhores quatro minutos de filme que já vimos ", e Don Hahn, o produtor do filme, acrescentou que "Ciclo Sem Fim" trabalhou como um trailer que "saiu tão forte, e tão bom, e terminou com um tal impacto". 

O trailer foi lançado em Novembro de 1993, acompanhando “Os Três Mosqueteiros” (1993) nos cinemas, já que apenas um terço do filme havia sido completo. 

A reacção da plateia foi de entusiasmo, fazendo com que Hahn tivesse algumas preocupações iniciais, pois ficou com medo do filme não corresponder às expectativas levantadas pelo trailer.

Vejam o trailer aqui em baixo (Sim eu sei que mostra só a cena de abertura que todos conhecem bem, mas imaginem ver isto nos cinemas em 1993):



Resultou tão bem que a Disney fez a mesma coisa (mais ou menos) em 2 dos seus clássicos animados que vieram a seguir a “O Rei Leão”.


“Pocahontas” (1995) na qual eles puseram a cena do "Quantas Cores o Vento Tem".

Este teaser trailer foi lançado em Novembro de 1994, com o relançamento nos cinemas de “O Rei Leão”. (E nos VHS do mesmo filme em Março de 1995).

Confirem aqui.

“Dinossauro” (2000) na qual o teaser trailer foi composto inteiramente pela cena de abertura do filme.

Este teaser trailer foi lançado nos cinemas americanos em Novembro de 1999 com “Toy Story 2 – Em Busca de Woody” (1999) e nos VHS e DVDs de “Tarzan” (1999).

Confirem aqui também.


E o segundo clássico foi “Lilo & Stitch” (2002).

Entre Junho de 2001 (na altura em que “Atlântida – O Continente Perdido”, 2001, saiu nos cinemas americanos) e meados de 2002, a Disney lançou 4 teaser trailers que mostravam Stitch a arruinar momentos icónicos de alguns dos clássicos da Disney na Era da Renascença.

A razão por detrás disso tinha a haver com a temática de família que o filme aborda, visto que o Stitch é uma “ovelha negra” na sua família. 

Por isso é que fizeram estes trailers: Para mostrar como o Stitch é uma ovelha negra na família Disney.

Facto curioso: Quando os actores que dão as vozes aos personagens desses filmes foram chamados para repetir os papeis nesses teasers trailers, eles ficaram chocados ao saber que tinha de reagir negativamente ao Stitch.

Os Teasers Trailers (pela ordem em que foram lançados) são:

“A Bela e o Monstro” (1991);


“Aladdin” (1992);


“A Pequena Sereia” (1989);


“O Rei Leão” (1994).



Não há problema com os trailers dos clássicos (antigos, recentes e por estrear) da Disney (tirando “Frozen”), mas eu gostava de ver mais trailers "inteligentes" nos próximos clássicos, como foi o caso de “O Rei Leão” e “Lilo e Stitch”: que mostrem uma cena importante do filme ou uma cena criada para o trailer, mas relacionada com a elementos importantes do filme anunciado (a temática, quem são os protagonistas, etc…).

E vocês já conheciam estes trailers? Escrevam nos comentários.

Sem comentários :