quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Sexta Feira Negra: O "Toy Story - Os Rivais" que nós felizmente nunca vimos

Como toda a gente sabe, "Toy Story - Os Rivais" (1995), para além de ter sido a 1 ª longa-metragem da Pixar, também foi a 1 ª longa-metragem 100% animada por computador, mudando completamente a história do cinema e da animação. Muita gente elogiou o filme, não só pela técnica mas pela história e pelas personagens. Mas o filme quase correu o risco de ser cancelado.

Como assim?

Metade dos fás mais velhos da Pixar podem não saber, mas esta história é conhecida, que até foi contada num documentário chamado "Black Friday - The Toy Story You Never Saw" ("Sexta-Feira Negra - O Toy Story Que Nunca Viram") no DVD da Edição Especial de 2005 do 1 º filme e da sua sequela em filme "Toy Story 2 - Em Busca de Woody" (1999) para celebrar os 10 anos do 1 º filme.

Quando aceitaram o acordo com a Disney em 1991, John Lasseter e os seus colegas na Pixar pensavam que os executivos da companhia iam ensinar-lhes como fazer uma história de sucesso. Na altura, "A Pequena Sereia" (1989) e "A Bela e o Monstro" (1991) estavam a mostrar que a Disney voltou a ter sucesso nos seus filmes.

Durante a produção do filme, Jeffrey Katzenberg, na altura um dos presidentes da companhia antes de ter saído de lá para fundar a Dreamworks, com Steven Spielberg e David Geffen, em 1994, queria que o filme tivesse um limite mais cínico e adulto.

E isso levou ao personagem do Woody, nessa versão mais cínica e adulta, ser bastante desagradável, basicamente o que o vilão Lotso é em "Toy Story 3" (2010): o ditador de um sitio.

O pessoal da Pixar apresentou uma cena dessa versão aos executivos da Disney na altura, no dia 19 de Novembro de 1993, na qual chamaram-lhe "Sexta-Feira Negra", após a visualização mostrada.

John Lasseter confessou que, ao ver o que mostrou aos executivos na altura, ficou envergonhado com o que tinha mostrado. Ele admitiu que era responsável por ter dirigido a equipa a fazer aquilo, mas era a história com as personagens mais más e infelizes já vistas.

Os executivos queriam cancelar a produção, mas eles recusaram e John Lasseter disse aos executivos para darem-lhe 2 semanas para corrigir aquilo. John e a sua equipa decidiram fazer o filme que queriam fazer sem a orientação dos executivos.

Um dos desafios que John Lasseter teve depois dessa visualização era fazer o Woody, agradável. Ele queria que as pessoas se importassem com o personagem em vez de pensarem "Mas que idiota. Eu não me importo com este tipo.".

E ai o estúdio conseguiu encontrar o seu talento para criar grandes filmes.

O video aqui em baixo é a cena que foi mostrada nessa "Sexta-Feira Negra". A cena passa-se depois da mãe do Andy ter dito ao filho que iam jantar no Pizza Planet, tal como na versão final. Só que esta versão é bastante diferente, por que, como disse, o Woody era um completo idiota nesta versão:


Sem comentários :