sábado, 30 de setembro de 2017

5 Filmes que Provavelmente Vocés Não Sabiam que Tinha Cena nos Créditos

Se há coisa que um verdadeiro fá de cinema (como eu) gosta quando vê um filme, independentemente se for no cinema, num canal de cinema é ficar (ou avançar se a pessoa estiver a ver o filme no computador ou num DVD, e antes, em VHS) até ao fim dos créditos para saber se tem uma cena pós-créditos no final do flme, Ou a meio dos créditos, mas ficar até ao fim para saber se tem alguma coisa depois dos créditos. Os fás do Universo Cinemático Marvel sabem do que estou falar, visto que nos filmes desse franchise tem sempre alguma cena durante e/ou depois dos créditos para mostrar alguma piada e/ou anunciar alguma coisa que vai acontecer num dos próximos filmes.

As cenas durante e depois dos créditos começaram por surgir nos finais dos anos 70 em filmes de comédia. Um dos primeiros exemplos foi no filme "Marretas - O Filme" (1979) e durante os anos 80 era e ainda é recorrente em filmes de comédia. O exemplo mais conhecido é o clássico "O Rei dos Gazeteiros" (1986) escrito e dirigido pelo falecido John Hughes e protagonizado por Matthew Broderick. As cenas normalmente são "apanhados" (durante os créditos) cenas com alguma personagem que não teve algo resolvido no filme em si ou algumas piadas e cenas dedicadas a algum actor que faleceu durante a produção de um filme

Na década de 2000, por causa da expansão de blockbusters, tornou-se recorrente no fim dos créditos mostrar algo sobre o próximo filme. E nessa mesma altura, em filmes que não tem comédia nenhuma (como thrillers), ás vezes podem ter cena pós créditos para a mostrar algo que no filme terminou abruptamente.

Esta lista é de filmes que provavelmente vocês não sabiam que tinham cena nos créditos, mesmo tendo visto esses filmes varias vezes. E estes filmes na lista são todos filmes que vi. Não inclui os filmes da Pixar, para não fazer posts relacionados sempre sobre a Pixar e os de franchises que tem sempre algo durante e/ou depois dos créditos, como o Universo Cinemático Marvel.

Aviso: Obviamente vai haver spoilers dos filmes deste lista. Mas a cena nos créditos eu decidi por em letras brancas. Provavelmente para quem viu estes filmes ou algum deles, o facto de saberem que tem uma cena nos créditos pode levar-vos a ver estes filmes para ver a cena. Outra coisa, decidi incluir só filmes que tem mais de 1 ano nesta lista.

Aqui vamos nós:

1: The Grey - A Presa (2012)


O thriller protagonizado por Liam Nesson em que ele interpreta o membro de uma equipa de perfuração de petróleo no Alaska que na viagem de regresso a casa, o avião em que iam sofre um acidente e cai nas florestas selvagens do Alaska, na qual ele e outros sobreviventes tentam regressar a civilização, enquanto são perseguidos por lobos, obviamente é um filme de anti-sobrevivência. Ao longo do filme, vemos os outros sobreviventes, para além do John Ottway, o personagem de Liam Nesson, sendo mortos pelos lobos que habitam nas florestas do Alaska. Na cena final do filme, Ottway encontra-se frente-a-frente com o alfa dos lobos, mas em vez de deixar ser morto e visto como uma presa mesmo sem armas pelos lobos, Ottway atira-se contra o alfa e começam os créditos. No fim dos créditos (Entra a cena nos créditos) vemos Ottway deitado com a cabeça encostada no lobo alfa, que está a respirar lentamente. A cena não explica quem matou ou feriu quem ou se ambos estão moribundos (no caso do lobo alfa) ou mortos. Cabe ao espectador ir com a sua própria interpretação da cena pós créditos. Eu acredito que ambos estão mortos. (Fim de cena nos créditos)

2- Harry Potter e A Câmara dos Segredos (2002)


Provavelmente metade dos fás de Harry Potter não sabiam mas o 2 º volume da bem-sucedida serie de filmes baseado nos livros de J.K. Rowling tem uma cena pós-créditos (E é o único filme da serie com isso). Não é uma cena que anuncia o próximo filme, "Harry Potter e O Prisioneiro de Azkaban" (2004), mas sim uma piada que envolve o antagonista secundário do 2 º livro e da adaptação em filme, Gilderoy Lockhart (interpretado por Kenneth Branagh no filme), criada para o filme que não vinha no livro. Para quem leu o livro e/ou viu o filme, Lockhart sem querer apagou a sua própria memória ao tentar usar esse feitiço no Harry e no Ron quando estavam a ir para a Câmara dos Segredos, com a varinha partida do Ron. Para quem leu os livros (como eu) sabe que Lockhart foi para o Hospital de St. Mungo após ter saído da Câmara dos Segredos e de acordo com J.K. Rowling, ele nunca recuperou a memória. No fim dos créditos do 2 º filme (Entra a cena nos créditos) nós vemos a loja de livros do Beco Diagon onde, tanto no livro como no filme, Harry conheceu Lockhart. Na montra da loja, descobrimos que Lockhart, mesmo amnésico, publicou um novo livro (provavelmente o seu ultimo). Mas em vez de ser uma das falsas aventuras que ele tinha antes ficar amnésico, o novo livro se chama "Quem Sou Eu?" em que a capa mostra Lockhart com uma camisa de força a olhar confuso para tudo a sua volta. (Fim da cena nos créditos).

3 - Pequenos Guerreiros (1998)


Dirigido por Joe Dante, o mesmo do franchise "Gremlins" (1984-1990), o filme conta a história de um adolescente, filho de um dono de uma loja de brinquedos antigos, que se vê numa guerra entre 2 equipas de uma nova linha de brinquedos que mexem e falam por si próprios através da tecnologia com que foram feitos. No elenco tem Kirsten Dunst, que faz do interesse romântico do protagonista, David Cross, o falecido Phil Hartman, Denis Leary, e Tommy Lee Jones na voz do líder da equipa de brinquedos vilã do filme, entre outros. Depois dos créditos do filme (Começa a cena nos créditos) Vemos uma bela dedicatória ao actor Phil Hartman, como uma espécie de apanhado do filme, em que ele pergunta se o que acabou de dizer foi muito alto, seguido pelos risos de quem estava gravar a cena com ele e ele a encolher os ombros com um sorriso para a câmara e com uma expressão de "Enfim, já estou habituado", seguido pela mensagem "For Phil"(Fim da cena nos créditos).

4- O Tesouro de Natal (1996)


A comédia familiar protagonizada por Arnold Schwazznegger, em que ele interpreta um pai que tenta procurar um brinquedo de um super-herói fictício muito popular entre as crianças para dar ao seu filho, interpretado por Jake Lloyd (O Anakin Skywalker no "Star Wars Ep.1- A Ameaça Fantasma", 1999), como presente de Natal, até podia ser uma opção melhor para se ver no Natal, em vez de ser sempre "Sozinho Em Casa", mas enfim... Muita gente viu este filme na altura do Natal, mas provavelmente não sabiam que havia uma cena pós-créditos. Mas em vez de ser algo relacionado com uma coisa secundária do filme, é um detalhe que muita gente ao ver o filme esqueceu-se especialmente quando se trata do Natal, que os roteiristas puseram no filme. No fim dos créditos (Entra a cena nos créditos) nós temos uma cena que se passa na noite de Natal, horas após o final do filme, com a família do Howard em casa a por a árvore de Natal. Liz, a mulher de Howard diz ao marido que está orgulhosa pelo que ele fez ao longo do filme para mostrar que se preocupa com a família. Ela pergunta  ao marido onde está o presente de Natal que ela pensa que o Howard lhe ia dar, e vemos a cara de pânico de Howard ao perceber que esqueceu-se disso, enquanto estava a procurar o brinquedo para o filho (Fim da cena nos créditos).

5-  O Panda do Kung Fu (2008)


O franchise "O Panda do Kung Fu" pode ser uns dos franchises mais conhecidos da Dreamworks Animation tal como "Shrek" e "Como Treinares o teu Dragão", por exemplo, mas o que muita gente provavelmente não sabia no 1 º filme, nesse ano distante que foi 2008, é que o filme tem uma cena pós-créditos. No final do filme, Po pergunta a Shifu se ele quer ir comer e Shifu responde que sim. Depois dos créditos (Entra a cena  nos créditos) nós vemos Po e Shifu a comerem bolinhos chineses a beira do pessegueiro de Oggway. Atrás deles, nós vemos que a semente que Shifu e Oggway plantaram antes de Oggway partir para o mundo dos espíritos, estava a tornar-se numa planta (Fim da cena nos créditos).



Algum de vocês já tinha visto alguma destas cenas nos créditos? Viram outro filme que tem alguma cena nos créditos, que muita gente não sabia, mas que vocês viram? Escrevam nos comentários.

Sem comentários :