segunda-feira, 26 de março de 2018

"It - A Coisa" - Critica com Spoilers


Como disse no post anterior, ia fazer a minha critica com spoilers do filme "It - A Coisa" (2017). E aqui estão ela.

Para quem não viu o filme, a critica está em letras brancas para evitar spoilers. Só não vê quem estiver a ler isto num telemóvel, porque mostra o texto escrito em letras brancas.

O filme captura elementos vindo mais do livro que no filme. É curioso as mudanças que fizeram, como por exemplo, a Beverly ter morto o pai em vez de fugir de casa, ao contrario do livro e da mini-serie, e o Henry Bowers ter sido morto pelo Mike em vez de ter ficado inconsciente e ter sido internado por causa da Coisa. Também é curioso como o Henry Bowers estava a ser usado como uma marioneta da Coisa, na qual matou o próprio pai. Todas estas modificações acabam por ser crucias para a história.

Acerca do Pennywise (ou a Coisa), como tinha dito na critica sem spoilers, Bill Skargard cria um palhaço mais vulnerável para além de sádico e cruel. 

Um dos pontos fortes nisso está no clímax do filme, quando os Lucky Seven perdem todos os medos que tinham e espancam o demónio, forte e feio, enfrentando os seus medos, literalmente. Ai vemos o maior medo do demónio: As crianças não terem medo de nada, pondo-o á fome. 

Por uns instaste, tinha pensado que ele morreu mesmo ao cair do buraco, mas lembrei-me que ele irá voltar na 2ª parte, prevista para 2019.

Confesso que na cena final, pensei que a Berverly ia beijar o Ben, e não o Bill, o que não aconteceu. Ela disse o poema do Ben, quando ele a acordou, o que me levou a pensar que eles iam ser namorados. Talvez quando o Bill beijou a Beverly, talvez ela não tenha sentido a sensação de felicidade quando o Ben lhe beijou.

No geral, o filme está bem feito. Não me causou assim tanto medo como pensei. E espero, ansioso pela 2ª parte, quando sair.

Sem comentários :