segunda-feira, 28 de março de 2016

As 22 Regras da Pixar

1 - Tu admiras um personagem mais pelas tentativas dele do que pelos seus sucessos.

2- Tu precisas de ter em mente aquilo que é interessante para ti como público, não aquilo que te diverte como escritor. São coisas BEM diferentes.

3 - Tentar escrever sobre um tema é importante, mas tu só vais saber do que a história realmente se trata quando chegares ao final dela. Agora, reescreve.

4 - Era uma vez ___. Todos os dias, ___. Um dia, ___. Por causa disso, ___. Por causa daquilo, ___. Até que, finalmente ___.

5 - Simplifica. Foca. Junta personagens. Salta os desvios. Vai parecer que estás a perder algo valioso, mas isso vai libertar-te.

6 - No que os teus personagens são bons? Confortáveis com o quê? Atira-os na direcção oposta. Desafia-os. Como eles reagem?

7 - Cria o final antes de escrever o meio. A sério. Finais são difíceis, deixa o teu funcionando desde já.

8 - Quando terminares a tua história, entregue-a ainda que não esteja perfeita. Num mundo ideal ela estaria, mas segue em frente. Faz melhor da próxima vez.

9 - Quando tu estiveres bloqueado, faz uma lista do que NÃO aconteceria a seguir. Muitas vezes o material para desbloquear-te vai aparecer.

10 – Lembra-te das histórias de que gostas. O que gostas nelas é parte do que tu és; e tu precisas reconhecer isso antes de usares.

11 - Colocar no papel ajuda-te a exercitar-te a mente. Se a ideia perfeita ficar só na tua cabeça, tu nunca vais poder compartilhá-la com ninguém.

12 - Descarta a primeira coisa que te vier à mente. E a segunda, a terceira, a quarta, a quinta… tira o óbvio do caminho. Surpreenda-te.

13 - Dá opiniões aos teus personagens. Passível e maleável pode parecer agradável conforme tu escreves, mas é veneno para o público.

14 - Porque é que tu precisas de contar ESTA história? Qual é a crença queimando dentro de ti que mantém a história acesa? Esse é o coração dela.

15 - Se tu fosses o teu personagem, nessa situação, como é que tu te sentirias? Honestidade empresta credibilidade a situações inacreditáveis.

16 - O que está em jogo? Dá-nos uma razão para torcer pelos personagens. O que acontece se eles não conseguirem? Dificulta a vida deles.

17 - Nenhum trabalho é desperdiçado. Se não está funcionando, deixa estar e segue em frente, até que ele volte e seja útil mais tarde.

18 - Tu precisas de te conhecer, saber a diferença entre dar o teu melhor e ficar eufórico com alguma coisa. Uma história é feita de tentativas, não refinamentos.

19 - Coincidências que colocam os personagens em apuros são óptimas, coincidências que os tiram delas são batota.

20 - Exercita-te: pega nos blocos que constroem filmes que tu odeias. Como é que tu montavas de forma de que tu AMASSES?

21 - Tu precisas de te identificares com as tuas situações/personagens, não apenas escrever “fixe”. O que faria tu agires da mesma maneira que eles?

22 - Qual é a essência da tua história? A maneira mais económica de contá-la? Se tu souberes isso, podes partir daí em diante.

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