quarta-feira, 18 de outubro de 2017

A minha Interpretação sobre "Shrek"


"Shrek" (2001), é outro dos meus filmes de animação preferidos. O que gosto neste filme é a maneira inteligente de como o roteiro subverte os contos de fada e o universo politicamente correcto da Disney ao mesmo tempo que trás um conto de fadas mais moderno e aborda a mensagem que todos nós podemos ser felizes sem sermos perfeitos.

Confesso que tanto o 1 º filme como as suas 2 primeiras sequelas em filme: "Shrek 2" (2004) "Shrek: O Terceiro" (2007) e o especial de Natal "A Todos um Shrek Natal" (2007), que se passa após os 3 filmes, acabam por ser muito importantes por 2 razões:

1 º Razão: Mostra que casar não significa que vai ser feliz para sempre, como nos contos de fada e muitos dos clássicos da Disney. As 2 primeiras sequelas em filme e o especial de Natal (e se quiserem o 4 º filme "Shrek Para Sempre", 2010)  mostra o Shrek a passar por alguns conflitos típicos de casais depois de casarem, como na vida real, mas no final ele consegue resolver esses conflitos.

2 º Razão: Nos 3 primeiros filmes, nós vemos o Shrek a cumprir os passos fundamentais de como se forma uma família:

1- "Shrek" - Lutar por alguém que nós amamos (pode ser de sexo diferente, se for heterossexual, ou do mesmo sexo, se for homossexual).

2- "Shrek 2" - Ser aprovado pelos sogros (ou futuros sogros, se a pessoa não se casou ainda).

3- "Shrek: O Terceiro" - Aceitar a responsabilidade de ser pai (ou mãe, se for uma mulher).

Bónus - "A Todos um Shrek Natal" - Passar o 1 º Natal com a família que formou (No caso de Shrek, ele nunca soube como se celebra uma época festiva antes dos eventos do 1 º filme, porque os ogres nunca celebram nada. Mas a Fiona e os amigos dele ajudaram-lhe perto do final do especial, explicando o verdadeiro significado do Natal).

Por isso, é que os 3 primeiros filmes do Shrek (e o especial de Natal) acabam por se importantes. Claro que também gosto do 4 º filme*, do especial do Dia das Bruxas "O Susto do Shrek" (2010), e da spin-off "O Gato das Botas" (2011).

*Na qual a Dreamworks mentiu-nos a dizer que o 4 º filme era o capitulo final, porque descobri, há uns meses atrás, que provavelmente não vai ser o ultimo. Dinheiro como sempre. E olhem que descobri isso depois daquele post do ano passado. Cliquem aqui para relembrar

O que acham sobre os filmes? Escrevam nos comentários.

Aviso: Eu sei que no posto "Nos Princípios da Dreamworks" (Cliquem aqui para relembrar) eu disse que o 4 º filme era o meu preferido. Na verdade, eu acho que o 4 º filme não trás um passo fundamental para formar uma família, apesar que faz um óptimo trabalho em ser o suposto final da quadrologia.

Sem comentários :