1 - Tu admiras um personagem mais pelas tentativas dele do
que pelos seus sucessos.
2- Tu precisas de ter em mente aquilo que é interessante
para ti como público, não aquilo que te diverte como escritor. São coisas BEM
diferentes.
3 - Tentar escrever sobre um tema é importante, mas tu só
vais saber do que a história realmente se trata quando chegares ao final dela.
Agora, reescreve.
4 - Era uma vez ___. Todos os dias, ___. Um dia, ___. Por
causa disso, ___. Por causa daquilo, ___. Até que, finalmente ___.
5 - Simplifica. Foca. Junta personagens. Salta os desvios.
Vai parecer que estás a perder algo valioso, mas isso vai libertar-te.
6 - No que os teus personagens são bons? Confortáveis com o
quê? Atira-os na direcção oposta. Desafia-os. Como eles reagem?
7 - Cria o final antes de escrever o meio. A sério. Finais
são difíceis, deixa o teu funcionando desde já.
8 - Quando terminares a tua história, entregue-a ainda que
não esteja perfeita. Num mundo ideal ela estaria, mas segue em frente. Faz
melhor da próxima vez.
9 - Quando tu estiveres bloqueado, faz uma lista do que NÃO
aconteceria a seguir. Muitas vezes o material para desbloquear-te vai aparecer.
10 – Lembra-te das histórias de que gostas. O que gostas
nelas é parte do que tu és; e tu precisas reconhecer isso antes de usares.
11 - Colocar no papel ajuda-te a exercitar-te a mente. Se a
ideia perfeita ficar só na tua cabeça, tu nunca vais poder compartilhá-la com
ninguém.
12 - Descarta a primeira coisa que te vier à mente. E a
segunda, a terceira, a quarta, a quinta… tira o óbvio do caminho.
Surpreenda-te.
13 - Dá opiniões aos teus personagens. Passível e maleável
pode parecer agradável conforme tu escreves, mas é veneno para o público.
14 - Porque é que tu precisas de contar ESTA história? Qual
é a crença queimando dentro de ti que mantém a história acesa? Esse é o coração
dela.
15 - Se tu fosses o teu personagem, nessa situação, como é
que tu te sentirias? Honestidade empresta credibilidade a situações
inacreditáveis.
16 - O que está em jogo? Dá-nos uma razão para torcer pelos
personagens. O que acontece se eles não conseguirem? Dificulta a vida deles.
17 - Nenhum trabalho é desperdiçado. Se não está
funcionando, deixa estar e segue em frente, até que ele volte e seja útil mais
tarde.
18 - Tu precisas de te conhecer, saber a diferença entre dar
o teu melhor e ficar eufórico com alguma coisa. Uma história é feita de
tentativas, não refinamentos.
19 - Coincidências que colocam os personagens em apuros são
óptimas, coincidências que os tiram delas são batota.
20 - Exercita-te: pega nos blocos que constroem filmes que
tu odeias. Como é que tu montavas de forma de que tu AMASSES?
21 - Tu precisas de te identificares com as tuas
situações/personagens, não apenas escrever “fixe”. O que faria tu agires da
mesma maneira que eles?
22 - Qual é a essência da tua história? A maneira mais
económica de contá-la? Se tu souberes isso, podes partir daí em diante.