Olá, pessoal! No post de hoje, decidi explicar-vos uma coisa que notei em questão, quando me lembrei do clássico da Disney “Frozen – O Reino do Gelo” (2013), há uns dias atrás, sobre a personagem do Duque de Weselton, o fulano da imagem de cima, sobre se ele irrelevante ou relevante para o filme em que entra.
Para discutir isso, obviamente, vai haver SPOILERS sobre o filme. Eu sei que quase toda a gente que conheço já viu o filme, mas pode haver pessoas (e crianças) que não viram este grande clássico da Disney. Portanto para quem não viu, vejam o filme primeiro e depois leiam o texto, está bem?
Ao longo da 1 ª vez em que vê o filme, o espectador suspeita que o Duque deve ser o vilão do filme, por ele demonstrar alguns dos típicos atributos de um vilão Disney (sede de poder, medo do desconhecido ao ponto de querer destruir-lho em vez de compreender), até ao 3 º acto do filme ser revelado que o Duque não passou de um Red Herring (Cliquem aqui para relembrarem o que é) e que o verdadeiro vilão do filme na verdade era o namorado da Anna, Hans.
A pergunta é: o Duque é revelante ou irrelevante para o filme?
Irei começar pelos pontos que explica porque é que é irrelevante e depois porque é revelante.
Irrelevante:
1 - Em nenhuma altura no filme, o Duque (e os seus guarda-costas sobre o comando dele) chega a fazer algo de crucial para o enredo do filme. O mais próximo que ele tenta é mandar os guardas costas dele matar a Elsa, durante a emboscada liderada pelo Hans ao castelo de gelo dela, plano esse que é arruinado pelo Hans que já tinha um plano melhor em mente quando chegassem ao castelo de gelo, que podia ser uma pista da grande revelação que iria aparecer no 3 º acto.
2- Parece ignorado pelas outras personagens depois do incidente na festa da coroação. Exemplo, quando acontece o incidente, o Duque chama a Elsa de “monstro”, mas mais à frente, quando a Anna tenta trazer a Elsa de volta, lá no castelo de gelo, a Elsa não quer ir por causa do que aconteceu e ela não menciona o que o Duque lhe chamou naquela altura, parecendo que de repente ele foi apagado das memórias delas, assim do nada, sem a magia do Pabbie, o avô adoptivo do Kristoff.
3- O personagem do Hans é para mostrar os perigos em namorar com uma pessoa que só se conheceu umas horas, que não resulta nos dias de hoje em filmes para toda a família, mas no tempo do Walt resultava. O Duque não foi aplicado para algumas das personagens armarem-se em “Detectives”, mas sim para o espectador.
Relevante:
1 - Se não fosse ele, a Disney não usava o Red Herring nalguns dos seus próximos clássicos animados, em que fosse necessário. E o engraçado é que os Red Herrings de alguns dos longas que seguiram foram cruciais tanto para os personagens como para o espectador.
2 - Embora não tenha feito nada de crucial no filme, no episodio “The Snow Queen” da 4 º temporada da serie “Once Upon A Time” (2011-presente) o papel dele já é mais crucial para os eventos que se estavam a desenrolar nessa temporada.
Portanto em termos de história, ele é irrelevante, mas o facto de ele ter sido um Red Herring causou impacto para o espectador, visto que para as personagens, ele parecia ignorado.
E o que vocês acham? Escrevam nos comentários.