sábado, 31 de março de 2018

Newt - O Longa Cancelado da Pixar


“Que filme é esse?” Devem estar a perguntar. Calma que eu explico.

Antes de começar tenho que explicar uma coisa: A ideia de eu falar sobre isto foi após lembrar-me do vídeo do Looper “10 Filmes que Foram Cancelados por um Erro Idiota” que postei há uns meses. É que há uns dias estive a rever a história da produção do filme. E achei que devia explicar toda a história por detrás do único longa da Pixar que foi cancelado, por agora, porque o pessoal do Looper não pesquisou o suficiente para explicar. E o filme não foi cancelado por um erro idiota.

Agora irei explicar sobre este filme.

Em Abril de 2008, a Pixar tinha anunciado um filme chamado “Newt” para estrear em 2011. A sinopse era assim:

“O que acontece quando as últimas salamandras masculina e feminina de patas azuis do planeta são forçadas juntos pela ciência a salvar a espécie, e eles não podem aturar um ao outro? Esse é o problema enfrentado por Newt e Brooke, os heróis de "Newt", o filme da Pixar do vencedor de 7 Óscares por efeitos sonoros Gary Rydstrom, e director do curta-metragem da Pixar nomeado ao Óscar, "Rapinado". Newt e Brooke embarcam numa aventura perigosa e imprevisível e descobrem que encontrar um parceiro nunca sai como planeado, mesmo quando tu só tens uma escolha. O amor, ao que parece, não é uma ciência.”

Até a Pixar meteu easter eggs do filme em 2 dos seus futuros filmes, na altura.

Em “Toy Story 3” (2010);


E em “Brave - Indomável” (2012).


O filme depois teve a data mudada para 2012, até ser cancelado em 2010.

Em 2011, durante uma entrevista na IGN sobre “Carros 2”, John Lasseter disse que a história de "Newt" era muito semelhante à do filme “Rio” (2011) da Blue Sky Studios, com a única diferença serem araras em vez de salamandras. Mas ele não disse se foi a razão de ter sido cancelado.

E isso levou muitos fás a pensar se a Pixar cancelou o filme para evitar uma nova confusão, como aconteceu entre o seu filme “Uma Vida de Insecto” e “A Formiga Z” da Dreamworks, lá em 1998. (Eu já fiz um post sobre isso, há uns dias atrás).

Mas em Março de 2014, Ed Catmull disse numa entrevista a verdadeira razão porque o filme foi cancelado:

Newt era outro conceito improvável que não estava a resultar. Quando nós demos a alguém novo (Pete Docter, realizador de “Monstros e Companhia”, 2001, e “Up - Altamente”, 2009), ele disse “Eu faço-o, mas tenho outro conceito também, na qual eu acho que é melhor” e nós pensamos que também era melhor (o conceito era o filme “Divertidamente (Inside Out)”, 2015). Essa foi a razão porque não continuamos com Newt”.

É uma pena que o filme tenha sido cancelado, mas talvez fosse melhor assim. Como é que acham que podia ter sido?

Para terminar, cliquem aqui para verem as artes conceituais do filme, para terem uma ideia de como podia ter sido o filme.

Sem comentários :