sábado, 28 de outubro de 2017

Erros de continuidade que as sequelas em filmes e em series de “O Rei Leão” acidentalmente criaram.


Como todo o fá da Disney sabe, o clássico “O Rei Leão” (1994) teve uma marca enorme na Disney e no cinema, gerando 2 sequelas em filme “O Rei Leão II – O Reino de Simba” (1998) e “O Rei Leão 3 – Hakuna Matata” (2004), e 2 sequelas em séries, “Timon e Pumba” (1995-1999) e “A Guarda do Leão” (2016-presente). Toda a gente adora essas sequelas, especialmente “O Rei Leão II”.

No entanto, não pude deixar de notar essas sequelas em filmes e em séries tem erros de continuidade em relação ao filme original.

Este texto mostra todos os erros de continuidade (pode haver mais em “A Guarda do Leão”) que os roteiristas dessas sequelas em filme e em series acidentalmente (ou não) criaram.
Todos estes erros são coisas que notei quando me relembrei do que vi e informação que encontrei na Internet.

Antes de começar, eu não estou a fazer este texto com intenção de estragar o vosso fascínio em relação as sequelas. Eu gosto das sequelas, mas isto é para vocês perceberem que estes erros de continuidade não fazem muito sentido se estas sequelas fossem mesmo canónicas em relação ao filme original.

Nota: O nome dos episódios das series que menciono está em inglés, porque não me lembro de como chamaram o episódio em português.

Cuidado com Spoilers.



Timon e Pumba (1995-1999)


Apesar da serie ser mais “Looney Tunes” do que "Disney" ao contrario do filme original, os criadores da serie dizem que a série se passa depois do filme original. No entanto existem vários erros de continuidade que contradizem o filme original.

- No episódio “Never Everglades”, o Timon diz ao Pumba que criarem uma criança (Pumba Jr.) está a prejudicar-lhes o “Hakuna Matata”. No entanto, os comentários do Timon são inválidos, porque aquela dupla já tinha criado uma criança (Simba), até ensinando-lhe o “Hakuna Matata”.

- Nos episódios “Congo on Like This”, “Shake on Your Djibouti” e “Rome Alone”, o Simba está a viver com o Timon e o Pumba, que devia ser durante o período em que ele estava a crescer com eles, e não depois, porque agora ele é rei.

- No episodio “The Man of J.U.N.G.L.E.”, o Timon diz ao super-vilão Cromossoma Quint que na Pedra do Reino vão apresentar o novo filhote do rei. O problema é que na altura em que foi apresentado o filhote no final do 1 º filme, obviamente o Timon e o Pumba estavam lá com o Simba. Eu não digo antes, porque o Cromossoma Quint, quando pensou que o Herói X é o Timon, ele diz que o seu arqui-inimigo é “o suricata chico-esperto amigo do Rei Leão”.

O Rei Leão II – O Reino de Simba (1998)


No 2 º filme, descobrimos que o Scar tem um bando de seguidores, liderados pela mulher dele, a Zira. O problema é que no 1 º filme, o Scar era odiado por todos os animais que estavam nas Terras do Reino, incluindo as suas aliadas, as hienas, pela maneira péssima de como governou as Terras do Reino. Na cena em que vemos como as Terras do Reino ficaram após o Scar ter-se auto-proclamado rei, o Banzai chega a dizer à Shenzi e ao Ed que pensava que as Terras do Reino eram piores no tempo de Mufasa. Não faz sentido o Scar ter um bando de leoas (e uma esposa, obviamente) para continuar o seu legado, porque ele era bastante odiado por todos, no 1 º filme.

O Rei Leão 3 – Hakuna Matata (2004)


- O Rafiki, no 1 º filme, tem o dever de ajudar o Simba a relembrar as suas responsabilidades. O problema é que no 3 º filme, ele foi responsável por dar ao Timon e ao Pumba a filosofia do Hakuna Matata, que é a lição contraditória de assumir responsabilidades.

- No 1 º filme, uma das razões porque o Timon e o Pumba criaram o Simba foi para, quando ele crescesse, lhes protegesse de algum predador. O problema é que, no 3 º filme, a selva onde o Timon e o Pumba moravam foi dita pelo Timon como “um lugar sem predadores”, o que contradiz essa razão no 1 º filme porque o Timon e o Pumba acolheram o Simba.

- No 1 º filme, a Nala pergunta ao Timon e ao Pumba, após a discussão que teve com o Simba, se algum deles o viu, na qual o Timon explica que pensava que ele estava com ela. No 3 º filme, nós vimos o Timon e o Pumba a interferirem-se no 1 º encontro deles, sem sucesso, e testemunharam o final da discussão deles. Talvez o Timon estivesse a mentir, porque ele e o Pumba prometeram ao Simba que iam deixar-lhe sozinho com a Nala.

- Nessa mesma cena do 1 º filme, depois do Rafiki desaparecer após avisar á Nala, ao Timon e ao Pumba, que “o rei regressou”, o Timon pergunta quem é o macaco. O comentário do Timon obviamente, explica que ele e o Pumba nunca conheceram o Rafiki antes de conhecerem o Simba. O problema é que, no 3 º filme, eles já tinham conhecido o Rafiki (mas separados) antes de conhecerem o Simba (apesar que só mostrou o Timon a conhece-lo e descobrimos mais a frente, que o Pumba também o conheceu).

- Na batalha final, no 3 º filme, o Timon e o Pumba, com a ajuda da mãe do Timon e do tio Max, tentam atrair as hienas para uma armadilha. O problema é que Shenzi, Banzai e Ed estavam com essas hienas e elas deviam estar a ouvir o Scar a atirar a culpa da morte de Mufasa nelas, sem sucesso, no 1 º filme.

A Guarda do Leão (2016-presente)


Aqui não vai haver erros de continuidade do 2 º filme, é só do 1 º.

- No filme-piloto “O Regresso do Rugido”, nós descobrimos que o Scar traiu a guarda anterior a do Kion com o Rugido dos Antepassados. O problema é que, se ele traiu a guarda antiga, ele devia ter sido expulso das Terras do Reino. E ao longo do 1 º filme, ele morava nas Terras do Reino até ser morto pelas hienas, o que não faz muito sentido no filme-piloto.

- No filme-piloto e em vários episódios, nós vimos as guardas anteriores, para além a do Scar, todos eles leões machos. Mas no 1 º filme, os únicos leões machos que vemos são o Simba, o Mufasa e o Scar, o que não faz muito sentido na serie.

- Também relacionado com o erro anterior, no episódio “Paintings and Predictions”, nós ficamos a saber no final do episódio, que aquela pintura do filhote de leão que o Bunga pensou que era o Kion, é na verdade o pai da Nala. Onde é que ele estava no filme original?


E estes são vários dos erros das sequelas em filme e em serie de “O Rei Leão” que encontrei. Conhecem outros que eu não saiba? Escrevam nos comentários.

1 comentário :

Unknown disse...

Deixei de ligar a série aos filmes há muito tempo. A série está cheia de falhas, não só com o primeiro, como também com o segundo filme. Mas não deixo de adorar o franchise por isso. Simplesmente vejo a série como um spin off.