quinta-feira, 19 de outubro de 2017

O Rei Leão e Frozen – O Reino do Gelo: Qual é o melhor?


(Este assunto veio-me á cabeça após ter visto aquele vídeo sobre os pecados de “O Rei Leão”. Cliquem aqui para ver ou relembrar.)

“O Rei Leão”. O 32 º clássico da Disney. Lançado nos cinemas em 24 de Junho de 1994 e que chegou a Portugal no dia 2 de Dezembro do mesmo ano. Vencedor de 2 Óscares, Melhor Banda Sonora e Melhor Canção Original (“Esta Noite o Amor Chegou”). Gerou 2 sequelas em filme para vídeo e DVD, “O Rei Leão II – O Reino de Simba” (1998) e “O Rei Leão 3- Hakuna Matata” (2004), 2 sequelas em serie de TV, “Timon e Pumba” (1995-1999) e “A Guarda do Leão” (2016-presente), um musical na Broadway lançado em 1997 e um remake animado previsto para estrear em 2019.

É considerado por muitos fás mais velhos como o melhor filme que a Disney fez.

“Frozen – O Reino do Gelo”. O 53 º clássico da Disney. Lançado nos cinemas em 27 de Novembro de 2013 e que chegou a Portugal um dia depois. Vencedor de 2 Óscares, Melhor Filme de Animação e Melhor Canção Original (“Já Passou”). Até agora, gerou 2 sequelas em curtas-metragem, “Festa Frozen”, que foi lançado nos cinemas com “Cinderela” (2015), “Uma Aventura de Olaf”, que vai ser exibido nos cinemas com o próximo filme da Pixar “Coco”, neste Natal, uma futura sequela em filme prevista para estrear em 2019 e um musical na Broadway, previsto para estrear em 2018.

É considerado por muitos fás mais novos como o melhor filme que a Disney fez.

Mas afinal qual é o melhor?

Resposta certa: Os 2.

Porquê? Eu explico.

Vários fás da Disney que cresceram na década de 1990 gostam de acreditar que “O Rei Leão” é a coisa mais “perfeita” que a Disney criou. Quando surgiu “Frozen – O Reino do Gelo”, que se tornou o filme mais visto e apreciado por muitas das crianças de hoje em dia, os fás conservadores do filme de 1994 se viram ameaçados quando as crianças lhe dizem que “Frozen – O Reino do Gelo” é muito melhor do que “O Rei Leão” ou que nunca viram a história de Simba mas sim a história de Anna e Elsa.

Embora nem “O Rei Leão” e nem “Frozen – O Reino do Gelo” sejam os meus clássicos preferidos da Disney (“O Livro da Selva”, 1967, é que é), a verdade é que ambos são obras-primas. “O Rei Leão” marcou a infância de muita gente. Todos conhecem a história, os personagens e as canções do filme de cor e salteado. A mesma coisa vale para “Frozen – O Reino do Gelo” com os miúdos de hoje em dia. É o melhor clássico que a Disney fez desde “O Rei Leão”.

Ambos os 2 filmes têm quase a mesma estrutura narrativa. Ambos são mais do que filmes de entreter, porque, apesar de serem para todas as idades, tocam em temas adultos quer seja relembrar e aceitar o nosso destino após uma tragédia que nos marcou profundamente (O Rei Leão) ou o amor universal é a mais poderosa força que existe (Frozen – O Reino do Gelo).

Há uns tempos atrás, é verdade que eu via “O Rei Leão” como uma coisa “perfeita”, mas após estar cansado de ouvir os mesmos argumentos que me levou a publicar o vídeo que menciono em cima do texto, comecei a perceber que a minha geração, a geração de “O Rei Leão”, está a fazer uma coisa errada e, ao mesmo tempo, imatura: em vez de sentirem ameaçados, eles deviam ficar gratos pelas crianças de hoje em dia terem o seu próprio “O Rei Leão” como nós tivemos o nosso próprio “Frozen – O Reino do Gelo”.

É verdade que a minha geração pode achar “O Rei Leão” como o melhor clássico da Disney, mas não deve obrigar os mais novos a ver o filme com esperança que eles achem melhor do que “Frozen – O Reino do Gelo” (Pode haver casos em que isso acontece). É melhor deixarmos eles verem os filmes que quiserem com o tempo. Vários dos clássicos da Disney que vi, eu só vi na minha adolescência e algum tempo após atingir os meus 18 anos (“O Rei Leão” foi quando eu era criança).

Além disso, lembrem-se do post sobre o Dia da Criança que publiquei? (Cliquem aqui para relembrar) Após ter esta realização, já sei que “O Rei Leão” não é o único clássico da Disney obrigatório para quem quer ser, já é ou começou a ser fá da Disney. Todos os clássicos da Disney são obrigatórios para quem quer ser, já é ou começou a ser fá da Disney. (Cliquem aqui para conhece-los, para quem é novo no blog). Expecto “Taran e o Caldeirão Mágico” (1985). Porque é o único que não se deve mostrar as crianças por causa do seu conteúdo demasiado assustador. Confiem em mim, para quem não viu esse filme e já pensou em mostrar ás crianças após ver a lista dos clássicos.

E também já não me importo que façam um remake de “O Rei Leão” e que ele venha antes da sequela de “O Livro da Selva” (2016), (Cliquem aqui para relembrar). O original é um clássico como todos os outros da Disney, assim como “Frozen – O Reino do Gelo”. E também, estou a tentar largar os clássicos antigos e focar nos próximos lançamentos. E provavelmente, daqui a 20 anos, quando anunciarem um remake de “Frozen – O Reino do Gelo”, a geração de agora vai reagir da mesma maneira de como muitos de nós reagimos quando soubemos que ia haver um remake de “O Rei Leão”.

Portanto “O Rei Leão” e “Frozen – O Reino do Gelo”, são ambos os melhores clássicos da Disney.

Tenho dito.

© Disney

Sem comentários :