Morreu no sábado , Bud Luckey aos 83 anos.
Para quem não sabe, o Bud Luckey foi um artista da Pixar. Ele já tinha trabalhado em animação antes da Pixar.
Um dos exemplos mais lembrados por quem trabalha e/ou conhece o estúdio foi "Rua Sésamo" (a original) em que ele escreveu e animou alguns segmentos para o programa do Jim Henson.
Na Pixar, ele foi conhecido por ter sido o responsável por ter feito o Woody, um cowboy nos filmes "Toy Story" (1995-presente). Ele explicou que era para contrastar com o Buzz, que era um ranger do espaço, para ser mais interessante o contraste entre os 2 (Originalmente, o Woody era para ser um boneco de ventríloquo).
Outro trabalho na Pixar com que ele era mais conhecido foi ter criado a curta "Saltitão" (2003) que antecedeu o filme "The Incredibles - Os Super-Heróis" (2004) nos cinemas. Ele escreveu, dirigiu e ainda deu as vozes ao narrador e as personagens na curta.
Falando no "The Incredibles", ele foi a voz do Rui Dicas, o agente do governo, amigo da família Péra, do Lúcio e dos outros super-heróis dos tempos de glória no filme. Por razões desconhecidas, ele não voltou ao papel de Rui Dicas no "The Incredibles 2 - Os Super-Heróis", previsto para este verão, e foi substituído por Jonathan Banks, o Mike Ehrmantraut de "Breaking Bad" (2008-2013). No entanto, a doença de Luckey pode ter sido o motivo da sua substituição.
Outra voz conhecida na Pixar foi o Risotas, o palhaço de brincar da Bonnie e ex-amigo do vilão Lotso em "Toy Story 3" (2010). Prefiro não pensar se vão po-lo a falar ou não no "Toy Story 4", que vai estrear para o ano. E também deu a voz ao Igor no filme "Winnie The Pooh" (2011) da Disney.
Uma coisa é certa: Ele agora está no Mundo dos Mortos e vai ser impossível ele ser esquecido (Vejam o filme "Coco", 2017, para perceberem o que quero dizer).
Portanto, Descansa em Paz, Bud Luckey. (1934-2018). Tu nunca serás esquecido.