Acho que podíamos fazer uma coisa contraria. Claro que podíamos mostrar filmes da nossa infância às crianças, mas acho que podíamos marcar a infância delas ao mostrar-lhes filmes para todas as idades que muitos de nós não conhecia-mos porque não pudemos ver na nossa infância, e só descobrimos anos depois, já em adultos ou jovens adultos ou estrearam a poucos anos. E qual é a maior parte deste tipo de filmes em que acontece isto?
Animações não-americanas.
Tirando as produções do estúdio de stop-motion britânico Aardman ("A Fuga das Galinhas", 2000, "Wallace & Gromit" e "A Ovelha Choné") e qualquer filme de animação por computador não-americano baseado em histórias da nossa infância ("Asterix" e "O Principezinho"), eu decidi mostrar algumas animações para todas as idades fantásticas que vi que não são americanas. Algumas apareceram na minha lista para o 1 de Junho deste ano (cliquem aqui para verem-na) outros não apareceram porque vi depois de publicar a lista ou não me lembrei que vi quando publiquei.
Um aviso importante: Estes estúdios que vou mencionar o nome, não são como a Pixar ou a Disney (tirando o nº 25 neste ultimo, creio eu. Cliquem aqui para perceberem), que só fazem filmes para todas as idades. É verdade que fazem filmes para todas as idades (que são o que vou mostrar) mas também fazem filmes de animação inapropriados para crianças (o que não vou mostrar). Lembrem-se que Animação não é uma coisa para crianças. Está bem?
(Meti o titulo em brasileiro para além do português porque pode não ter uma dobragem portuguesa disponível na internet, só para o caso de vos interessar e quiserem fazer download para verem com as vossas crianças. O ultimo não precisa de dobragem portuguesa, porque não tem diálogos no filme, e porque foi feito no próprio Brasil).
Studio Ghibli (Japão)
O Meu Vizinho Totoro (PT) / Meu Amigo Totoro (BR)
Nome Original: Tonari no Totoro
Ano de lançamento: 1988
Direção: Hayao Miyazaki
Sinopse: Satsuki e Mei são 2 irmãs que conhecem um lendário espírito da floresta conhecido como Totoro. A mãe delas está no hospital, e o pai delas divide o tempo entre dar aulas na faculdade e cuidar da sua mulher doente. Juntas, as 2 irmãs passam por aventuras com os fantásticos espíritos da floresta que vivem ali perto.
Kiki – A Aprendiz de Feiticeira (PT) / O Serviço de Entregas da Kiki (BR)
Nome Original: Majo no Takkyuubin
Ano de lançamento: 1989
Direção: Hayao Miyazaki
Sinopse: Kiki é uma bruxinha que aos 13 anos deve sair de casa e estabelecer-se numa cidade. Para isso, ela precisa descobrir qual será o seu dom, para que possa sobreviver na nova cidade.
Ponyo à Beira-Mar
Nome Original: Gake no Ue no Ponyo
Ano de lançamento: 2008
Direção: Hayao Miyazaki
Sinopse: Ponyo é uma peixinho-fêmea dourada que conhece o menino Sosuke, de apenas cinco anos de idade. A amizade entre os dois é tão grande que Ponyo resolve se tornar humana só para ficar mais tempo ao lado do seu amigo.
Cartoon Saloon (Irlanda)
“Viagem ao Mundo das Fabulas” ou “O Segredo de Kells” (não tem um titulo traduzido mesmo definitivo)
Nome Original: The Secret of Kells
Ano de lançamento: 2009
Direcção: Tomm Moore
Sinopse: Numa remota floresta irlandesa, o abade Cellach constrói uma fortaleza para defender a si e ao seu povo de um iminente ataque viking. O jovem sobrinho de Cellach, Brendan é recrutado por um monge para completar uma série de tarefas perigosas e fazer feitiços para criar um dos livros mais antigos e sagrados da história.
Nomeado ao Oscar de Melhor Filme de Animação 2009 – Perdeu para “Up Altamente”.
A Canção do Mar (PT) / A Canção do Oceano (BR)
Nome Original: The Song of The Sea
Ano de lançamento: 2014
Direção: Tomm Moore
Sinopse: A pequena Saoirse tem um poder especial: ela pode se transformar em uma foca, e depois retornar à condição humana. Ela é uma selkie, de acordo com a lenda irlandesa e escocesa, e uma das últimas de sua espécie. Um dia, Saoirse foge à vigilância da avó e embarcar em uma aventura subaquática para liberar criaturas em perigo.
Nomeado ao Oscar de Melhor Filme de Animação 2014 – Perdeu para “Big Hero 6 – Os Novos Heróis”.
Filme de Papel (Brasil)
O Menino e o Mundo (2013)
Ano de Lançamento: 2013
Direcção: Alê Abreu
Sinopse: Cuca é um menino que vive em um mundo distante, numa pequena aldeia no interior de seu mítico país. Certo dia, ele vê seu pai partir em busca de trabalho, embarcando em um trem rumo à desconhecida capital. As semanas que se seguem são de angústia e lembranças confusas. Até que, numa determinada noite, uma lufada de vento arromba a janela do quarto e carrega o menino para um lugar distante e mágico.
Nomeado ao Oscar de Melhor Filme de Animação 2015 – Perdeu para “Divertidamente (Inside Out)”.
Lembrem-se que são só sugestões, e pode haver alguém que pode não estar interessado ou não gostou depois de ver. Ninguém é obrigado a ter os mesmos gostos.