Tive sorte porque encontrei a mini-série num dos sites onde costume ver filmes e series online e vi logo de seguida hoje. Portanto fica aqui a minha analise quanto à mini-serie. Cuidado com Spoilers, mesmo que a mini-serie seja antiga.
Antes de começar, ainda não vi a nova adaptação, que adapta a 1 ª parte do livro que se passa quando os Lucky Seven eram crianças (que no filme, passou a ser em 1989) mas eu li que muita gente gostou da nova adaptação dizendo que está uma excelente adaptação, até elogiando o Bill Skarsgard como Pennywise, apesar da nova moda dos jumpscares. O meu professor de Guionismo, que me apresentou a mini-serie, fez a sua review do filme, dizendo que é um dos melhores filmes de terror dos últimos anos. Cliquem aqui para ler a review.
Voltando á mini serie, eu gostei da mini-serie. Ao ler a sinopse no Wikipedia, pensava que a miniserie ia ter o 1 º episodio passado em 1960 e o 2 º em 1990. Mas nunca se deve acreditar na maneira de como o Wikipedia diz as coisas. Enfim...
Mas gostei de como o 1 º episódio foi escrito, passando já em 1990, com o Mike descobrindo a foto do Georgie, ao investigar o ultimo assassinato da Coisa na forma de Pennywise, e avisando os outros sobre o regresso da Coisa. E ao vermos os outros membros do Lucky Seven em 1990, nós vemos nas memórias deles quem eles eram antes. E no 2 º episódio, eles (excepto o Stan que se suicidou no final do 1 º episodio, não querendo enfrentar a Coisa outra vez) voltarem para Derry, para matar a Coisa para sempre.
Uma coisa que adorei no 2 º episódio foi ver os Lucky Seven (tirando o Stan que se suicidou) reunirem-se após 30 anos, e lembrarem-se dos velhos tempos de quando eram crianças. Mas meteu um bocado de pena no rufia Henry Bowers sobre o destino que ele levou após os eventos de 1960. Nos flashbacks, ele era um completo otário (tal como qualquer rufia era) e em 1990, descobrimos que ele foi para um manicómio após ter "assumido" que matou aquelas crianças.
Agora sobre Pennywise, O Palhaço Dançarino, a forma que a Coisa, usa varias vezes na série, Tim Curry faz um excelente trabalho interpretando o palhaço. A mim, parecia-me que ele podia ter mais tempo de ecrã, mas isso distanciava-se do foco principal da história que é a relação entre os membros do Lucky Seven.
No final, está uma óptima mini-serie, e uma excelente adaptação de um livro de Stephen King. Ainda sou capaz de ver o filme. Quando ver o filme, prometo que irei fazer uma analise sem Spoilers e com Spoilers, tal como os Lucky Seven juraram matar a Coisa se regressar.