terça-feira, 24 de janeiro de 2017

A minha opinião sobre os Oscares deste ano

Hoje, foi anunciado os nomeados aos Óscares. Vocês podem ver aqui.

Na categoria de Melhor Filme de Animação, ainda bem que "Zootrópolis" e "Vaiana" foram nomeados porque merecem. Só acho uma injustiça "À Procura de Dory" não ter sido nomeado. Eu já tinha sentido o mesmo em relação a "Monstros- A Universidade". Parece que a Academia dos Oscares, quando um filme da Disney faz mais sucesso que um filme da Pixar, tem o hábito de não nomear longas da Pixar, para eles não perderem para um filme da Disney. Na década passada, desde que a categoria foi criada em 2002, a Pixar teve sempre vitórias justas á Disney, e provavelmente, depois do que aconteceu em 2013, quando os júris deram mais votos a "Brave- Indomável", da Pixar, em vez de "Força Ralph", da Disney que teve mais sucesso nas criticas do que o primeiro, a academia provavelmente achou melhor ideia fazer o que estão a fazer agora, o que não é muito respeitável para uma academia de cinema muito prestigiada e responsável. Parece que nunca vamos ver a Disney a vencer a Pixar nesta categoria. Quem sabe...

Na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação, acontece o oposto: é um curta da Pixar que é nomeado e não também um curta da Disney, "Piper" da Pixar está nomeado à categoria. por acaso merece. Mas acho uma injustiça "Inner Workings" da Disney não ser nomeado mas devia porque o curta tem uma história e uma moral interessante.

Na categoria de Melhor Canção Original,  "How Far I'll Go" de "Vaiana" merece a nomeação porque esta canção, tal como as outras do filme, são mesmo viciantes.

Na categoria de Melhores Efeitos Especiais, "O Livro da Selva" está nomeado, e merece. O filme consegue usar os efeitos especiais para contar a história. Provavelmente, quando Jon Favreau fizer o remake de "O Rei Leão" (que vai ser todo feito em animação por computador fotorealista) e se o filme fizer um sucesso nas criticas e nas bilheteiras, é bem provável que o filme seja nomeado ao Oscar de Melhor Filme de Animação, por não ter nenhum humano no elenco principal.

Independentemente de quem ganhar na categoria, já o facto destes filmes serem nomeados é sinal que a Academia soube reconhecer o trabalho dos artistas.

1 comentário :

Unknown disse...

Na minha opinião, acho que a Dory merecia estar na lista. Piper merece a vitória e concordo que a curta da Disney também devia ter sido nomeada. Quanto aos efeitos especiais, estou num dilema. Acho que O Livro Da Selva merece, devido à sua tecnologia e à sua imagem super realista. Se não andasse a par dos métodos usados no cinema e fosse um vulgar apreciador de filmes (ver por curiosidade ou por simplesmente gostar de ver filmes), diria que era tudo real. Mas também acho que Dr. Estranho da Marvel merece. O filme tem efeitos especiais espetaculares como nunca vi em filmes de imagem real. Enfim, vamos ver o que acontece.